O prefeito Geninho (DEM) concedeu sua primeira entrevista, digamos, “não-atrelada” após eleito, no início da tarde de ontem à Rádio Menina-AM. Em pouco mais de 30 minutos, falou-se, se não de tudo, pelo menos dos temas mais cruciais, aqueles que dominaram a opinião pública antes, durante e domina agora após as eleições.

Porém,  de tudo o que foi conversado, o que há para se ressaltar, no frigir dos ovos, são as (não)respostas do entrevistado para questões-chave que cujos resultados práticos dependerão puramente da habilidade política do alcaide. Que ele já demonstrou em “enes” ocasiões possuir. Uma delas diz respeito à Câmara Municipal. “O senhor pretende interferir no que diz respeito à eleição da Mesa?”, foi a pergunta.

A (não)resposta de Geninho: “Ontem eu falei com todos eles (vereadores) e disse que vou deixá-los à vontade, eu saio de viagem amanhã para descansar três dias e quando eu voltar a gente vai se falar mais sobre isso. Dos dez vereadores eleitos, quatro já foram presidentes, então eu acho que todos têm que ter oportunidade, ser ordenador de despesas, a gente sabe de alguns que tem vontade outros que abrem mão, mas acho que ainda está muito cedo para ver isso. Acho que temos um quadro favorável para fazermos nosso presidente, mas falar em nome ainda é muito cedo.”

Sim, parece ser cedo mesmo. Mas, muito mais que isso, parece não ter pressa o prefeito, porque sabe que a situação ali, conforme a formatação, não tem como lhe pregar uma peça. São sete vereadores eleitos por sua coligação. É claro que a palavra final sobre a formação da Mesa será dele. Quando ele diz que “quatro já foram presidentes”, ele descarta, de pronto, Salata, Ferezin, Becerra e Hilário Ruiz. Sobram Puttini, Guto Zanette, Bertoco, Marcão Coca e Pastor Leonardo.

Bertoco já manifestou desinteresse pela presidência. Sobram quatro. Puttini deve sim ocupar novamente a Secretaria de Cultura, Esporte Turismo e Lazer. Sobram três. Cristina Reale sobe. São quatro. Eis a Mesa da Câmara, podendo-se arriscar até quem será o presidente da Casa: Guto Zanette. Se com esta formação não ficar caracterizada a ingerência do Executivo então não entendemos mais nada das armações políticas locais.

(PS: Muitos devem estar se perguntando: “E Paulo Poleselli?”. Bom esse ainda depende de uma articulação política bem mais delicada para ocupar uma cadeira no Legislativo. Articulação que passaria necessariamente pela Secretaria Municipal de Agricultura. E essa Bertoco quer. E Geninho não negou com veemência a possibilidade).

É o que fica mais ou menos claro com a (não)resposta sobre pergunta específica nesta área. “Quanto a trazer vereadores para o secretariado, o senhor tem vontade de trazer algum deles para a prefeitura?”, foi a pergunta.

Eis a (não) resposta: “O Beto vai voltar à Secretaria ainda esse ano para deixar tudo redondo, para 2013 a gente ainda não sabe. Ao contrário da política do passado eu tenho comigo que o político que vem se destacando tem que ter oportunidade para mostrar do que ele é capaz, a exemplo do Beto Puttini, do Guto, do Bertoco, entre outros (que outros?), demostrando que a gente sempre dá oportunidade para que cada um deles possa mostrar o seu trabalho. Então, aqueles que tiverem perfil e interesse de trabalhar conosco em nosso governo vamos pensar nisso com muito carinho, pois é minha vontade ter essas pessoas para reforçar o governo e dar oportunidade para eles crescerem, a exemplo do Beto, que pode mostrar seu lado executor e que o ajudou muito nessa eleição. Apesar de o nosso governo ser técnico, vamos buscar aqueles que têm vocação e condição para ocupar algumas pastas no nosso governo.”

Leram as entrelinhas? Ele tira até o Beto do foco, para depois, lógico, enquadrá-lo novamente. O quadro resultante da votação nas eleições força o burgomestre a fazer uma “virada na mexida”, para acomodar outros interesses, e assim evitar dissabores maiores aqui fora, com eventuais figuras descontentes. E essa virada passa, necessariamente, pela Câmara. Portanto, seja Beto e Bertoco, sejam outros dois da bancada eleita, dois sairão da Casa de Leis. E pelo perfil traçado acima, estes dois seriam Puttini e Bertoco. Resolvido o problema de sua coligação? Ainda não. Falta acomodar as hostes tucanas.

E como? Puxando o primeiro suplente da “chapinha”, Marcão do Gazeta, nome trabalhado pelo vice-prefeito Pimenta e seu grupo político. Porém, isso vai depender de até onde há interesse do prefeito reeleito em confiar um pouco de poder político ao grupo tucano que o rodeia. Até porque, para que isso seja possível, Geninho terá que “cortar na carne”, ou seja, sacrificar uma secretária altamente técnica e seu “xodó”, quem seja, Eliana Bertoncelo Monteiro, apeando-a da Educação.

Por isso, à pergunta “Uma questão dos professores. Vai ter alteração no comando da Secretaria da Educação?”, veio a seguinte (não)resposta:

“Ainda é muito cedo para responder isso, estamos em um momento de fechamento de contas da prefeitura, e nesse momento minhas conversas com os secretários são para que fechem ao máximo as torneiras, o que não for imprescindível adiar para janeiro, para não corrermos nenhum risco na lei de responsabilidade fiscal. De uma forma geral Deus me iluminou muito na escolha dos meus secretários, cada um é muito importante, tem o seu perfil, sei que uma parte agrada a uns a outra não, mas o que importa para mim são os números, e os números têm beneficiado a população, então o secretário não tem que ser simpático, até porque ele não teve voto, ele tem que ser técnico, pegar aquele pequeno orçamento que ele tem nas mãos e fazer o máximo possível. A Eliana foi uma grande secretária da Educação, uma pessoa presente, que trabalhou todos os dias, conseguiu fazer uma união muito forte de esforços, comprometida, diretora de escola há mais de 25 anos, e todos os secretários desse governo não estão nomeados para a próxima gestão, agora nós vamos avaliar o trabalho de cada um e nos próximos 15 dias começaremos a avançar nesse sentido.”

Ou seja, a entrelinha diz, no que entendemos: Será que o peso político tucano compensaria uma mexida tão profunda num dos setores mais sensíveis do meu governo? Ou vocês entenderam outra coisa? A caixa de comentários está à disposição.

No mais, não sei quanto ao vice-prefeito e a tucanada de modo geral mas, para este blogueiro foi surpresa a resposta (e tratou-se, esta, de uma resposta firme, decidida) dada pelo prefeito à pergunta sobre o tempo de sua permanência na prefeitura, se dois ou quatro anos.

“Fico 4 anos. Todos perguntam isso, e eu não tenho dúvidas que eu tenho vontade de um dia crescer na política. Nosso último deputado, Fernando Cunha, teve na sua reeleição treze a quatorze mil votos, faltou pouco para se eleger. Ele tinha uma estrutura muito grande fora da cidade, mas eu acho que com esses vinte mil votos para prefeito e os vários agregados de nossa microrregião eu acho que dá para Olímpia começar a sonhar novamente. Mas os desafios são muitos grandes, a gente fica os próximos quatro anos, é difícil garantir, assinar papel porque a política é muito dinâmica, eu não posso deixar a prefeitura de Olímpia e correr um risco de não me eleger deputado pela nossa região. Então faríamos isso se fosse uma coisa certa, se eu tivesse uma garantia que eu me elegeria deputado e que nosso governo continuasse da mesma forma. Porque eu sei que o Gustavo também pensa dessa forma, dobraria nossa força, porque seria na prefeitura o mesmo grupo e um deputado para ajudar. Mas, a princípio fomos eleitos para mais quatro anos, até porque se eu perder eu não volto para a prefeitura. É uma renúncia que tem que ser muito bem pensada, mas eu quero deixar isso mais para frente, porque ainda temos muitas coisas para fazer pela cidade.”

A pergunta que nos incita a fazer o prefeito com esse posicionamento é: Não tinha sido feito um acordo com o tucano Pimenta de que ele ficaria dois anos como prefeito até mesmo com a finalidade de convencê-lo a continuar vice do alcaide nesta busca pela reeleiçao? Quem ainda não sabe que Pimenta esteve prestes a desistir de caminhar com Geninho? Que chegou-se até a vislumbrar um “racha” ente tucanos e demistas? E agora, Pimenta? Era isso mesmo? A caixa de comentários está à disposição.

Até.