Representantes de empresas rubricam documentos na Licitação
Representantes de empresas rubricam documentos na Licitação

Pode chegar a R$ 7 milhões o valor a ser pago pelo município neste resto de ano e no ano que vem, com a terceirização da merenda escolar.

Ainda não se sabe quanto as empresas ofereceram, porque nesta segunda-feira, 30, foi feita a abertura somente dos envelopes contendo a documentação das participantes, quatro empresas no total, porque duas delas não enviaram representantes para o cadastramento.

Especula-se este montante porque à época da primeira licitação, na modalidade Tomada de Preços, a Starbene venceu outras duas concorrentes – Vivo Sabor Alimentação Ltda., de Americana, e Stillus Alimentação Ltda., de Belo Horizonte-MG, oferecendo o preço de R$ 4.691.745,28 anual.

Este valor, no entanto, a empresa recebeu só no ano em que iniciou os trabalhos. Porque em 2012, o custo para os cofres públicos pulou para R$ 5.139.819,23, ou seja, 9,5% mais caro. Neste ano de 2013, contados somente os primeiros oito meses, até 15 de agosto, já tinha recebido R$ 4.275.292,37, média de R$ 534,4 mil por mês que, somados os quatro meses restantes, e desprezados os 15 dias finais de agosto, teríamos um montante superior a R$ 2,137 milhões ainda a serem pagos, ou total geral em torno de R$ 6,5 milhões.

Ou seja, 26% mais caro em comparação ao ano passado. Este valor final estimado para 2013, a título de registro, fica 38,5% acima daquele primeiro dado pela Starbene, e que fez dela a vencedora para fornecer os serviços.

Ou seja, a “inflação” da merenda escolar terceirizada em Olímpia “passeou” na cada dos 12,8% ao ano, ou pouco mais de 1% ao mês. Quando na média dos três anos, oficialmente ela não chegou a 6,5%, ou 0,54% ao mês.

A suspeita de que o prefeito Geninho estivesse com a intenção de descartar a Starbene, até prova em contrário não se confirma, porque a empresa é uma das quatro concorrentes. Junto com ela disputam a licitação milionária a Vivo Sabor, a Qualitá, e a Soluções.

Porém, na manhã desta segunda-feira, somente Starbene e Qualitá enviaram representantes para o cadastramento e consequente acompanhamento da abertura dos envelopes.

Em função disso, só foram abertos os envelopes com a documentação exigida, feitas as rubricas e agora aguardam-se cinco dias para contestações das empresas ausentes e para a avaliação do Jurídico da prefeitura sobre os questionamento feitos pelo representante da Qualitá.

Depois desse parecer, outros cinco dias de prazo para contestações e finalmente marca-se a data para abertura dos envelopes com os valores ofertados por cada uma. Estima-se que a licitação estará encerrada e se conhecerá a firma vencedora lá para meados de outubro.

Até.