A semana terminada sábado, 22, marcou mais um episódio daqueles a que já deveríamos estar acostumados mas que, por suas nuances nos faz cada vez mais incrédulos da seriedade político-administrativa deste grupo que está no poder. Desta vez, tentaram jogar o nome de outra instituição na lama. Felizmente, ao que parece, não passou de apenas uma trapalhada da qual, parece, até mesmo a turma se arrependeu, depois, voltando atrás naquilo que haviam falado e naquilo que estavam tentando fazer.

Essa prática da “desconstrução” era muito comum nos períodos sombrios a que este país foi submetido, no século passado. Era preciso desqualificar o trabalho e as ações que estavam dando certo, sob um pretexto qualquer, para então o poder surgir como “salvador da pátria”. Em tempo, a ONG Humanizar distribuiu a seguinte nota explicativa, no sábado:

ONG Humanizar: Nota explicativa sobre a Casa Abrigo
Breve histórico.
A ONG Humanizar, realização de um projeto sócio-educativo do Frei Eduardo Nithack, franciscano, foi constituída em 12/09/2006. Sua Missão precípua é complementar a educação e formar crianças e jovens cidadãos brasileiros. Seus profissionais e voluntários têm agido com dedicação para a consecução deste objetivo desde o seu início.

As instalações estão em terreno cedido em comodato pelos frades Franciscanos. Todos os investimentos foram realizados graças a doações nacionais e internacionais, além de promoções beneficentes.

Em julho de 2010, por falta de opção na comarca de local apropriado no atendimento à Lei n° 8.069 de 13/julho/1990 — Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) — a ONG Humanizar foi convidada e aceitou firmar convênios com as prefeituras para atender esta deficiência legal.

A Casa Abrigo
A Lei determina que haja disponibilidade para dez adolescentes de cada sexo. O abrigamento é determinado e fiscalizado pelo poder judiciário.

São oferecidos abrigo e alimentação, acompanhamento psicológico, social, médico, dentário, escolar, esporte e lazer, transporte pessoal e tudo que de mais necessário. Os adolescentes são acompanhados por educadores sociais as vinte e quatro horas do dia, de domingo a domingo.

Dos municípios da comarca, a ONG Humanizar recebe atualmente R$ 20.013, que cobrem parte das despesas correntes mensais. Há déficits (e passivos trabalhistas cumulativos) mensais variáveis, no custeio da Casa Abrigo, eventualmente cobertos pela caridade das doações pessoais, e de entidades sociais, alem de eventos planejados e arduamente trabalhados pela comunidade.

O Inquérito Civil
Inquérito civil aberto pela Promotoria Pública apurou o que todas as pessoas de bem envolvidas neste trabalho já sabiam de princípio: não há, no local e na configuração física da ONG Humanizar, condições mínimas de segurança ao programa de acolhimento. Este é o fato!

Sem que fosse permitido um maior tempo para se realizar as adaptações exigidas, que não foram executadas pela indisponibilidade de recursos, como muro, portões, câmeras e outros equipamentos, o Juizado, ouvida a Promotoria, determinou a mudança.

Declaração e Propósito
A ONG Humanizar continua o seu trabalho de base sócio-educativa, com transparência e dedicação total, sempre buscando novos projetos e atividades que realizem sua missão. Tudo o que mais se fala, publica ou mesmo sussurra, de boa ou má fé, é especulação desinformada.

Olímpia, SP, outubro de 2011.
ONG Humanizar