Leio no Diário da Região – e sempre nele! – de São José do Rio Preto, que o prefeito eleito de Olímpia, Geninho Zuliani, está se queixando de que o prefeito Carneiro não irá permitir equipe de transição na prefeitura municipal, como quer o futuro mandatário. Eis o texto, do colega Allan de Abreu:

“Em Olímpia, Carneiro também se nega a montar uma equipe de transição de gestão”, conforme Geninho (A matéria também inclui a prefeita de Fernandóplis, Ana Bim). “Ele ainda não me procurou, mas ouvi de funcionários da prefeitura que ele não fará a transição, o que eu lamento profundamente”, afirmou.

Entendo que estaria havendo aí uma inversão de valores. Na verdade, quem tem que procurar o prefeito é o próprio Geninho, ou quem ele nomear com a devida procuração. Protocola um pedido de audiência com o Chefe do Executivo com esse fim, e aguarda para ver se será ou não atendido. Melhor do que ficar “ouvindo de funcionários” isso ou aquilo.

Isso não foi feito até o momento, e o futuro prefeito, como ele mesmo já assumiu, fica mandando “recados” via imprensa e, píor, sempre a imprensa “estrangeira”. Cremos que uma atitude adulta do futuro prefeito seria exatamente tornar um encontro com o Carneiro oficial, protocolar.

Manteria-se, assim, um diálogo fechado, de Gabinete, um tête-a-tête entre ele e algum assessor próximo, o prefeito e algum assessor, e os detalhes seriam tratados. Aí sim, no caso do prefeito sequer atendê-lo neste encontro protocolar, ou atendendo negar a transição, ganhará o direito de botar a boca no trombone.

Por enquanto parece-nos mais jogo de cena que intenção séria de um futuro Executivo. Até porque ele sequer disse o nome ou os nomes de quem se responsabilizaria pelo governo de transição. Então…

Aliás, Geninho adiou também a divulgação de seu secretariado, prevista para ontem, segunda-feira, 10. A expectativa é grande….