Tem para todos os gostos e preferências, sejam ideológicas, sejam de oportunidade. E eles estão à caça de futuros candidatos a uma cadeira na Casa de Leis. Para prefeito, com certeza, se aglutinarão e dos 16 formalizados junto ao TSE, acabarão por se tornar dois ou no máximo três na composição para a disputa majoritária. Falo dos partidos políticos em nível local, uma verdadeira salada mista nada ideológico-partidária, mas, sim, puramente político-eleitoral-partidária, numa classificação livre do panorama.

Como partidos tradicionais, poderíamos classificar apenas três dos 16 regularmente constituídos. Quais sejam, o PT, o PMDB e o PSDB, siglas que existem firmes e fortes na cidade por décadas, PT e PSDB desde suas fundações em nível nacional, e PMDB desde os áureos tempos do velho e aguerrido MDB. O primeiro, passando por diversas correntes no espectro ideológico, e o segundo, sempre nas mãos do mesmo grupo político, em revezamento, e agora começando a ser transferido para a segunda geração no entorno do tucanato local. Já o PMDB teve seu quadro modificado em muito, agregou diferentes correntes, sobrando poucos peemedebistas “tradicionais”, de origem.

Os demais partidos foi ou são meros apêndices dos interesses de quem os detém. Mas, vamos ao que interessa, porque você naturalmente quer saber quem é quem, no universo partidário olimpiense, certo? (*Quem ainda tiver tempo, depois, leia duas importantes notas finais)
Comecemos com o Partido dos Trabalhadores, que é um diretório, ou seja, é um partido já perenizado na cidade – os não-perenes são comissões provisórias. O número 13 tem “sede” à Rua Marechal Deodoro, 840, Centro, mais especificamente na residência de seu presidente,  o comerciante Marcos Antônio Assunção Sanches, o Marquinhos Sanches da bicicletaria. Compõem  a direoria do partido Fernando Roberto da Silva, como vice-presidente; Aroldo Braido Júnior, como tesoureiro; Mônica Maria de Lima Nogueira, como secretária-geral; o vereador Hilário Juliano Ruiz de Oliveria, como líder da bancada e Imaculada Silva dos Anjos, como secretária de Formação.

O Democratas, partido do prefeito Geninho, sob o número 25, é Comissão Provisória, tem o próprio alcaide como presidente e endereço da sede na Rua Arlindo Dias Guimarães, 119, no Jardim Tropical II – não consta ainda no TSE mudança de endereço, já que é sabido não residir mais ali o prefeito. Também consta ali como relefone do partido, o número da Câmara Municipal – 3279-3999. Também consta ainda como vice-presidente o ex-prefeito recentemente falecido, Wilson Zangerolani (sic); o secretário de Finanças da prefeitura, Cleber José Cizoto é o tesoureiro; o chefe de Gabinete do prefeito, Jayr de Alencar, é o secretário-geral; o empresário Ronald Remondy Júnior e o 1º membro; o advogado Osvaldo Antonio Serrano Júnior o 2º; o Procurador Jurídico Edilson Cesár De Nadai é o 3º membro; João Paulo Polisello, o Pita, funcionário comissionado, é 4º membro e o irmão do prefeito, Carlos César Zuliani, o 5º membro ativo.

Por sua vez, a Comissão provisória do Partido Democrático Trabalhista, o PDT 12, tem como presidente Ana Rosa da Silva Gerolin,  esposa do vereador do DEM Primo José Álvaro Gerolin. A “sede” fica na Praça Altino Arantes, 122. O engenheiro Fernando Barbosa Velho é o 1º membro ativo; Tarciso Gerolin o 2; Carla Medeiros F. Ribeiro, o 3º; Elisangela Regina da Silva, o 4º; José Antônio Mazer, o 5º; Aline Spegiorin Zanirato, o 6º; Carlos Alberto Zanirato, o 7; Aldeir José da Silva, o 8º; Léia Terezinha R. da Silva Spegiorin, o 9º, e Valdenilda de Paula Martins, o 10º membro ativo.

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB 15 -, é um Diretório com sede na Rua 9 de julho, 640, Centro. Seu presidente é o vereador João Batista Dias Magalhães; o 1º vice-presidente é o ex-prefeito (2001-2004/2005-2008) Luiz Fernando Carneiro; o médico, ex-vice-prefeito e cadidato derrotado nas eleições passadas José Augusto Zambon Delamanha, é o 2º vice-presidente; João Lopes Barboza é o tesoureiro; Elmo Eduardo Pereira é secretário; Rosali Gobato Ducatti é secretária-adjunta; José Renato Tonelli Bertolino é 1º suplente; Flávio Fioravante Júnior é 2º suplente; José Olimpio Montozo é o 3º; Carlos Eduardo Laraia Branco é 1º vogal e Paulo Alberto Fonseca, o  2. Rubens Antonio Gianotto, que seria o 4º suplente, consta como excluído do partido.

Situação diferente de todas é a do Partido Progressista, o PP 11, do vereador Salata. No TSE está registrado como “Comissão Interventora” desde junho passado, constando como sede a Rua São João, 687. O presidente é o próprio vereador-suplente; Vera Lúcia de Souza é 1º tesoureiro; Paulo Júnior Freitas de Oliveira é 1º membro; Maria Alice Moreira Salata, irmã do vereador, é 2º membro; Alessandra Cristina da Silva é 3º; Fabiana Cristina Cezário é 4º; Vera Lúcia Sadoco, 5º; Marlene Jesus Neves, 6º; Diego Henrique Bresqui, 7º; Cláudia Regina da Silva, 8º; Oriel Paiva Lima, 9º; Helena Sadoco, 10º e Élcio Ferreira Rainho, o 11º membro.

O Partido Popular Socialista, o PPS 23, consta no TSE como Comissão Provisória, mas inativa desde fevereiro passado, após uma regularização feita em agosto de 2007. Não consta Comissão Executiva, e o ex-vereador  Marco Antônio Parolim de Carvalho é dado como “presidente inativo”. Outra Comissão provisória é a do Partido da República, o PR 22, presidido pelo vereador Dirceu Bertoco. No TSE consta que o partido tem um único membro: ele mesmo.

O Partido Republicano Brasileiro, o PRB 10, pelo qual a vereadora Guegué se elegeu, também está na fase da Comissão Provisória, tem sede na Rua Marechal Deodoro, 1140, Centro, e como presidente a ex-primeira-dama Rosane Maria Fernandes Spinola Carneiro; como vice, Luiz Carlos Foresti Filho; a vereadora é a tesoureiro; Fernanda Spinola Carneiro é secretária geral  e Ana Raquel Ferreira Pedro é a vogal. O Partido Socialista Brasileiro – PSB 40, é Diretório, mas é outro caso em que no TSE consta apenas um membro como integrante, seu próprio presidente, Nilton Roberto Martinez, mas está classificado como “ativo”.

O Partido Social Cristão – PSC 20, consta ter sede de sua Comissão Provisória na Vila Borges, e seu presidente é o comerciante Marco Antônio dos Santos. O vice é Fábio Henrique Borges Vilela; Vitor Luis de Camargo é o tesoureiro; Jesus Aniceto Júnior, o secretário; Marcozalem Calsavara Gomes, 1º vogal; Jesus Aniceto Júnior é também 2º vogal e Eduardo Luis Alves da Costa, o 3º vogal.
 
O Diretório do Partido da Social Democracia Brasileira, o PSDB 45, consta ter sede na Rua Conselheiro Antonio Prado, 925, Centro, e tem como presidente o vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Luiz Gustavo Pimenta; João Vitor Ferraz é vice-presidente; Roque Gil Neto, tesoureiro; Ademir Antônio de Freitas, secretário; o secretário de Agricultura, ex-prefeito José Fernando Rizzatti (1989-1992/1997-2000), é o 1º suplente; Mauro Pimenta, o 2º; Francisco de Assis Madalena, o 3º; Ceniro Stefaneli Neto, o 4º; Gustavo Trindade Rizzatti e Luiz Fernando Maricato estão como vogais.

A filha do vereador do DEM Primo Gerolin, a advogada Tatianne da Silva Gerolin é quem preside o Partido Social Democrata Cristão, o PSDC 27. A agremiação tem sede também na Praça Altino Arantes, 122, mesmo endereço do PDT, partido também da família Gerolin. Ander Paulo Rizzon é o 1º vice-presidente; Wagner José Ribeiro é o 2º vice; Anderson Ferreira Braga é tesoureiro geral; Moema Tinte Assol é 1ª tesoureira; David Seixas Mendes, o 1º secretário e Gabriela Galeti, secretária geral.

Olímpia contará também nesta eleição com o Partido Trabalhista do Brasil, o PTdoB 70. Sua Comissão Provisória tem sede na Rua 13 de maio, 83. Seu presidente é o ex-vereador Antônio Delomodarme, o Niquinha. O vive-presidente da agremiação é o radilaista Márcio Matheus Gonçalez; Alessandra Delomodarme é a tesoureira; Inês Aparecida Mioto é a secretária e Janeclei Delomodarme, membro.

O velho e tradicional Partido Trabalhista Brasileiro, o PTB 14, embora há muitos anos em Olímpia, ainda não saiu da situação de Comissão Provisória. Ele tem como endereço a Rua Antonio Morandi, 87, no Jardim Leonor, e como presidente o secretário Humberto José Puttini, vereador licenciado. Adriano Correia Berti, Alexandre Henrique Pagoto, Douglas Renato Caron, Juliana Cristina dos Santos membro, Lisandro Cândido Borges, Luiz Sérgio Bailão, Marcos Agnaldo Franceschini, Rejane Bronhara Puttini, Ricardo José Ferreira Perroni e Rodrigo Pereira Gonçalves, são membros do partido.

Já a Comissão Provisória do Partido Trabalhista Cristão, o PTC 36, que consta ter sede na Rua Edson Souza Pereira, 138, no Jardim Jardim Tropical I, tem como presidente Luiz Gustavo Galetti Marques; como vice, Hanna Valeska Orro Marques; Márcio Augusto Matias Perroni é o tesoureiro; Gustavo Matias Perroni é secretário-geral; Agostinho Perroni, secretário e Suely Campos Orro, é suplente. 
 
O Partido Trabalhista Nacional, PTN 19, estará no pleito de 2013 com sua comissão provisória. Com sede na Rua Paulo Brancalião, 194, na Cohab III, a sigla tem como presidente o ex-vereador e presidente da Câmara, pai do atual presidente do Legislativo, Jesus Ferezin; André Luiz Brocanello é o vice-presidente; o chefe de Gabinete da Câmara, Jordano Antonio Ganâncio é o tesoureiro; Vitor Ricardo Travagin Miranda, é o secretário-geral; Yago Brocanello é o 2º secretário e Ricardo Buzatto Miranda é o vogal. Por fim, o Partido Verde, o PV 43, tem sua Comissão Provisória presidida pelo cartorário Walter Gonzalis, que é também seu único membro, conforme dados do TSE.

ELA JÁ ESTÁ LÁ!
Vem aí mais uma novidade do Governo Geninho que vai deixar muita gente de queixo caído, outro tanto irritado ao extremo e muitos mergulhados na incredulidade. Há fortes rumores não desmentidos até então – ao contrário, alimentados pelos últimos acontecimentos -, de que a ex-secretária por oito anos no Governo Carneiro, Cristina Reale, já estaria engajada no grupo genista, firme e forte. E quem a viu na noite de ontem na festança dos “cowboys”, no Thermas dos Laranjais, diz não ter dúvidas de que a nova “aquisição” do prefeito está chegando bastante prestigiada pela turma.

Na festa com toda família, Cristina Reali, dizem observadores, teve a mesa mais concorrida da noite. Cumprimentos efusivos e curiosidade geral. Sabendo que sua “praia” é a Assistência Social, parece que o vice, Gustavo Pimenta, mais uma vez pode ceder seu lugar para a expert na área. E parece que o alcaide não combinou isso com seu vice. Mas, talvez Pimenta não “caia” desta vez, porque pode haver uma alternativa onde a ex-secretária carneirista venha a se encaixar: no Fundo de Habitação de Interesse Social, o FHIS, cuja criação foi aprovada pela Câmara na segunda-feira, 5, por unanimidade (PL 4.396), em regime de urgência.

Pelo que se depreende de seu texto, o FHIS terá status de secretaria, já que terá dotação própria, por meio da função Habitação, e demais recursos de empréstimos externos e internos, fundos, contribuições e doações, receitas operacionais e patrimoniais etc. Ou seja, uma função importante e estratégica para o Governo Municipal, eleitoralmente falando, já que lidará com o bem mais precioso e cobiçado pelo cidadão, a casa própria.

E quem melhor para lidar com as “massas” que Cristina Reali? Se bem que o FHIS será gerido por um Conselho-Gestor, a ser presidido pelo secretário de Obras e Engenharia, Gilberto Toneli Cunha. De maneira que Pimenta deve, sim, botar as “barbas” de “molho”.

MAIS UMA VEZ!

opuma.blogspot.com

O blog do bem, só do bem, mentiu mais uma vez. Para variar, envolvendo o nome da vereadora Guegué. Agora disse que ela havia sido lançada candidata a prefeita em convenção do PRB sábado passado em Rio Preto, pela ex-primeira-dama Rosane Carneiro. E que teria feito um discurso confirmando que era sim, candidata, e que “iria ganhar a eleição em Olímpia”. Pura e a mais deslavada mentira. Primeiro que a ex-primeira-dama sequer usou da palavra no encontro. Foi como presidente do partido em Olímpia. Segundo que no discurso preferido, Guegué apenas falou da vereança. E quem quiser confirmar é só ir ao Youtube, digitar “convenção do PRB em Rio Preto”, ou coisa parecida, para ver, na íntegra, o discurso da vereadora.

Questionado sobre onde obteve a informação, o responsável pelo texto disse que fora de uma “fonte”. Mas, sem poder ratificar o que escreveu, tirou o texto do blog. então, para quem havia lido e depois estranhou o sumiço da matéria do blog do bem, só do bem, está aí a razão: a mentira tem pernas curtas.

Até.