É bem provável mesmo que o prefeito Geninho (DEM) não estivesse sabendo, até que o Planeta publicasse, dos 15 procedimentos e uma ação investigatória contra ele instaurados pelo Ministério Público Federal, em São José do Rio Preto. Até porque são recentes e iniciadas após a “Operação Fratelli”. Mas daí dizer que está “tranquilo, absolutamente tranquilo”, vai uma longa distância.

O alcaide disse esta semana que tomou conhecimento apenas pela imprensa de que o MPF, por meio de quatro promotores, instaurou os 15 procedimentos, com vistas a apurar se há ou não envolvimento da prefeitura com a “Operação Fratelli”, esquema de fraudes em licitações desbaratado no dia 9 de abril passado. “Em primeiro lugar tomei conhecimento pela imprensa. Não fui notificado em nada, não sei do que se trata”, descartou.

E quanto à operação ‘Fratelli’, disse que aqui em Olímpia, todos os contratos que a prefeitura firmou com as empresas dos Scamatti, foi pelo fato de elas oferecerem “maior vantagem ao município”. Por isso fez questão de enfatizar que está “tranquilo, absolutamente tranquilo”.

Segundo o burgomestre, “todo contrato foi executado na íntegra. A qualidade dos serviços é a melhor possível e, acima de tudo, os preços praticados são abaixo da média do mercado”. Cada um que julgue por seus próprios olhos. Já quanto a serem os preços “baixo da média do mercado” teremos que acreditar que sim, já que não temos base de medida de valor.

“Vamos ter que responder, sim, aos questionamentos do Ministério Público local e federal. Mas não recebi nenhuma notificação, nenhum telefonema, desde a operação ‘Fratelli’ até hoje.” Mas, continue “tranquilo, absolutamente tranquilo”, o prefeito que, se algo houver de irregular no que se está investigando, por uma das formas citadas, ele será informado pelos doutos representantes do Ministério Público Federal.

Como já se publicou aqui, mas não custa reforçar, segundo informações da assessoria do Ministério Público Federal de São José do Rio Preto, de 2012 até o início de 2013, foram instaurados quinze procedimentos investigatórios contra o prefeito, tendo como investigada a prefeitura de Olímpia e empresas do grupo Scamatti.

O levantamento apontou ainda, que os quatro procuradores federais de Rio Preto estão investigando Olímpia, sendo que o procurador Álvaro Stipp tem a demanda de sete Tutelas Coletivas e uma peça de informação criminal. O procurador Rodrigo Luiz Bernardo Santos investiga a prefeitura em outra peça de informação criminal; o procurador Svaner Adriano Cordeiro atua em três outras Tutelas Coletivas e já instaurou um Inquérito Policial – nº 34.09.2013.0000 67-9 -, e o procurador Eleuvan César Lima Mascarenhas, também investiga possíveis irregularidades praticadas no governo Geninho pelas empresas do Grupo Scamatti.

Até.