Não posso deixar de comentar. Isso já está ficando hilário. Quanta afobação e quanta pompa nas manchetes, e quanta valorização de personas que até ontem andavam na penumbra do poder e da política. O site do bem, só do bem, ataca de novo: “PMDB continua perdendo quadros. Hoje, saíram Cristina Reale e José Luiz Tufanin: a ex-candidata a vice e líder rural do Alegria” (Percebam o esforço redatorial). Você dormiria sem uma informação dessa? Já estava “apagando” meu PC quando no Facebook tão importante notícia chamou minha atenção.

E o fato é tão relevante que me ponho a postar mais um texto, o segundo do dia, fato quase inédito ao longo da existência deste blog. Que aliás já havia antecipado ontem mesmo que a outra desfiliação e filiação ao PR de Bertoco seria da Cristina Reale, ex-secretária da Assistência Social por oito anos de Carneiro, ex-candidata a vice na chapa com Pituca na eleição passada. E agora ex-“inimiga ferrenha” do então candidato, hoje prefeito Geninho (DEM). Mas, o autor do maltraçado texto comete algumas impropriedades.

Por exemplo, quando diz que “a base do ex-prefeito Luiz Fernando Carneiro (PMDB) perdeu mais duas lideranças hoje, com a desfiliação de seu partido de uma liderança comunitária e da ex-candidata a vice-prefeito da coligação do PMDB, nas últimas eleições, Cristina Reale, que saiu do PSB”.

Primeiro, Reale desde o fim das eleições do ano passado já não faz mais parte da “base” do ex-prefeito, e muito menos se desfiliou “de seu partido” (Carneiro), já que o próprio texto diz, ela estava saindo do PSB (o que é outro erro crasso). Ela já estava afastada do grupo, portanto, há mais de um ano.

Outra impropriedade, ao dizer que Reale “abandona o partido da vereadora Priscila Foresti (Guegué)”. Na verdade, Reale está desfiliada do PRB desde o ano passado, e atualmente estava filiada ao PSD, de Kassab, que conforme já disse algumas vezes por aqui, está sendo estruturado em Olímpia pelo vereador Hilário Ruiz, por meio de seu “pupilo” Fernando dos Santos.

Outra impropriedade: “Tufanim se diz decepcionado com o anúncio da pré-candidatura a prefeito do vereador João Magalhães (PMDB) e, por isso, não quis mais ficar no partido.” Não sei o que se passou entre os dois, não posso opinar neste particular mas, “decepcionado com o anúncio da pré-candidatura a prefeito” chega a soar ingênuo demais. Ingenuidade do escrivinhador? Do orientador? Ou do próprio Tufanim, que poderia estar achando que pré-candidatura é fato consumado?

E que ambos iriam para o PR do vereador Dirceu Bertoco já não chega a ser novidade. José Luiz Tufanim é classificado pelo “escriba” do poder como “líder comunitário do Bairro Rural Alegria”. E diz ao final que “Reale vinha sinalizando que não mais estaria afinada com as fileiras carneiristas e, assim, veio para a base do prefeito Geninho Zuliani (DEM)”. Só um ponto: ela não estava “sinalizando”. Ela, há muito tempo, como disse acima, não mais integra “as fileiras” da base carneirista.

Esta pirotecnia político-eleitoral chega a ser muito engraçada. Os únicos que a levam a sério são seus próprios personagens. O público, pelo que se vê, não sabe se chora ou se ri, mesmo que seja um riso torto.

Até.