As 44 escolas existentes na Estância Turística de Olímpia, incluindo as particulares, ETEC e entidades assistenciais passarão a ter a presença ostensiva da Guarda Civil Municipal em suas dependências a partir da semana que vem, a fim de que alunos, principalmente crianças e adolescentes possam ter “um impacto psicológico favorável” quanto à segurança, de acordo com informações chegadas à Redação da Espaço Livre nesta manhã.

De acordo com dados oficiais, Olímpia possui atualmente 10 EMEBs, sete escolas de Educação Infantil, 10 creches, quatro instituições filantrópicas todas sob responsabilidade do município, além de duas instituições particulares e 11 instituições de responsabilidade do Estado, incluindo a ETEC, e todas elas estarão sob vigilância da GCM, segundo relatou o secretário de Segurança do município, Hélio Lisse Júnior, em áudio encaminhado à vereadora Edna Marques.

“Decidimos em conversa com o major-comandante da Guara Civil Municipal fazer uma operação mais presencial, entrando nas escolas, deixando os alunos verem a presença física dos policiais e terem o impacto psicológico favorável. Vamos fazer isso em todas a escolas, inclusive nas particulares. São muitas escolas, mas vamos fazer de forma gradativa, vamos procurar estarmos presentes em todas. Há três equipes para fazer esse trabalho”, disse o secretário.

NOTA TRANQUILIZADORA
A prefeitura de Olímpia emitiu ontem à tarde um Comunicado à população, tratando do reforço da segurança nas escolas, com o seguinte teor:

“A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia informa aos pais e responsáveis por alunos da Rede Municipal de Ensino que, no que compete ao município, vêm sendo adotadas todas as medidas cabíveis para reforçar ainda mais a segurança nas escolas municipais.

A Guarda Civil Municipal já foi acionada para intensificar a ronda escolar e a vigilância também dentro das escolas e mais controladores de acesso estão sendo contratados emergencialmente pelo município para garantir a supervisão em todas as escolas.

Cabe ressaltar que nenhuma situação suspeita foi identificada nas escolas de Olímpia e que as unidades escolares já contam com diversos dispositivos de segurança, como portões eletrônicos, alarmes, em algumas até câmeras, para monitoramento e prevenção diários. No mais, a Secretaria de Educação está em constante diálogo para orientação das equipes gestoras e está à disposição dos pais para tranquilizá-los, salientando que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas a fim de garantir a segurança dos alunos.

Também ontem pela manhã, a secretária municipal de Educação, Maria Cláudia Vanti Luizon, se reuniu com vereadores na Câmara Municipal, com o intuito de debater propostas e trocar informações sobre a situação escolar da cidade neste aspecto.

Conversaram com a secretária, o presidente da Casa, Renato Barrera Sobrinho, e os vereadores Héliton de Souza (Lorão), Edna Marques, Lúcio Cláudio Pereira (Amaral), Luciano Ferreira e Leandro Marcelo dos Santos (Marcelo da Branca).

ALESP QUER PMs DE FOLGA}
NA VIGILÂNCIA
Ainda nesta seara, ontem surgiu a informação de que na Assembleia Legislativa o deputado Guto Faria, do União Brasil, protocolou o projeto de Lei nº 447, de 2023, dispondo sobre a segurança nas escolas públicas estaduais e autorizando a atuação de policiais militares de folga para a realização de segurança armada, mediante remuneração.

A ideia é que os policiais militares de folga interessados em atuar na segurança armada das escolas públicas estaduais se inscrevam em uma lista de voluntários, organizada pela Secretaria de Segurança Pública e pela Secretaria de Educação, e atuem no programa de segurança armada, incluindo os praças reformados, desde que estejam fisicamente aptos.

A atuação dos policiais militares de folga na segurança armada das escolas públicas estaduais será regulamentada por ato do Poder Executivo, que deverá estabelecer as normas e procedimentos necessários para a execução do trabalho.

Na justificativa, o deputado diz que “o objetivo é garantir a segurança das escolas públicas estaduais, oferecendo uma opção de segurança armada aos alunos, professores e demais funcionários”. Segundo Zacarias, “a presença de policiais militares de folga pode ajudar a prevenir e inibir a ocorrência de crimes e violências nas escolas, aumentando a sensação de segurança dos envolvidos”.

“A presença do tráfico de drogas próximo às escolas públicas vem aumentando, representando boa parte do lucro dos traficantes. Diariamente, criminosos se aproveitam da inocência de crianças e adolescentes para vender narcóticos ou atrair esses jovens para a vida do tráfico. É fundamental dar fim a essa realidade”, argumenta o deputado.

“Além disso –prossegue Guto Zacarias-, alunos e professores passam constantemente por situações de risco no ambiente escolar. Um levantamento recente feito pelo Instituto Locomotiva junto ao Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (Apeoesp) revelou que 48% dos estudantes e 19% dos professores da rede pública paulista sofreram algum tipo de violência nas dependências das escolas que frequentam”.