Como já era esperado, a Câmara de Vereadores terá como presidente da Mesa Diretora, no biênio 2015-2016, o vereador do PP e líder do prefeito na Casa, Luiz Antônio Moreira Salata. Ele foi eleito por seis votos a quatro recebidos pelo seu oponente Marco Antônio Parolim de Carvalho, o Marcão Coca, do PPS, que foi para a disputa já antevendo o resultado.

Foram eleitos para comporem a Mesa também, os vereadores Marco Aurélio Martins Rodrigues, o Marcão do Gazeta, do PSDB, para vice-presidente; Cristina Reale, do PR, para a 1ª Secretaria, e Marcos Antônio dos Santos, o Marquinhos Santos, do PSC, para a 2ª Secretaria. Todos, também, por seis votos a quatro.

Compuseram a chapa de Marcão Coca os vereadores Beto Puttini, do PTB, atual presidente, que ocuparia a cadeira de vice no biênio seguinte; Leonardo Simões, o Pastor Leonardo, do SD, seria o 1º secretário, enquanto Hilário Juliano Ruiz de Oliveira, do PT, seria o 2º secretário. Todos receberam apenas quatro votos.

Nas eleições para a Mesa da Câmara, que já faz algum tempo não se dá mais pelo voto secreto, mas, sim, nominal, cada vereador vota no candidato de sua preferência para todos os cargos, separadamente e por ordem alfabética. Às vezes não há disputa, como na eleição que tornou Puttini presidente, resultado de acordo de vereadores. Outras vezes, a disputa é acirrada, como nesta de ontem, segunda-feira, dia 8.

Nesta eleição, aliás, houve muitas idas e vindas e muitas “orquestrações” de bastidores, a ponto de um secretário municipal – Gustavo Zanette – pedir exoneração do cargo para voltar à Câmara, a fim de eliminar a possibilidade de que seu suplente – Paulo Poleselli de Souza (PR) – votasse no candidato Marcão Coca, como se suspeitava, embora o suplente tivesse voto comprometido com Salata, segundo estas mesmas informações.

Também se comentou nos bastidores que Marcão Coca estaria com a eleição garantida até a noite de quinta-feira da semana passada, quando um lance inesperado teria mudado o panorama. De acordo com uma fonte ligada ao vereador derrotado, até telefonema no calar da noite teve, com proposta de “troca de voto” a Marcão Coca, que incluiria a criação do cargo de secretário e a Secretaria de Turismo. A fonte não revelou quem ligou para quem.

Nas galerias quase lotadas, viam-se, em maior número, funcionários públicos graduados ou não da prefeitura, assessores da Câmara, agentes políticos, familiares de candidatos, o secretário de Agricultura e Desenvolvimento do município, vereador licenciado do PR Dirceu Bertoco, e pouquíssimos populares interessados.

Fato observado por todos os presentes, o vereador Guto Zanette sentou-se ao lado de Marcão Coca, atual vice-presidente da Mesa, ocupando a cadeira de 2º secretário, a convite do presidente. Durante a sessão de votação, ambos trocaram amabilidades e muita conversa “ao pé da orelha”. Outra observação foi a provocação feita por Coca. Ao votar em um dos cargos, mandou “um abraço” para o suplente afastado Paulo Poleselli, rindo. “Cadê ele?”, perguntou, provocando a reação dos presentes.

Até.