Bem, amigos que perdem tempo lendo este blog. Aí embaixo foi postada uma resposta de quem se assina “anônimo”, dizendo que os nomes a serem anunciados pelo prefeito eleito Geninho para compor seu secretariado irão surprender a todos, até mesmo aqueles próximos do futuro prefeito. Aliás, até mesmo àqueles que forem indicados.

Quanto a este último presságio não acredito, até porque ninguém pode ser nomeado sem o prévio consentimento. Mas, surpresa no que diz respeito aos nomes para aqueles não diretamente ligados ao grupo político do futuro prefeito Geninho Zuliani, até pode ser.

E o que se espera, sempre, é que a surpresa seja pela excelência e nunca pela excrescência. Por exemplo, o anúncio programado para quarta-feira, para a Secretaria Municipal de Educação, foi antecipado para esta segunda-feira – quer dizer, pelo menos o nome “vazou” e foi confirmado depois pela própria secretária já escolhida, professora-diretora de escola Eliana Bertoncelo Monteiro.

Da rede estadual de Ensino, Eliana tem currículo de diretora e educadora bem avaliado em todas as escolas por onde passou, tem bom trânsito junto ao professorado – e isso é fundamental para o bom desempenho da função – e seu nome, ao que parece, foi recebido com assomo de respeito e reverência pelas pessoas com quem este que vos escreve teve contato, inclusive gente da área da Educação. Um (muito) bom sinal.

E parece até que o futuro prefeito e seus assessores mais diletos começam a seguir à risca o que foi sugerido aqui neste espaço na semana passada (ver post de sexta-feira, 28). Naquela conversa sugerimos ao futuro alcaide que deixasse “vazar” algum nome ou nomes, a serem confirmados em seguida, para que não perdurasse a sensação de vazio político precoce em redor do futuro Governo.

Importante para o cidadão saber quem está com o prefeito, até para que ele forme juizo de valor sobre o que pode vir pela frente. Aquela indecisão, aquela falta de nomes – e até por causa de alguns aventados por especulação – a aflição era grande. Os formadores de opinião já estavam torcendo o nariz, fazendo muxoxo quando o assunto era o novo Governo.

Mas, ainda bem que um conceito emitido por este blog veio a se configurar nesta segunda-feira, ou seja, um nome “vazou”, todos correram para confirmar e era verdade. Imediatamente, um segundo nome “vazou”, procurou-se a confirmação e soube-se que, sim, houve o convite, mas ainda não foi aceito – no caso, Amaury Hernandes, secretário de Trânsito de Edinho Araújo, em Rio Preto, que até 31 de dezembro não pode dar a resposta porque pode ser convidado a ficar por Valdomiro Lopes, futuro prefeito.

Se não, conforme suas próprias palavras, virá, sim, para Olímpia, ser o secretário de Obras de Zuliani. Hernandes é homem ligado ao PSDB, bem próximo de Aloysio Nunes Ferreira, secretário da Casa Civil de Serra, e idem do presidente da Assembléia Legislativa, Vaz de Lima. Por enquanto, dois nomes “vazados”. Um convite e um aceite, e um convite e um tempo de espera. Mas, já não há tanto vazio em torno do futuro Governo.

Os nomes começam a surgir. Tanto melhor para todos nós. Mas vamos ver quando e até em que medida, serão surpresas e surpreendentes, como preconiza o “Anônimo”.