A Comissão Organizadora do 48º Festival do Folclore anunciou hoje, por meio de release, que esta edição da festa levou mais de 70 mil pessoas ao Recinto de Atividades Folclóricas “Professor José Sant´anna”. A contagem inclui, claro, todos os dias, e os três períodos, manhã, tarde e noite, uma inovação que até então não havia se pensado. Mas, de novo, não houve contagem de público de forma oficial. Não houve aferição da presença de turistas no evento. Ao contrário, o que se viu foram os grupos irem dançar para eles nas piscinas onde estavam confortavelmente (Se for para ser assim, então que deixe a festa no seu mês tradicional, agosto).

Diz a Comissão que no palco do Festival apresentaram-se 80 grupos de 15 estados brasileiros. E que durante toda a semana o Recinto ficou movimentado por pessoas de várias cidades da região e até de outros estados que vieram conhecer as diversas culturas (aqui exibidas). “Em nove dias de festa o Brasil esteve presente em Olímpia”, acrescentam. A exemplo de outros anos, também neste o palco foi problemático para os grupos folclóricos. Pouco tempo, interferências em suas apresentações, interrupções. O presidente da Comissão Organizadora, Paulo Duarte, disse que isso estará sendo revisto para o ano que vem. Aguardemos.

Sugestão dada por nós, mas que segundo ele já foi tema de discussão entre a diretoria, um melhor aproveitamento do Recinto no sábado e domingo à tarde, com mais apresentações de grupos, o que possibilitaria equacionar o problema do tempo, fazedo-se uma agenda especial para apresentações também durante o dia. Como levar público para lá, é o nó górdio a ser desatado pelos que estão envolvidos com a organização. Mas não é justo termos uma festa deste tamanho, num recinto enorme como é o nosso, e nenhuma atividade de dança que não sejam nas oficinas. A festa tem que ser festa o tempo todo.

Ontem mesmo na cerimônia de encerramento, a coordenadora dos festivais, Cidinha Manzolli, disse que não gostaria que o Festival acabasse – nem nós, professora, nem nós! -, e por isso não havia preparado o protocolo de encerramento. “Gostaria de perguntar para vocês que país é esse, que cidade é essa e que Festival é esse”, discursou. O país acho que todos sabem o que é, a cidade imagino que também, mas parece que o Festival o olimpiense ainda precisa descobri-lo.

Naquela noite também foi anunciado o Estado a ser homenageado em 2013. Trata-se do Mato Grosso, no Centro Oeste. Talvez este Estado nos traga um pouco mais de alegria e agitação. Pode parecer que não influi, mas o espírito festeiro de quem é homenageado, podem reparar, incorpora na festa como um todo, impregna nos poros dos amantes da festa, deixando-os também alegres e festivos. Os Gaúchos, que me perdoe a “claque”, não vieram para uma festa, vieram para apresentações de gala, distanciando-se muito do Folclore que é popular, que é povo. Tiveram pose de “celebridades”, ali, confinados, a olhar a todos com certa distância.

Em 2013, a 49ª edição do Festival do Folclore será realizada de 20 a 28 de julho, eis que a Administração Municipal insiste em bancar essa idéia exdrúxula e totalmente fora do contexto do evento. Sabedores que somos que os argumentos usados por eles para a mudança caíram todos por terra ou, até pior, voltaram contra eles mesmos, é preciso começarmos a matutar, raciocinar sobre os reais motivos desta antecipação.

No domingo pela manhã, com 45 minutos de atraso, foi realizado o Desfile de Encerramento na Avenida Aurora Forti Neves. O desfile contou com a participação de 75 grupos folclóricos e parafolclóricos, e durou três horas, acompanhado por um público ainda pequeno, talvez mil, mil e quinhentas, duas mil pessoas, se muito. O público dos desfiles de encerrameto já chegou à casa das 8, 10, 12 mil pessoas, quando este ocupava os dois lados da avenida.

A mudança – e sempre a mudança! – do local para a Avenida Menina-Moça, e o trajeto sentido recinto do Folclore, além do horário vespertino, espantou o público. Que agora precisa ser reconquistado. O desfile tem problema, também: a pressa que parece acometer os organizadores. Muitos grupos que veem a Olímpia somente para o desfile, sem se apresentarem no palanque oficial do Recinto, acabam, às vezes, não mostrando o que veio mostrar, seu cântico, suas evoluções e isso causa muita frustração. Paulo Duarte prometeu, para o ano que vem, reformulações aí também. Vamos ver.

No ano passado, também não foi feito um trabalho de apuração da quantidade de turistas presentes no recinto durante a realização da festa, nem do total de público que a festa recebeu. Até 2008 usava-se o sistema de catracas para medir o afluxo de pessoas. Naquele ano, por exemplo, foram registradas mais de 176 mil pessoas nos dez dias do evento.

Ano passado, de freqüência comprovadamente triplicada em relação aos dois anos anteriores – 2009 e 2010 -, a movimentação foi também pelo menos três vezes menor que em 2008. No primeiro ano da festa desta gestão, por exemplo, o público presente na Praça de Atividades Folclóricas “Professor José Sant´anna” durante o 45º Fefol, que aconteceu de 8 a 16 de agosto, pode não ter sido superior a 30 mil pessoas, segundo cálculos não-oficiais. Também naquela ocasião, a Comissão Organizadora não fez a contagem de público por meio de catracas, nem houve uma estimativa oficial da Polícia Militar.

O mesmo acontecendo no ano seguinte, 2010, quando foi visível a queda vertiginosa de público, ficando bem distante da previsão feita antes do evento, de receber entre 150 mil a 160 mil pessoas. Em 2008 haviam sido contabilizados exatamente 176.746 visitantes.

Já em 2011 a Praça de Atividades Folclóricas pode ter recebido cerca de 60 mil a 70 mil visitantes, num cálculo livre tendo como base aferições de público feitas pelo secretário Puttini e pela Polícia Militar. Até na quinta-feira, dava para se calcular cerca de 30 mil pessoas, levando-se em conta que na abertura oficial, no sábado, 23, teria sido registrado público de 17 mil pessoas, segundo Puttini, e que na avaliação da PM, aproximadamente 25 mil visitantes tinham comparecido no primeiro final de semana da festa – sexta, sábado e domingo.

Entre segunda e quinta-feira, a média de público nas noites de apresentações teria ficado entre 1,5 mil a 2 mil pessoas. Ou seja, nestes quatro dias teriam ido à festa entre seis mil e oito mil pessoas, o que totalizaria público entre 31 mil a 33 mil pessoas, com possibilidade de ter chegado a no máximo 35 mil pessoas.

E entre a sexta-feira, sábado e domingo, era possível avaliar o afluxo de público em mais de 35 mil pessoas só nos três dias. Assim, é admissível contar pelo menos entre 60 mil a 70 mil a freqüência no Recinto ano passado.

Agora em 2012, entre sábado, 21, noite da abertura, e quarta-feira, 25, o Recinto do Folclore pode ter recebido um público que bateria nas 30 mil pessoas, segundo números extra-oficiais divulgados pela assessoria de comunicação. A noite de maior público, segundo a assessoria, teria sido a da abertura, com suas “mais de 10 mil pessoas”, segundo o release. Não foi fornecido o público de domingo, mas estima-se aproximadamente em cinco mil pessoas. Outras 3.750 pessoas teriam ido na segunda-feira, enquanto a terça e quarta juntas teriam recebido “cerca de 10 mil” pessoas, informou a assessoria.

Portanto, “chutando” alto, até na quinta-feira o Recinto pode ter recebido cerca de 30 mil pessoas. sexta e Sábado, então, fizeram a diferença, uma vez que a frequência no domingo foi sofrível. Alguém pode achar este detalhe insignificante, partindo do ponto de vista que o evento é de cunho cultural. Mas, não é não. Tem a maior importância sim, o afluxo de pessoas por dois motivos: facilitar a obtenção de parceiros financeiros e sensibilizar as autoridades políticas – aliás, não apareceu ninguém por aqui, perceberam, a não ser o “bigodinho” que ainda falou besteira. E a segunda é pela razão de existir do Festival: a difusão da cultura e do conhecimento.

Até.