Depois de ser achincalhada publicamente e ter sua “cabeça” pedida pelo prefeito Fernando Cunha (PR), de forma a gerar mal estar no cidadão, uma vez que se tratava exatamente do Dia Internacional da Mulher aquele em que o alcaide escolheu para desancar até moralmente a provedora da Santa Casa de Misericórdia de Olímpia, e quando todo mundo já imaginava que ela tivesse assimilado as críticas e até se preparava para “voltar para casa”, eis que surge Luzia Cristina Contim com duas luvas de pelica, uma para o seu detrator direto, Cunha, e outra para seu detrator indireto, o editor do semanário que mia, Antonio Arantes.

A provedora publicou no site oficial da Santa Casa, na aba “Transparência”, uma CARTA ABERTA (01/2019), onde faz a prestação de contas relativas a 2017/2018 e, de acordo com este balanço, o hospital teve SUPERÁVIT ano passado. Garante a diretoria do hospital que os números são firmes e verdadeiros, inclusive auditados por empresa independente.

“A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE OLIMPIA, por sua provedora, vem a público COMUNICAR que, apesar das dificuldades impostas pela situação econômica e política do país, a atual gestão conseguiu tirar o hospital da falência e aumentar a capacidade do hospital (sic), como se demonstra abaixo”, diz o enunciado da Carta Aberta, que segue com os demonstrativos gráficos do movimento financeiro e das atividades inerentes ao hospital.

“O resultado operacional deficitário apontado por auditoria independente sugerindo falência no ano de 2016, como é de conhecimento público, e foi amplamente divulgada pelo jornalista Arantes, da Folha da Região (seu detrator indireto), passou para um SUPERAVIT (RESULTADO POSITIVO)”, prossegue o texto.

Mas, ao contrário do alcaide, Luzia Contim preferiu o caminho da gentileza e da educação, ao dar os créditos por esta nova situação que anuncia para a Santa Casa. Começa com o “apoio da gestão do PREFEITO FERNANDO CUNHA (maiúsculas do documento), ampliando convênios com a
Santa Casa e mantendo pontualidade de repasses”. Depois, enumera os demais fatores:
• Aumento significativo do número de doações do setor privado, Redução drástica de gastos de manutenção geral, substituição de contratos de
terceirização por serviços “pro bono” (voluntários), As dívidas estão sendo pontualmente quitadas, A situação do caixa equalizada e os protestos eliminados, e A adoção do sistema de pagamento de fornecedores à vista.

“TUDO ISSO COM AUMENTO DE EFICIÊNCIA E QUALIDADE” (maiúsculas no documento), encerra a diretoria, que informa, ainda, que “quinzenalmente a instituição divulgará uma carta aberta, porém no site www.santacasaolimpia.com.br onde já estão publicadas todas as noticias, números e informações referentes à instituição”.

De acordo com o demonstrativo, o Resultado Operacional em 2017/2018, foi de R$ 1 milhão positivo. A Situação de Caixa, está em cerca de R$ 1,5 milhão positivo. O número de protestos por dívidas, que eram 200 em 2017, caíram para zero no ano passado.

O número de atendimentos pulou de 5,5 mil em 2017, para oito mil no ano passado. A taxa de internação pelo SUS, diz o balanço que cresceu mais de 60% em 2018. E o número de cirurgias realizadas chegou a 1,2 mil em 2018, contra 800 em 2017.

Imaginamos que estes números devem já ter chegado à mesa principal do Gabinete da Praça Rui Barbosa, 54. Como teria sido este encontro e a reação do alcaide ao se deparar com estes números ficarão no nível da imaginação apenas.

Não se sabe que medidas o prefeito irá tomar a partir de agora, mas acreditamos que a primeira delas seria pedir desculpas públicas à diretoria da Santa Casa, notadamente à provedora Luzia Contim, caso julgue necessário.

O blog ficará atento aos desdobramentos.