Foi surpresa geral, até mesmo para o prefeito Geninho (DEM), conforme o próprio agora ex-secretário Guto Zanette revelou para o blog. Ele acaba de pedir sua exoneração da Pasta de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, mas garante que nada tem a ver com a votação da noite de ontem na Câmara de Vereadores, quando Turismo foi desmembrado de Cultura, Esporte e Lazer.

Ao confirmar sua exoneração e imediata comunicação à Casa de Leis, para onde já retornou, a partir de hoje, Zanette disse que a decisão foi por consenso do seu partido, o PSB, e lideranças locais e regionais, movidos principalmente pela eleição da Mesa, no dia 8, quando irá votar no líder do prefeito na Casa, vereador Salata (PP).

“Para poder fazer isso, tenho que voltar”, disse ele ao blog agora há pouco. Mas, o ex-secretário negou que sua volta tenha a ver, também, com uma possível negativa de Paulo Poleselli de Souza, suplente do PR que agora deixa a Câmara, em votar em Salata. Disse que também Paulo já havia declarado voto no líder do prefeito.

“Mas, por questão partidária, senti necessidade de estar lá de volta. Porque os suplentes (Cristina Reale é outro suplente) são do PR. Se a suplência fosse do PSB tudo bem, não voltaria. Mas o partido quer o meu voto”, relatou o agora novamente vereador titular.

Ele diz no entanto que sua exoneração da secretaria não é definitiva. O prefeito, pego de surpresa, aceitou seu pedido, mas pelo momento da votação para a Mesa. “Não tem nada a ver com o desmembramento da Secretaria, até porque sou favorável a ele. E votarei favorável no segundo turno (dia 8)”, afirmou.

O vereador concorda que essa decisão pode gerar dúvidas na cabeça do cidadão, dado o momento político da Câmara e Executivo, mas garante que uma coisa nada tem a ver com outra. “Sou líder de partido, e tenho que representa-lo no Legislativo”, argumentou.

Também negou que a volta seria para eliminar possível risco de Poleselli votar em Marco Coca, traindo o acordo de grupo. “Não corríamos este risco de perder um voto. Estamos com cinco votos, e agora que estou lá, posso ajudar no trabalho de convencer outros colegas a votar em Salata”, disse. “Não tinha porque o Paulo votar no Marco Coca. Sua posição era a de votar no Salata”.

De acordo com Zanette, tudo se resume ao fato de que “agora tanto o PSB quanto o PR têm representação na Câmara. Sei que foi uma surpresa para todos, mas tive que agir desta maneira”, asseverou. Segundo ele, “o prefeito entendeu minha posição, meu pedido de exoneração. Assim que passar esta eleição vamos conversar para estudar meu retorno. Por ora, ficarei focado no dia 8”, finalizou.

Até.