Desinformação, não-informação, contra-informação, teorias de conspiração e tudo o mais que possa vir à mente para classificar o imbróglio envolvendo os vereadores eleitos Alcides Becerra Canhada Júnior e Jesus Ferezin, mais 18 olimpienses – entre eles um vereador, Primo José Álvaro Gerolin (DEM), e um secretário municipal, ex-prefeito José Rizzatti (1989-1992/1997-2000), da Agricultura -, todos condenados por ato de improbidade administrativa, gerado por nepotismo, é válido.

Por exemplo, a informação que circulou ontem dando conta de que os advogados de Becerra e Ferezin estariam na Capital, onde tentariam, na Justiça, impetrar uma Ação Rescisória com pedido de Liminar, assim possibilitando a diplomação e posse, não procede, segundo o próprio Ferezin disse ao blog nesta tarde. Questionado sobre isso, o vereador eleito disse simplesmente que não há nada impetrado em São Paulo e sequer advogado contratado.

“Não fomos notificados ainda, e por isso ainda não sabemos o que podemos fazer. Por enquanto sou vereador eleito a ser diplomado no dia 18”, disse um bastante tranquilo Ferezin. Mas não tem advogado de vocês lá em São Paulo? “Não”. Vocês não estão tentando obter uma liminar para a diplomação e eventualmente posse? “Não”. E nas palavras e atitudes do vereador eleito, nenhuma nesga de preocupação ou desespero contido.

Outro fato a estranhar é que segundo informações este processo já tinha decisão desde 2009, e ninguém envolvido na questão, incluindo aí os advogados, aparentemente sabia disso. Então, a questão que ficou no ar é: como os dois puderam se candidatar, terem os registros deferidos, concorrerem, se elegerem, sem obstáculos?

E mais ainda: como Primo José Álvaro Gerolim (DEM) pode concorrer em 2008, se eleger, e depois cumprir os quatro anos de mandato sem ser incomodado? A decisão foi de 2009 e a eleição em 2008, mas ele não perderia o cargo, nestas condições? Ainda há a situação de José Rizzati, que ficou à frente da Agricultura por todo este tempo, sem ser afastado por força da condenação.

Enfim, o fato é que a situação chegou onde chegou mas ainda parece haver algo de indefinido no ar. Até agora há pouco, por exemplo, o Cartório Eleitoral ainda não havia recebido a Certidão de Trânsito em Julgado do Cartório de 2º Oficio, por meio da qual a Justiça Eleitoral instaura um processo e não diploma os dois no dia 18, próxima terça-feira, nem lhes dá posse. Mas, até o momento em que fechamos este post, o Cartório Eleitoral continua sem nem ouvir falar da tal condenação. Aguardemos.

Até.