Extraído da Internet

Extraído da Internet

Amigos do blog, como vocês puderam ver, e como já falamos aqui antes, a situação do lixo na cidade chegou ao seu limite máximo. Enquanto especulávamos aqui no final da semana passada sobre os rumos possíveis para a questão, o prefeito fazia anunciar pela imprensa ‘da casa’ que estava correndo atrás para solucionar o problema. Falou que não gostaria de ter que contratar por emergência uma empresa, que queria mesmo é já passar às mãos da empresa vencedora da concorrência (não disse qual,  mas tudo indica que seria a Leão&Leão, ou uma tal de Luma, que seria o ‘braço estendido’ da Leão…) e que para tanto iria tentar apressar a decisão do TCE, em São Paulo, que suspendeu a concorrência, motivado pela Constroeste, uma das participantes, que não concordou com alguns ítens do edital. Se não fosse possível, então, iria partir para a emergência.

CONFEITO
E como não é segredo para ninguém que este Governo, quando você está vindo com a farinha e os ovos, ele já está com o bolo pronto, dizem testemunhas que o discurso é mera formalidade, um modo de ‘atentar’ a opinião pública para o problema. Porque a informação que nos chega é a de que o prefeito já teria acertado com uma empresa de Votuporanga – o carro na reunião, lembram? – a prestação emergencial destes serviços. E que até motoristas teriam ido para lá fazer curso técnico. É o que dizem.

VO X BC
Entre a versão oficial e o burburinho do café, por motivos óbvios, prefiro acreditar nos burburinhos. Porque, via de regra, eles vêm de dentro – as chamadas ‘insight informations’, já ouviu falar?

TÁTICA VELHA
Bom, o problema do prefeito Geninho, aparentemente, vai começar quando ele tiver que mandar para a Câmara, o projeto de Lei da terceirização do lixo – a emergência não precisa da aprovação do Legislativo. Lá, ele precisará de sete votos, a maioria de dois terços, para terceirizar. Dois terços, numa Câmara de 10 componentes, significam 6,6 edis, na verdade uma dízima periódica, porque são dez divididos por três. Portanto, passou de cinco, a soma é para cima. E é aí que a ‘porca torce o rabo’, já que o prefeito conta, hoje, com seis votos tranquilos lá dentro. E o sétimo, virá de onde?

TÁTICA VELHA II
Os três votantes que não comungam das leis ‘duvidosas’ que Geninho manda para a Câmara, são Guto Zanette (PSB), João Magalhães (PMDB) e Guegué (PRB). Um destes três, se o prefeito quiser terceirizar o lixo, terá que ser convencido a votar. E notem que não coloquei o convencido entre aspas porque aqui, a conversa terá que ser em termos claros, transparentes e de convencimento pela técnica, importância e real necessidade da terceirização, eles nos disseram. Se um deles ou dois ou três se sentirem verdadeiramente esclarecidos sobre o assunto, sem subterfúgios, meias-verdades e/ou detalhes duvidosos e suspeitos de inconstitucionalidade, a decisão é pelo apoio à propositura. Do contrário, é o não-apoio.

TÁTICA VELHA III
Mas, os primeiros ‘ventos’ que chegam às narinas sensíveis de pessoas que não se deixam levar por cantos de sereias despudoradas, trazem um mau cheiro danado, uma ‘catinga’ da qual até urubu foge. Sabem aquela canção do Zeca Pagodinho, “Iá, Iá, ô, Iá, Iá, você não sabe a metade do que eu sei (…) Quando eu contar, Iá, Iá, você vai se pasmar(…)”? É mais ou menos por aí. E mais não conto porque há de chegar o momento oportuno. Só digo que fontes confiáveis já deixou claro para uns e outros, que o prefeito vai jogar ‘duro’ para ver aprovada a terceirização. Seja lá o que isso queira dizer.

ÓCIO
Será que a coisa está andando tão ‘maquinalmente’ assim que a assessoria do prefeito Geninho encontra tempo para ficar escrevendo bobagens em coluna de jornal? Fazendo insinuações bobocas, que só eles mesmos sabem a quem se destinam? Burros que são não percebem que, escrevendo assim, não atingem os objetivos. E, depois, que fixação é esta em esmaltes, batons, bigodes e quetais? Será o tal do desejo reprimido? Eles devem ficar fissurados quando, nas tardes de quinta-feira, ficam em redor do computador (do Gabinete?) destilando seus ‘veneninhos’. Ui!

NERVOSO
O prefeito Geninho andou nervoso dias atrás, embora não tenha dado para identificar por qual razão. Ele postou no seu twitter, aquela ferramenta para iniciados na escrita – uma espécie de cartilha ‘Caminho Suave’, lembram? – um ataque frontal, embora tente dissimular, e poderá tentar fazer crer que não se trata deste que vos escreve e nem de seu colega de Rádio Menina, Márcio Mateus, o que segue: “Boa Noite: Nunca no Mundo uma bala matou uma idéia e não vão ser dois capangas de latinha na mão que irão matá-la. Vamos Trabalhar”. A postagem é de 7:37 PM Oct 27th from web – traduzindo, 7h37 da manhã do dia 27 de outubro, da web.

NERVOSO II
Mas, a que idéia o prefeito se referia? E que tipo de comentário o enfureceu tanto? Que eu saiba, até agora não criticamos nenhuma idéia que o alcaide pudesse vir a ter. Acredito que, no máximo, o tenhamos chamado para o debate. Se ele foge e se esconde na sua ‘Caminho Suave’, não é problema nosso. Quanto ao ‘capangas’, poderia relacionar aqui uma série de acontecimentos de bastidores nos quais caberiam bem melhor o adjetivo. E outros ainda mais pesados.