Fonte: Diário da Região

Arte: Diário da Região

NÃO É BRINCADEIRA O Ministério Público Federal-MPF de Jales denunciou ontem 19 pessoas acusadas de participar de esquema de fraude em licitações para recapeamento asfáltico em Auriflama, região de Rio Preto. O grupo responderá na Justiça pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica e fraude.

MESMA TURMA Os denunciados são proprietários e funcionários da Demop Participações, Scamatti & Seller e Miotto & Piovesan, funcionários públicos, além do ex-prefeito de Auriflama José Jacinto Alves Filho (PSDB), gente dessa mesma quadrilha da qual estamos ouvindo falar já faz dias.

TRADUZINDO Uma “organização criminosa que corrompia agentes públicos e fraudava licitações para a contratação de serviços, especialmente de pavimentação e recapeamento asfáltico”.

O LÍDER O procurador da República em Jales, Thiago Lacerda Nobre, aponta Olívio Scamatti como líder do grupo na ação penal. De acordo com as investigações, a Demop comandava 31 empresas, a maioria de fachada para conseguir fraudar licitações em 77 municípios – a maioria no noroeste paulista.

O ESQUEMA “Na verdade, tratava-se de um único grupo empresarial pertencente aos Scamatti, subdividido em várias empresas apenas com o objetivo de praticar crimes. As empresas participavam dos processos licitatórios, mas não havia uma concorrência real, já que pertenciam todas ao Grupo Scamatti”, disse Nobre na ação por meio da assessoria do MPF. Todas as emendas saíram dos Ministérios do Turismo e Cidades.

ERA ASSIM “Como as licitações eram direcionadas, as obras eram superfaturadas, e os lucros eram divididos entre os integrantes do esquema – inclusive sendo utilizados para corromper agentes públicos”, afirma o procurador. O ex-prefeito de Auriflama, também foi denunciado por participação nas fraudes enquanto comandava o Executivo.

DINHEIRO VIVO Com o ex-prefeito foram encontrados armas e R$160 mil durante a operação Fratelli deflagrada na semana passada. Outros dois funcionários públicos, à época responsáveis pelas licitações também foram responsabilizados pela fraude.

NÃO SEI DE NADA O secretário estadual de Planejamento, Júlio Semeghini, afirma não ter ligações com a empresa Demop Participações, acusada de fraudar licitações no Estado de São Paulo. Deputado federal licenciado, Semeghini afirmou, por meio de assessoria de imprensa, “que não possui nem nunca possuiu” relação ou ligação de emendas de sua autoria com a empresa Demop.

OTONIEL É LISO, DIGO TEM LISURA O PRB também emitiu nota e disse “crer na lisura” do deputado federal Otoniel Lima, também citado na investigação do Ministério Público.

SENDO ASSIM Como naqueles filmes de suspense, ou mesmo nas reles novelas da Globo, o culpado acabará sendo o mordomo. Ou, no caso específico, os “joões carlos”.

NÃO FUI EU O prefeito Geninho, na entrevista que concedeu à Rádio Menina AM, na semana passada, cujo teor foi reproduzido aqui na segunda-feira, 15, disse à certa altura que o esquema Demop teria vindo para Olímpia na gestão Carneiro. E que conhecia o pessoal da Demop quando ainda era vereador. Mas, pelo que me lembre, os agentes federais disseram em alto e bom som que o enriquecimento brutal do grupo Scamatti ocorreu de cinco anos para cá!

AINDA QUE FOSSE Se agora Geninho (DEM) tenta se esquivar da responsabilidade da Demos et caterva estarem em Olímpia é porque não está muito certo de que esteja, mesmo, “tudo limpo”. Em sendo assim, se o grupo não era de confiança, porque o manteve entre aqueles que disputavam serviços e obras na cidade?

NÃO DA PRA SER FELIZ Sinceramente, ou uma coisa tem tudo a ver com outra, ou uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Se é que me entendem.

TOC TOC Agora que a Operação Fratelli bateu às portas do Palácio dos Bandeirantes, acreditem: a grande (?) imprensa vai esfriar com relação ao assunto. Notem que já na edição de ontem arrolaram um monte de deputados e candidatos não eleitos ou reeleitos petistas entre os beneficiados pelo grupo com contribuição eleitoral. Cortina de fumaça. Podem crer que a tucanada está enterrada até os olhos com este esquema. A diferença é que são amigos dos donos dos jornalões e emissoras de TV.

Até.