O vereador-por-uma-sessão-ordinária da Câmara de Vereadores, Guto Zanette (PSB), já não é mais vereador. A Câmara recebeu nesta quarta-feira o protocolo de afastamento da cadeira e comunicado da reassunção do cargo na Pasta de Esportes, Cultura, Turismo (por enquanto) e Lazer.

A Imprensa Oficial do Município-IOM, trará no sábado, 13, a publicação do decreto de sua renomeação (A propósito, em seu lugar foi nomeada Sandra Regina de Lima, pelo Decreto 5.902, publicado na IOM de sábado passado, 6. Mas, como se vê, já foi defenestrada).

Considerando que não há pressa, pois não haverá sessões ordinárias na Casa de Leis até fevereiro, quando termina o recesso legislativo, de qualquer maneira Paulo Poleselli de Souza (PR) volta automaticamente a ocupar a cadeira de suplente, o que não quer dizer que ele se manterá no cargo, se decidir manter a palavra dada a interlocutores políticos e correligionários.

É bom lembrar que o suplente tinha cadeira garantida na Casa de Leis mesmo se tivesse votado em Marcão Coca, como desconfiavam, porque Beto Puttini (PTB) é certo que deixará sua cadeira para assumir a Secretaria de Turismo, ou de Assistência Social. Parece até que lhe colocaram isso na tentativa de fazê-lo mudar o voto. Mesmo assim, ficou relutante.

Especularam com ele que poderiam tirá-lo da Câmara por desconfiança, ao que teria então respondido: “Se fizerem, isso, não volto mais”. Agora espera-se o cumprimento ou não da promessa. As próximas horas o dirão.

Bom, a questão é a seguinte: se Poleselli de Souza de fato não reassumir a cadeira, conforme disse que faria quando ameaçado de ser tirado da Câmara, o lugar será ocupado então por Luis do Ovo, do DEM, terceiro suplente da coligação DEM/PTB/PSB/PP/PR/PPS, com 523 votos – 1,81% do total.

Assim, quando Beto Puttini deixar a sua cadeira, quem sobe é o ex-vereador Valter Joaquim Bitencourt, também do DEM e da mesma coligação, que recebeu 475 votos, ou 1,65% do total (para desagrado do colega Marcelo da Branca [PTN]).

Caso volte, então Luis do Ovo substituirá Beto Puttini, deixando Bitencourt na mira do próximo “sainte”. E lá atrás, observando de luneta, está o quinto suplente da coligação, Ivo Zangirolami Júnior, do PR, com seus 407 votos, ou 1,4% do total.

Até.