O Tribunal Superior Eleitoral-TSE julgará a ação que pode impedir o ex-prefeito e candidato subjúdice de Severinia, Isidro João Camacho, de assumir o cargo de prefeito naquela cidade, até o dia 17, segundo informou o Cartório Eleitoral de Olímpia. E não podia ser de outra maneira, porque a diplomação dos candidatos eleitos a prefeitos e vereadores de toda Comarca de Olímpia foi confirmada para dia 18 de dezembro, uma terça-feira, às 19 horas, na Câmara Municipal.

Inclusive, a pretensão da Justiça Eleitoral local era a de diplomar os eleitos no dia 17, mas teve que mudar de data exatamente por causa do prazo de julgamento de todas as ações eleitorais envolvendo candidatos eleitos. O prazo máximo para a diplomação de todos eles, é dia 19 de dezembro. No dia 21 começa o recesso na Justiça.

Para ser diplomado, o eleito tem que estar com suas contas de campanha em dia, o que é o caso de Olímpia. Por aqui todo mundo já prestou contas, tiveram-nas aprovadas, e estão quites e sem problemas. As contas que ainda não estiverem analisadas – o que não é o caso da Comarca de Olímpia -, terão que estar julgadas oito dias antes da diplomação, ou seja, dia 11.

Estarão recebendo os diplomas de eleitos das mãos do juiz eleitoral Lucas Figueiredo Alves da Silva, que será auxiliado pela promotora eleitoral Daniela Ito Echeverrria, da 80ª Zona Eleitoral, seis prefeitos eleitos ou reeleitos e seus vices (Olímpia, Altair, Guaraci, Severínia, Cajobi e Embauba) e 61 vereadores eleitos ou reeleitos destas mesmas cidades, além dos primeiros suplentes de cada coligação, que, no entanto, terão que buscar os diplomas no Cartório Eleitoral.

Serão no total 73 diplomas, dos quais 67 para eleitos no último pleito de 7 de outubro e seis para suplentes. A cerimônia dura cerca de duas horas. Todos os convocados já foram oficiados pela Justiça Eleitoral.

GUTO É SECRETÁRIO
Desta vez não houve nem discussão e polêmica entre os vereadores por causa do Projeto de Lei Complementar 149/2012, que dispõe sobre modificação de requisito para provimento de cargo em comissão constante da pauta de votação de segunda-feira, 3, da Câmara de Vereadores.

A lei foi modificada para acomodar o vereador Guto Zanette (PSB) na Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer. Atualmente é exigido curso superior, mas a partir do ano que vem não será exigida a formação, apenas que o indicado esteja estudando ou em vias de formação superior.

Acontece que o futuro secretário está com duas pendências na Faculdade de Administração de Empresas em que estuda – agora confirmado por ele a este blog -, e não poderia ter o diploma em mãos até o final do ano, razão pela qual o prefeito se antecipou e mudou a lei, adequando-a ao indicado.

E o que antes era senão, agora está confirmado: Guto Zanette será mesmo o secretário, conforme atestou em conversa com o blog agora há pouco.

Sobre suas primeiras ações à frente da Pasta, disse que não pretende mexer em toda estrutura de pessoal que possui, e que vai deixar fluir inicialmente todos os projetos já agendados – Festival de Verão, Carnaval, Aniversário da cidade -, para depois fazer estudos de viabilidades.

Serão mantidos no cargo pelo menos os diretores de Cultura e Esportes, e aguarda-se a manifestação do diretor de Turismo sobre permanecer ou não. As comissões de eventos também continuam as mesmas. Os primeiros três meses, pelo menos, serão assim. Depois se verá o que fazer, segundo ele.

Até.