“Não foi fácil”, desabafou o vereador petista Hilário Juliano Ruiz de Oliveira agora no começo da tarde, após quase duas horas de reunião com representantes da macrorregional do partido e membros da “ala antiga” do PT, no Sindicato dos Bancários.

Mas, ao final, o Partido dos Trabalhadores, juntamente com o Partido Verde-PV e Partido Social-Democrata-PSD, fecharam com a coligação do candidato a prefeito, vereador João Magalhães, tendo como vice o médico pediatra José Roberto Bijotti. A decisão foi tomada após reunião com os dois macrorregionais, que vieram mediar o “racha” havido entre os petistas, uma vez que a “ala antiga” preferia se aliar à candidatura de Helena Pereira, do PMN, a prefeita.

Luciano e Carlos Henrique chegaram em Olímpia por volta das 11h45 desta manhã e depois de quase duas horas reunidos com o presidente da Executiva do PT, Marcos Sanches, o vereador Hilário Ruiz, a secretária da Executiva, Mônica Maria de Lima Nogueira e seus marido, o médico Amado Messias, a decisão foi deixada para a Executiva municipal, sob pena de se expor a uma decisão da Estadual, à qual a “ala antiga” petista vai recorrer.

“Depois das muitas ponderações feitas, onde a macro do PT ouviu os dois lados e concordou com os dois argumentos, temos que tomar uma decisão”, disse Hilário Ruiz ao final da reunião. Segundo ele, a macro não reconheceu a validade do encontro (de quarta-feira à noite)”. Foi tentado um consenso, e como não se conseguiu, “a Executiva Municipal tomou a decisão, por quatro votos a um – o de Mônica, que logo depois apagou seu nome da lista -, que o PT, o PV e o PSD vão se coligar com a majoritária do PMDB”, anunciou o vereador.

“Eles – a ‘ala antiga’ – questionarão a decisão na Executiva Estadual, mas nós também temos argumentos suficientes para embasar a nossa decisão”, adiantou. “Um deles é o fato de o PT estar unido com o PMDB na esfera federal”, completou o presidente da sigla, Marcos Sanches.

“O passado da relação entre as partes tem que ser superado com novas propostas e a construção de um governo melhor”, pontuou Ruiz. “Não foi fácil. Mas, temos que tomar decisões. Terá ônus e bônus, mas no final espero que tenha reflexos positivos para nossos partidos”, completou.

(PS: Ainda não estava encerrada oficialmente a convenção dos oposicionistas no momento do fechamento deste post, razão pela qual não há, ainda, a lista de candidatos a vereadores)

GENINHO E OS 40 CANDIDATOS
Já o prefeito Geninho (DEM) e o vice Gustavo Pimenta (PSDB) ratificaram ontem de manhã suas candidaturas à reeleição, com apoio de 11 partidos, conforme ficou definido em convenção supra-partidária realizada das 8 às 13 horas, na Câmara Municipal. A coligação, intitulada “Olímpia não pode parar”, agrega o DEM, o PSDB, PTB, PSB, PP, PR, PPS, PRP, PDT, PSDC e PTC.

Os candidatos a vereadores são: Valtinho Bitencourt, Lelé, Zé Cocão, Carlão do Posto de Gasolina, Beto Puttini, Dr. Luiz Carlos, Guto Zanette, Geraldo, Salata, Bertoco, Ivo Zangirolami Jr., Paulo Polisello, Marcão Coca, Cristina Reale, Janete, Aparecida, Tamara Boticário, Ângela Gil, Claudinéia, Cássio Bom, João Stelari, Marcão Gazeta, Luciano, Tutela, Juscelino Japonês, Jura Santa Ifigênia, Teu Segurança, Pastor Leonardo, Becerra, Túlio, Silvio Enfermeiro, Hélio Fotógrafo, Marcelo Planejar, Geilza, Simone, Sueli do Postinho, Solange, Raimunda Montagnani, Elisângela, Nayara Amaral.

Até.