A cerimônia de abertura da 48ª edição do Festival do Folclore, realizada neste sábado, dia 21 de julho, contou com a presença de mais de 10 mil pessoas e a participação de vários grupos folclóricos e parafolclóricos do Brasil. A abertura teve início às 18h com a inauguração do Pavilhão Cultural e a entrega dos prêmios aos vencedores do Salão de Artes. A partir das 19h teve início o hasteamento das bandeiras, bem como a execução dos hinos Nacional e a Olímpia.

Em seguida foi dado início ao espetáculo de abertura com o tema “Olímpia, a capital do Folclore revela as tradições, os segredos do Rio Grande do Sul e os encantos do Brasil”, que contou com a participação de mais de 120 alunos das Escolas Municipais.

Após o espetáculo, foram realizados os discursos oficiais. A rainha do Folclore, Ana Carolina de Souza e a aluna Camila Sacchetim de Bortoli deixaram uma mensagem aos presentes. Em seguida foi a vez do prefeito de Xangri-lá Celso Bassani Barbosa falar sobre o festival e ainda da alegria da homenagem ao seu estado. Quem também fez o uso da palavra foi Célia Gomes, delegada regional de turismo, que no ato representou a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. O presidente da Comissão Organizadora Paulo Duarte e a professora Cidinha Manzoli, coordenadora dos festivais também fizeram o uso da palavra e agradeceram aos apoiadores e patrocinadores e a presença dos grupos. A secretária municipal da educação Eliana Bertoncello Monteiro fez o uso da palavra em nome do prefeito municipal Geninho Zuliani, que por conta do período eleitoral não pode participar da cerimônia.

Também estiveram no palco os membros da comissão organizadora do folclore e da Casa do Caipira, Cláudia Sana, coordenadora dos grupos do Rio Grande do Sul, Fabrício Rebeck, presidente da Câmara de Xangri-lá, Paulo Santana, secretário de turismo de Xangri-lá, Luiz Roberto Kuschnaroff, gerente do Sesc de Catanduva, Helenir Hernandes Kuschnaroff, coordenadora da área de comunicação e atendimento do Sesc Catanduva e secretários municipais. Após os discursos, foi realizado o show pirotécnico e as apresentações de todos os grupos do Rio Grande do Sul.

No domingo pela manhã, foi realizado o 41º Campeonato de Truco, 39º Campeonato de Malha e 8º Campeonato de Bocha. E também a tradicional Missa de ação de graças pela realização do 48º Fefol, com a participação dos grupos presentes no festival.

Ainda no domingo, por volta das 20h30, foi realizada a inauguração do Galpão Crioulo, construído na Vila do Caipira. A novidade foi construída por dois gaúchos, vindos de Capão da Canoa. A construção, considerada um mini CTG, começou no dia 11 de julho e já está aberta para visitações, além de servir comidas típicas. A cerimônia de inauguração contou com a participação de todos os grupos do Rio Grande do Sul, do presidente da Comissão Organizadora Paulo Duarte, da professora Cidinha Manzoli, coordenadora dos festivais, da secretária municipal da educação Eliana Bertoncello Monteiro e também do secretário de governo Paulo Marcondes. Antes da inauguração, os integrantes dos grupos cantaram a capela o Hino do Rio Grande do Sul. Em seguida o galpão foi inaugurado e aberto para visitações.

No palco, as apresentações começaram às 20h. No total 15 grupos folclóricos e parafolclóricos se apresentaram. Os shows de danças e cultura continuam nesta segunda-feira, a partir das 20h. A entrada é gratuita.