Carece ainda de mais detalhes, mas até amanhã eles deverão estar por aqui. É certo que mais uma vez a ação com propósitos intimidatórios proposta pelo prefeito Geninho (DEM) contra este blog democrático com vistas a uma indenização de R$ 25 mil acaba de sofrer um terceiro revés. Por aqui o juiz da 3ª Vara de Justiça, Helio Benedini Ravagnani, a julgou improcedente. Havia mandado para os arquivos.

Mas, o prefeito, movido por um falso sentimento de ofensa, já que sua atitude é caudalosa em ódio puro contra a liberdade de expressão, recorreu ao Tribunal de Justiça, na capital, e perdeu lá, também, a ação. Por unanimidade, os desembargadores daquela Corte rejeitaram (negaram provimento) o recurso interposto por ele.

Não satisfeito, o burgomestre recorreu ao Superior Tribunal de Justiça, na tentativa insana de modificar as duas decisões anteriores. Mas, não obteve sucesso e, pela terceira vez, como se diz, “levou pau”. Resta agora, se quiser, recorrer ao Supremo Tribunal de Justiça-STJ, se não estamos enganados. Talvez lá consiga reverter três decisões no mesmo sentido: o de julgar improcedente a reclamação do “dono” da cadeira da 9 de Julho.

Portanto, o primeiro round havia sido favorável à democracia e à liberdade de expressão, depois, no segundo round, a baforada democrática e de livre expressão foi ratificada, e agora, pela terceira vez o fato se repete, em instância superior.

Apesar de que o blog havia sido informado, à época da decisão do TJ-SP, de que não caberia recurso neste tipo de ação ao STJ por não se tratar de matéria constitucional. E que o alcaide até poderia recorrer a esta Terceira Instância, na esperança de uma reviravolta, mas a probalilidade de obter êxito já na aceitação do apelo era quase nula. “Seria desperdício do dinheiro público”, opinou na ocasião um operador do Direito.

E o nosso governante de turno lá está preocupado com dinheiro que não é dele, é do público? Aí está, desperdiçou mais um bocadinho dele. E não descartemos que poderá gastar até mais ainda, nesta busca desesperada por um respaldo à sua sanha anti-liberdade de expressão.

GALINHA QUE NÃO CANTA…
Há um dito popular tratando de forma “cabocla” a questão da propaganda, nos seguintes termos: “Se a galinha não cantar, ninguém saberá que ela botou ovos”. É mais ou menos isso que faz o (des)governo municipal que aí está em todas as suas áreas, principalmente naquelas que vão muito mal. Caso do (des)emprego, por exemplo, onde não se perde uma oportunidade de dar destaque aos números do Caged, órgão do Ministério do Trabalho que monitora o vaivém no setor.

Os números de abril mostram que Olímpia fechou o mês com saldo positivo de 154 vagas. Os dados são de emprego com carteira assinada em 32 municípios da região Noroeste Paulista, que fechou o mês de abril com saldo positivo de 3.924 vagas. Esse resultado é 113% superior ao registrado em março, quando foram gerados 1.837 postos de trabalho na região.

Os dados mostram que no âmbito estadual Olímpia está na 108ª colocação, ficando a frente de centenas de cidades do Estado de São Paulo. Em Olímpia foram geradas 154 vagas, posicionando o município em 9º lugar na região. Foram 769 admissões, 615 desligamentos, com saldo de 154 empregos, variação relativa de 1,1%. Lido assim, como peça de publicidade, é tudo uma beleza, um paraíso.

Mas, eles talvez tenham se esquecido que as maiores geradoras de emprego da cidade são a Açúcar Guarani, o Thermas dos Laranjais, o pequeno e médio comerciante e os prestaores de serviço, além da indústrias tradicionais locais. Que se mantêm vivas e produzindo, apesar dos pesares. Onde, então, está a mão do poder público nesse setor, que é o que, sublinarmente, eles tentam passar? Ou, para focarmos o dito caboclo: onde estão os oovos?

Até.