O problema reclamado pelos compradores de lotes do Condomínio Villa Lobos, nas imediações do Ginásio de Esportes, ainda estava sem solução até o final do dia de ontem, conforme o Planeta Apurou. Os proprietários ainda não haviam entregado à Daemo Ambiental a documentão da Cetesb referente à licença para o uso da água e o descarte do esgoto.

“A velha estória, estamos aguardando providências do loteador, que tinha que nos trazer esta semana uma mostra de um tratamento unifamiliar, tipo fossas de PVC ou PAD, para fazer tratamento nas poucas residências que tem ali, por hora, para jogar na nossa rede”, explicou o diretor Antônio Jorge Mota. Esta é a primeira providência caso queiram interligar o esgoto à rede municipal.

“É uma espécie de fossa, mas não a céu aberto, é um sistema de tratamento compacto. Uma coisa moderna, já usada no Centenário, permitida pela Cetesb. Está dentro das normas”, complementa Mota.

Quanto à questão relacionada à água, diz o diretor que o loteador tem que entregar a análise e a outorga de poços para a Daemo dar sequência ao trabalho. “Eles não dizem nada, nós não cobramos. A relação é de governo para iniciativa privada. Não pressionamos”, diz Mota, quando perguntado sobre se a Superintendência tem feito exigências ao loteador.

“Você faz o empreendimento e tem que prestar contas para quem comprou”, cobra. “Só liberamos mediante a certeza de que as normas estejam sendo cumpridas”, complementou. Perguntado sobre se a demora não se prendia a fatores econômicos, afirmou que não está sendo cobrada nenhuma taxa para tanto.

“Eles não pagam nenhuma taxa. Aqui não, na Daemo não. E para o município, que eu saiba, também não. É só questão técnica e de saúde, mesmo”, enfatizou.

Na edição de 5 de setembro passado, o semanário Planeta News publicou reclamações de proprietários de lotes daquele residencial quanto à falta de água no local. Segundo estas reclamações, a Daemo Ambiental tem indeferido sistematicamente os pedidos de ligação, sob a alegação de que a loteadora, Constrani/LC Empreendimentos, não teria concluído a obra de infraestrutura correspondente à rede coletora de esgoto para tratamento.

Até.