A Câmara de Vereadores acaba de aprovar em primeira votação, os dois projetos de Lei e o de Lei Complementar, criando a Secretaria Municipal de Turismo, readequando a Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer e criando o cargo de secretário municipal de Turismo, respectivamente. Este último por unanimidade, e os dois outros com o voto contrário do vereador Hilário Ruiz (PT).

Não houve, portanto, a esperada “rebelião” na Casa de Leis em torno deste assunto. Não houve sequer debates em torno dele. A aprovação se deu no mais absoluto silêncio. Mas, e a Mesa Diretora, então?, perguntará um ansioso leitor. E a Mesa nada. Tudo continua como dantes neste novelo de barbantes. Marcão Coca (PPS) e Salata (PP), continuam na disputa. Só que já não mais em presumida situação de empate.

Ao que parece, o pêndulo estaria inclinado mais para o lado de Salata que de Coca. Há uma pedra no caminho do vereador do PPS. E ela se chamaria prefeito Geninho (DEM). Haveria, em contrapartida, uma Secretaria ou cargo equivalente à disposição de Coca, caso queira desistir da disputa. Haveria também surpresas à espreita dos menos avisados no tocante à Secretaria de Turismo, e, por extensão, na de Assistência e Desenvolvimento Social.

Mas, vamos nos ater, primeiro, à Mesa da Casa de Leis. Ali, as coisas devem se definir até o mais tardar amanhã, quarta-feira, quando o vereador-pêndulo se decidir pelo voto. Ele pode levar a contenda a uma situação de empate e daí a sorteio, ou decidir de uma vez em seis a quatro em favor de Salata, o candidato que tem uma base sólida de cinco votos. A menos que hajam defecções de última hora, o que não parece possível, apesar de alguns senões entre pares.

Haveria, entremeando as conversas, promessas de cargos à Mesa, e liberdade para indicar assessores, até de alto escalão. Isso, de ambos os lados. Haveria, também, o cargo de vice à disposição. De ambos os lados. Portanto, tentações mil a “turbilhonar” a cabeça do edil que diz ainda não ter se decidido, o que fará somente após certa decisão judicial a ser proferida no final do dia de hoje, ou começo da noite.

(PS: o blog se reserva o direito de não citar nomes, ciente de que isso ficará muito claro após o pleito Legislativo e se compromete a revelar detalhes sórdidos se os tiverem)

Coca ainda não jogou a toalha. E nem pensa em desistir da disputa como já lhe teriam sugerido. Diz que esta atitude não faz parte do seu currículo político. Vai até o fim, segundo o blog apurou, mesmo com a quase iminente derrota. É que para a surpresa de tantos quantos vêm acompanhando esta e acompanhou as eleições anteriores da Mesa da Câmara – e sabem o quanto a presidência é sonho de Coca, preterido e até mesmo traído tantas vezes -, o alcaide parece inclinado a ter Salata no comando da Casa de Leis.

Talvez preferindo ter Coca como eventual inimigo que Salata. Embora este vereador, quando dotado de poder, e não em estado de submissão como se vê agora, não é lá de se ligar a grupo, de respeitar ou acatar imposições. Trilha seu caminho próprio, impondo ainda que a contragosto de todos, seus próprios estilo e pessoal. A ver.

SECRETARIAS
Bom, voltando ao tema secretarias, que foi por onde começamos, a novidade é que Beto Puttini (PTB) pode não ser o titular da Pasta, embora as apostas tenham sido até agora neste sentido. Mais ainda: ele poderá assumir, na verdade, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em lugar da primeira-dama Ana Cláudia Zuliani. Surpreso, caro leitor? Calma, tem mais: Coca teve como opção assumir a Daemo Ambiental, se desistisse da candidatura, segundo informações extraoficiais.

E ainda não é tudo. Para a Secretaria de Turismo, estaria sendo projetado um “estrangeiro” que viria ainda não se sabe de onde, mas dada a ligação umbilical do burgomestre com Votuporanga… No caso da primeira-dama, de uma forma ou de outra ela terá que se afastar, por conta da gravidez. E são quatro meses…

Bom, e por que Guto Zanetti, antes tão arredio, aceitou em silêncio a criação da Secretaria e do cargo de secretário? Segundo os bastidores ele teria exigido, para tanto, melhor estrutura de trabalho, principalmente na área de esportes. O prefeito, imediatamente, encaminhou à Casa de Leis o projeto de Lei Complementar 183, criando nada menos que dez cargos de monitor desportivo, para diferentes modalidades esportivas, cargos a serem ocupados, de forma efetiva – por concurso – por professor de Educação Física (embora nos requisitos haja apenas “Superior em Educação”).

(PS: Dizem que Zanetti se arrependeu depois, mas já era tarde! E essa é uma outra história)

Enfim, estariam por aí os acontecimentos de momento em torno das ações político-administrativas e político-legislativas, conforme se pôde apurar nas últimas horas, após a movimentação da noite de ontem, na Câmara de Vereadores. Acontecimentos, alertamos, sujeitos a mudanças – sejam elas radicais ou pontuais. Mas não garantimos ser este o script a ser seguido à risca.

Então, o que nos resta fazer? Aguardar. Portanto, aguardemos.

Até.