O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo-IFSP, autarquia federal de ensino, está procurando junto à administração municipal, meios de implantar um campus de ensino técnico gratuito na cidade, dentro de seu plano de expansão. As conversas neste sentido têm sido mantidas pela professora Andréia Mara Pereira, doutora em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp que, no entanto, estaria encontrando muitas dificuldades.

A Instituição hoje está em nova fase de expansão, abrindo diversos novos campi pelo interior do Estado de São Paulo. Dentro deste cenário, a diretora administrativa do IFSP/campus Barretos, que é cidadã olímpiense, buscou junto à Reitoria do Instituto apoio para a abertura de um campus em Olímpia, e o Instituto aceitou apoiar a abertura de um novo campi na cidade de Olímpia.

Porém, para que este projeto seja viabilizado, deverá haver manifestação de interesse das autoridades locais junto ao Ministério da Educação. E para que as atividades sejam possíveis, o município de Olímpia deverá oferecer um prédio, que será concedido para a Universidade por 60 anos, que tenha condições de abrigar no mínimo 10 salas de aula.

A professora informa que sugeriu a concessão do antigo prédio da Estação Ferroviária, e o Departamento de Obras do Instituto Federal ao avaliar o local, afirmou que é adequado.

Ao conceder o espaço para o Instituto Federal, a autarquia ficará responsável pelas obras de adequação e restauração do lugar, fazendo todos os investimentos necessários para que possa funcionar uma Instituição de ensino de qualidade no município, gerando novas oportunidades de empregos em um órgão público federal, bem como diversas oportunidades de novas modalidades de serviços para os alunos que vierem estudar em Olímpia.

NA CÂMARA
No dia 23 de junho, a professora Andreia apresentará à Câmara de Vereadores, no horário da Sessão Plenária, a proposta de viabilização do Instituto em Olímpia e pedirá apoio às autoridades municipais e à população, “para que unidos possamos batalhar pela implantação de um novo campi do Instituto em Olímpia”, diz ela. “Assim, convidamos a todos a se mobilizar”.

Interessados em conhecer melhor o Instituto, os cursos que oferece em cada cidade, os locais que estão instalados, e o papel desta instituição na sociedade, devem acessar o site: http://www.ifsp.edu.br/.

O IFSP é uma autarquia federal de ensino, que é organizado em estrutura multicampi e possui mais de 22 mil alunos matriculados nos 36 campi espalhados e mais de quatro mil alunos distribuídos nos 23 polos de educação à distância divididos pelo Estado de São Paulo.

Esta Instituição foi fundada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, é reconhecida pela sociedade paulista por excelência no ensino público gratuito de qualidade. Nos seus 105 anos de história, recebeu, também, os nomes de Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Com a transformação em Instituto, em dezembro de 2008, passou a ter a importância de Universidade, destacando-se pela autonomia.

O Instituto Federal de São Paulo oferece cursos de tecnologias, engenharias e pós-graduação, bem como destina vagas para os cursos técnicos concomitantes, cursos técnicos integrados ao ensino médio, cursos de licenciaturas e cursos de formação inicial e continuada.

Além dos cursos presenciais, o Instituto Federal de São Paulo oferece diversos cursos à distancia, como os de Técnicos em Administração, Informática para Internet e Serviços Públicos, e superior de formação de professores. Atualmente, a campi do Instituto Federal de São Paulo está em 30 cidades.

Até.