Se nada for feito a esse respeito -e o quê, exatamente, precisa-se pensar de forma urgente-, as eleições de 2020 poderão ser fortemente afetadas por, digamos, ausência de contingente eleitoral.

É que ainda faltam 34,02% dos eleitores da Estância Turística, fazerem o cadastro biométrico. O prazo para tanto é até o dia 19 de dezembro. São mais de 14 mil eleitores que ainda não procuraram o Cartório Eleitoral ou os pontos de cadastramento, de modo a evitar esta tragédia anunciada.

Todos os eleitores do município devem fazer a biometria, que é o registro eletrônico das impressões digitais, sob pena de não poderem votar em 2020. Este percentual de faltosos indica que um terço do eleitorado olimpiense poderá ter o título cancelado.

Atualmente, o município conta com 41.477 eleitores e somente 65,98% deles realizaram o cadastramento biométrico, ou seja, menos de 28 mil. É claro que até o prazo fatal, e devemos acreditar fortemente nisso, esta situação será resolvida ou ao menos amenizada.

Mas é bom que nos lembremos de que, para zerar este déficit, são necessários 3,5 mil eleitores indo fazer suas biometrias a cada mês, até o prazo fatal, dezembro.

Mas, só um lembrete: em julho eram 18 mil os eleitores faltosos. Ou seja, no espaço de três meses, apenas quatro mil cidadãos e cidadãs procuraram se habilitar ao pleito de 2020. Nessa toada, restarão 10 mil votantes sem biometria até o fim do ano.

O reflexo no pleito de 2020 será catastrófico. Porque 10 mil eleitores, dentro da nova configuração eleitoral, significaria eleger pelo três edis, à base de três mil votos por cadeira, e outros nas sobras. Se ninguém mais fizer a biometria, 14 mil eleitores elegeriam quatro, e outros na sobra.

Especulando, com 30 mil eleitores, menos 20% de abstenção, brancos e nulos, como é a praxe em Olímpia, teríamos apenas 24 mil votos válidos, ou seja, cada 1,6 mil votos elegeria um vereador, na conta de 14 mil.

Se 10 mil, menos de 700 votos. Mas há que se ver se não estaria criada aí uma inconstitucionalidade eleitoral.

Para os candidatos, seria, digamos, “melzinho na chupeta”, mas para o estado legal eleitoral, uma tragédia sem precedentes. E com consequências inimagináveis a tantos quantos seriam responsáveis por solucionar esta questão.

Assim, o eleitor ter seu título cancelado, não poder obter empréstimos em bancos públicos, nem renovar matrícula em estabelecimento oficial de ensino, ou fazer inscrição em concursos públicos, obter passaporte, etc., torna-se o menor dos males.

Porque é o estado democrático de direito que estará em risco. E a Estância, tão cantada e verso e prosa, não estará dando um bom exemplo. Mesmo.

SERVIÇO
Para fazer a biometria, basta agendar o atendimento no site www.tre-sp.jus.br ou ir até o Cartório Eleitoral com o título de eleitor, documento de identificação com foto e comprovante de residência emitido nos últimos três meses. Devem ser apresentados os documentos originais. O Cartório Eleitoral em Olímpia fica na Rua Dr. Antônio Olímpio, 902, no Centro, e o horário de atendimento é das 8h30 às 18 horas.
Além do Cartório Eleitoral, também há postos de atendimento itinerantes para facilitar o acesso da população. Um deles está montado no Iquegami Supermercados, localizado na Rua Francisco Luciano Zanetti, 44, Residencial Harmonia. O posto funciona das 12 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
ATENDIMENTO ESPECIAL
Neste sábado, dia 21 de setembro, os cartórios eleitorais de todo o Estado de São Paulo estarão abertos nas cidades que ainda não finalizaram o cadastramento biométrico. Em Olímpia, o atendimento será das 8 às 13 horas, no Cartório Eleitoral, e das 9 às 13 horas, no CRAS I – Santa Ifigênia. Em caso de dúvidas ou para mais informações, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone (17) 3280-6046.
Outro local para cadastro da biometria é o CRAS I–Centro de Referência de Assistência Social do Jardim Santa Ifigênia (Avenida Constitucionalistas de 32, s/nº). No espaço, o serviço estará disponível até a próxima semana, de segunda a sexta, das 9 às 15 horas.