Quer conhecer bem um candidato? Ou o personagem ao qual você pretende dar seu voto numa eleição qualquer? Proceda da mesma maneira que deveria proceder naquele restaurante a que vai pela primeira vez: vá à sua cozinha.

Os bastidores são a “cozinha” de uma campanha eleitoral. Procure acompanhar, de alguma maneira, tais bastidores, sejam eles quais forem, comparados ao do adversário.

Ambos podem usar e abusar da mesmas táticas, se tiverem o mesmo nível de poder econômico, que campanha política não é coisa para amadores. Mas, também, ambos bastidores podem revelar dessemelhanças gritantes.

Há aquele bastidor mais agressivo, intempestuoso, desrespeitoso até, no trato com os adversários. Campanha eleitoral é jogo de poder, e este fica bem exposto quando se conhecem bastidores.

Há intrigas aos montes, queixumes, lágrimas de sangue e injustiças. Muitas injustiças. Há manifestações explícitas ou veladas de preferências, há pressões, deserções, boicotes…

Afinal, ninguém entra na luta para perder. E dentro desta “seara”, há aqueles candidatos que acham que o vale-tudo deve ser a pedra-de-toque dos trabalhos, das ações com vistas aos fins.

Porque para se chegar a eles de forma a não sofrer percalços, os fins sempre hão de justificar os meios.

Nos bastidores se fala mal do candidato adversário e não raro até mesmo do candidato para o qual se trabalha.

Se for candidaturas a prefeituras, fala-se mal dos candidatos a vereadores dentro do próprio comitê, muitos se xingam à boca pequena e há até aquela torcidinha básica para que o candidato-mor perca a disputa em favor do oponente.

Isso ocorre à larga principalmente onde a arrogância, a prepotência e o desprezo aos colaboradores e parceiros são indisfarçáveis.

Porém, um pouco mais raro existem aqueles bastidores que são um ajuntamento de pessoas que visam um bem comum e o suor é derramado coletivamente.

Não há estrelismos e o que for de um, será de todos. Estes bastidores podem até serem chamados de comunidade, tamanha a harmonia a que se assiste.

Há bastidores, como já disse acima, onde sempre os meios vão justificar o fim. E há aqueles em que se busca o fim com dignidade, integridade, respeito ao outro e o grupo segue de mãos dadas.

Neste caso, se obtiver sucesso, a vitória será de todos, porque terá uma gota de suor de cada um nela.

Nos bastidores onde imperam a força, o vale-tudo, e o personalismo, claro que, chegando à vitória, ela não terá sido de todos, mas daqueles que se acham acima dos meros mortais, meros serviçais de seu bel-prazer.

Quer conhecer bem os candidatos? Conheça a “cozinha” onde se preparam as “iguarias” que cá de fora, parecem tão irresistíveis.

Mas que quando conhecemos o modo de fazê-las, sofremos terríveis engulhos.