OS MALES PIORES VEEM NO FINAL?

OS MALES PIORES VEEM NO FINAL?

Amigos do blog, só por Deus! Desde o começo do ano, vocês devem saber disso, este Governo Municipal que aí está tem se esmerado no ‘esfola-geral’ contra a população olimpiense. Sem dó nem piedade! É aumento de taxas e tarifas, cortes no fornecimento de água tratada, não-fornecimento de remédios, seja de alto custo ou não, e até, pasmem!, ajuizamento no ‘Pequenas Causas’ de IPTU não pago deste ano!

Portanto, percebam até onde vai a total falta de sensibilidade deste prefeito, eleito, na maioria absoluta, por eleitores pobres, de baixos rendimentos ou no máximo classe média-media (existe esta faixa?). Exatamente aquela gente à qual ele deveria, digamos, proteger das mazelas da economia global.

Mas, não. É exatamente contra ela que ele desfere os mais dolorosos golpes, agora cortando o fornecimento de água, independentemente se o consumidor pode ou não pagar as parcelas a ele impostas pelo agora todo poderoso diretor-superintendente.

E já repararam, também, que este governo municipal está se esmerando no quesito inconstitucionalidade? E que parece estar cagando e andando para as vozes que gritam pelo estado de direito e de legalidade? Aliás, neste aspecto, fazendo-se de surdo e mudo?

Nada do que foi engendrado por este governo municipal foi aceito de bom grado por legisladores, juristas e povo de modo geral. E quando algo assim acontece, alguma coisa não está certa. Porque ficam de um lado o reizinho e sua corte, a confraria do real, relaxando e gozando nas benesses do poder, e de outro a massa colerizada com tanta desatenção a seus reclamos. É para isso que mudaram?, perguntam ao vento.

Seja no corte da água, seja na falta de medicamento extra-lista ou no ajuizamento de cobrança do IPTU deste ano, há um laivo de ilegalidade latente, segundo os versados em Direito. E todos os atos do prefeito coração-de-pedra, dizem, podem ser derrubados, via Justiça.

Se há esse entendimento quase generalizado, haverá alguém que, sozinho, entenda mais de leis que muitos acadêmicos juntos? Parece que o prefeito coração-de-pedra acredita piamente nisso. Diz, nos bastidores, estar sendo assessorado por um ‘mestre’ do direito administrativo e tributário. E que por isso está tranquilo.

Alguém que já teria assessorado outros governos passados, e mesmo legislativos passados. A julgar pela facilidade com que emite seus ‘boletos’ de amargura para cima de cada um dos cidadãos olimpienses, arrancando-lhes o que lhes ainda restaria, é para se desconfiar que o ‘homi’ é ‘fera’. Ou o Governo é louco.

Lembram-se da máxima “faça o mal todo de uma vez”, cunhada idos passados, embora em outros termos, por Maquiavel? É esta a tônica cantada em prosa e verso por este Governo. Que acredita e bota fé na fraca memória do cidadão, do contribuinte e, por fim, do eleitor.

Acreditando que quando o bem – “que se faz aos poucos” – começar a ser feito (e ele acha que o fará!), os sorrisos voltarão às faces, o sol brilhará e a felicidade reinará geral.

Mas, é bom lembrá-los (e eles detestam estas doses de realidade que lhes aplico!), que uma coisa é fazer o mal de uma vez contra poucos para beneficiar muitos, ou quase todos, e outra coisa é fazer o mal de uma vez para muitos, ou quase todos, visando beneficiar a poucos.

Mas, que saiba este Governo: O mundo paralelo onde prefere se refugiar, poderá, num futuro breve, tornar-se o inferno do qual não poderá fugir. Porque, à moda da alegoria de Dante, os pecados menos graves estão no início, e os mais graves, no final.

Portanto, a leitura maquiavélica feita por este Governo está invertida. Talvez a estejam lendo frente ao espelho. Numa mistura difusa de filosofia com mitologia grega.

Mas, pensando bem, talvez aí esteja, no entanto, o símbolo máximo da ‘química’ política deste Governo: pensamentos rasos, fantasias profundas e atos vís.