Há trinta anos, em cerimônia que contou com a participação de autoridades e personalidades da época, era lançada a pedra fundamental da atual sede da Câmara Municipal de Olímpia.

Era 1985 e o Legislativo não tinha sede própria, tendo mudado de endereço várias vezes. Quando do lançamento da  pedra fundamental, verdadeira e rica “caixa de pandora”, a Câmara Municipal realizava sessões na Biblioteca instalada na Casa da Cultura, em instalações bem acanhadas que não exprimiam a importância do Legislativo.

As tratativas para a construção da atual sede da Câmara Municipal foram iniciadas tão logo o então prefeito Wilson Zangirolami tomou posse, em janeiro de 1983, quando o Legislativo era presidido pelo vereador Silvio Roberto Mathias Netto, de janeiro de 1983 a dezembro de 1984.

A pedra fundamental, com a preciosa e histórica documentação, foi lançada em 1985, após decisão pelo melhor projeto e quando o Legislativo era presidido pelo vereador José Carlos Moreira, com o aval indispensável do prefeito Wilson Zangirolami, que disponibilizou os recursos necessários à edificação da sede atual do Legislativo local.

O cronograma da edificação da sede própria ocupou todo o ano de 1986 e parte do exercício de 1987, já sob a presidência do vereador Wanderley Dario Forti, que presidiu a inauguração em 22 de junho de 1987. Como curiosidade, a placa inaugural indica que o 1º secretário era Silvio Roberto Mathias Netto, o que é correto. A adição judicial da alcunha (Bibi) ao nome foi feita em 1988.

Trinta anos depois, algumas personalidades que testemunharam o lançamento da pedra fundamental aguardam ansiosamente que o atual presidente da Casa determine a abertura da caixa que guarda um pedaço importante da historia da cidade.

UM POUCO DA HISTÓRIA
O atual prédio da Câmara Municipal de Olímpia é a segunda sede própria do Legislativo. A primeira estava instalada no “Paço Municipal”, em prédio construído pelo então prefeito Geremia Lunardelli com recursos pessoais, inaugurado no dia 21 de novembro de 1921 e doado ao município. Trata-se do majestoso prédio que atualmente  abriga a Secretaria Municipal da Saúde.

Mais tarde, na gestão do prefeito José Clemêncio da Silva, o prédio foi vendido à Colônia Portuguesa de Olímpia para pagamento de dívidas do município. Por muitos anos ali esteve instalado o Hospital da Sociedade de Beneficência Portuguesa que, após a desativação passou a pertencer à Santa Casa de Misericórdia.

Desalojada, a Câmara Municipal andou errante por vários endereços, até a construção da atual sede. Para citar alguns desses endereços, o Legislativo já esteve instalado na Rua Coronel Francisco Nogueira em prédio que preserva a mesma arquitetura, ao lado do Banco Santander. Em seguida, ocupou a parte superior do prédio existente na esquina da Praça da Matriz com a Rua David de Oliveira.

Mais tarde mudou-se para a Rua Américo Brasiliense, antiga sede da União dos Empregados do Comércio e Indústria de Olímpia-UECIO de onde saiu para ocupar, temporariamente, as acanhadas instalações da Biblioteca “Fernando de Barros Furquim”, na Casa da Cultura. (Do Planeta News)

Até.