Manchetes do semanário “Folha da Região”, edição de sábado passado, 24:

‘Situação faz Santa Casa ficar sem diretor clínico de novo’
A atual situação da Santa Casa de Olímpia seria a responsável por fazer com que o hospital fique sem um diretor clínico mais uma vez. No início da tarde desta sexta-feira, dia 23, o provedor da instituição, advogado Mário Francisco Montini(foto), confirmou que o cargo está vago por causa da renúncia do médico Gustavo Machado Mirandola.

E o que diz o provedor Mário Montini?
Sempre teve problemas. Quando um quer outro não quer. Estão tirando o corpo fora. Ninguém quer ajudar a Santa Casa. O interesse é deixar as coisas piorarem para ver como é que vai ficar.”

‘Após UPA os casos graves nem passarão pela Santa Casa local’
Embora sem uma data definida, após a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que ainda está em fase de construção no terreno onde funcionava o pátio de serviços da Prefeitura Municipal, na esquina da Avenida Deputado Waldemar Lopes Ferraz com a Rua Washington Luiz, no centro, os casos considerados graves serão encaminhados para outras cidades e nem passarão pela Santa Casa de Olímpia.

E o que diz o prefeito?
“A UPA estará pronta ali para fazer todos os diagnósticos, exames necessários, serviços de imagem, qualquer tipo de exame laboratorial que seja. Pronta para dar o diagnóstico final e correto. Se for alguma coisa que a Santa Casa não atenda, através do SAMU, será da UPA para o Hospital de Base em Rio Preto. Não vai passar nem pela Santa Casa. Se for alguma coisa, uma cirurgia que a Santa Casa faça, será da UPA para a Santa Casa”, foi o que afirmou o prefeito Geninho (DEM) em meio a várias respostas.

Santa Casa pode ficar sem ortopedistas dia 1º de janeiro
A Santa Casa de Olímpia poderá ficar sem médicos ortopedistas a partir do dia 1º de janeiro de 2012, caso não ocorra ao menos um acordo e bem costurado, entre os profissionais que atendem o plantão à distância e a direção do hospital. Essa possibilidade foi confirmada no final da manhã desta sexta-feira, dia 23, pelo médico Márcio Henrique Eiti Iquegami, um dos responsáveis pelos atendimentos da área. Além dele, o hospital conta com o serviço de outros três profissionais e todos estariam com a mesma intenção.

De acordo com Iquegami há muitos problemas que não são resolvidos, principalmente por falta de diálogo (grigo nosso). Um desses problemas, segundo ele, é que os equipamentos do centro cirúrgico não estão em condições de garantir o bom resultado de uma cirurgia. “Estão sucateados. Estão se acabando e ninguém repõe”, reclama.

E o que diz a respeito o provedor Mário Montini?
“Não haverá problemas para o hospital caso a paralisação desse atendimento seja confirmada. Vamos cortar o serviço e não tem problema nenhum suspender”. Segundo ele, quando chegar um paciente com trauma de osso ao pronto-socorro será realizada “a estabilização, o que precisar e vai embora. Vai para outro lugar igual faz com casos de neurologia, com problemas de coração”. Simples assim.

OS GANHOS
Querem saber quanto ganham os comissionados e concursados da prefeitura (edição de 17 de dezembro, página 45) e Prodem (edição de 24 de dezembro, página 7)? Acessem o link http://www.olimpia.sp.gov.br. e, na página oficial da prefeitura, à esquerda, embaixo, entrem no link da Imprensa Oficial. Daemo e Câmara Municipal não publicaram ainda suas tabelas.

NÚMEROS
Consta que o prefeito Geninho teria comentado hoje com um representante da imprensa local os resultados de uma pesquisa que mandara fazer: sua intenção de voto estaria na casa dos 65%, a de Walter Gonzalis em 14%, Magalhães em torno de 10%, Helena Pereira 8% e Bira da Ki-Box, 3%. Quanto aos pencentuais do prefeito estou certo que foi ouvido aquele tanto mesmo. Já quanto aos demais pode haver variação de um ou dois pontos percentuais para um ou para outro. Mas a ordem de colocação é essa mesma.

Porém, o prefeito não disse quando, como, nem por quem foi feita esta pesquisa que, se está tão boa assim, poderia ser publicada num dos veículos de informação atrelado ao seu grupo político, depois do devido registro no TRE. Caso contrário, difícil não imaginar que tais valores não estão flutuando ao sabor dos interesses do próprio alcaide.

Até.