A oportunidade me foi apresentada agora, em função de um texto matreiro, replicado em Olímpia pelo blog bate-pau do lambe-botas Leonardo Concon. Trata-se de um exemplo clássico, uma pérola do colunismo de encomenda. E como ele trata exatamente de campanha política, me veio então o momento para tratar deste assunto. Mas, antes, expliquemos a tal nota, e a razão pela qual a mesma foi replicada pelo blog bate-pau.

Existe aí uma clara intenção de jogar na vala comum da política eleitoral as matérias que o jornal Planeta News tem publicado nas suas últimas edições, dando conta de que empresas que prestam serviços à prefeitura têm endereços na Jucesp que não conferem com os reais. As implicações podem ser muitas e, por isso, o melhor a fazer é desqualificá-las, para que o (e)leitor se perca em pensamentos mil. Mas, aviso aos navegantes: isso às vezes funciona com quem tem credibilidade a toda prova junto à opinião pública.

Trata-se, sem sombre de dúvidas, de uma publicação orquestrada, que atende aos interesses do Executivo municipal, perpetrada, também seguramente, pelo vereador Salata (PP), lider do governo na Câmara, que tem estreitas ligações com a família Monteiro de Barros, de Barretos, detentora do diário em questão, e cujo patriarca, João Monteiro de Barros Filho já foi agraciado, em 2006, com um Título de Cidadão Olimpiense, por meio de projeto de lei de autoria do hoje vereador-suplente, na sua gestão anterior – 2001/2004.

E todos se lembram, também, que foi por meio desta família que Salata trouxe para Olímpia a Rede Vida, que é de propriedade dos Monteiro de Barros. Bem como o “Diário de Barretos”. A trama nem tão difícil de perceber assim consiste na triangulação fonte-coluna-blog bate-pau. A publicação fora é para dar “credibilidade” à “informação”. Mas quem deu esta informação ao xará do vereador Salata? Ele procurou a vereadora para perguntar se é verdade? Parece que não. A nota, então, saiu do nada? Não. Ela foi combinada, sem dúvidas.

E a caracteriazação de coisa encomendada fica explícita no blog bate-pau: “Campanha antecipada? Diário de Barretos anuncia pretensão de diretora de jornal e vereadora de ser prefeita de Olímpia em 2012”, gritou o tal blog, seguindo depois: “A vereadora de oposição e diretora do semanário ‘Planeta News’, Priscila Foresti (Guegué, PRB), está sendo anunciada como ‘pré-candidata’ a prefeita em 2012, na disputa eleitoral em Olímpia.”  E não é só isso, vem o complemento:

“E o anúncio foi feito fora da cidade: em Barretos, através de um dos diretores do jornal Diário de Barretos, Luís Antonio Monteiro de Barros. Para os observadores políticos, isso explica a ‘guerrilha jornalística’ de oposição iniciada pelo seu semanário e confirma, também, que, para Guegué, a campanha eleitoral foi antecipada e já começou.”

Não é um primor de informação? E o complemento, então? “Observadores políticos”? Quais? O que “explica” o quê? E o que “confirma” o quê? Notem que, num arroubo estrondoso de jornalismo-vidência, o blogueiro coloca não palavras, mas pensamento – ou, melhor ainda, tomada de decisão da vereadora em questão em relação a seu futuro político. A campanha eleitoral “foi antecipada” por quem? “Começou” onde, quando e por qual razão, motivo ou circunstância?

Primeiro que, caso o jornal tivesse publicado tal nota de livre e espontânea vontade, qual o problema? Notem, abaixo, que trataria-se apenas de uma (tão odiada pelo blogueiro) ilação do colunista, caso não fosse coisa “plantada”. Vejamos a tal nota, reproduzida, com direito a foto e selo da coluna, em PDF, no blog bate-pau: “A vereadora Priscila Seno Foresti, que integra a oposição ao atual prefeito Geninho Zuliani, deve ser candidata a prefeita de Olímpia nas eleições de 7 de outubro de 2012”. Hã, e daí?

Se o jornalista amigo do peito do vereador Salata quiser dar um brilho a mais à sua coluna, pode publicar que os vereadores Dirceu Bertoco (PR) e João Magalhães (PMDB) também devem ser candidatos a prefeito naquelas mesmas eleições. Também o ex-vereador e empresário Bira da Ki-Box pode ser candidato a prefeito em 2012. Tem ainda Walter Gonzalis (PV), que obteve cerca de oito mil votos nas eleições passadas.

E não se pode esquecer do ex-vice e candidato a prefeito derrotado nas eleições passadas, Dr. Pituca, que armazena um acervo superior a 8 mil votos. Do ponto de vista eleitoral, seria mais interessante enfocar Dr. Pituca, ou não? Mas, a intenção não é essa. A intenção é simplesmente desviar o foco da atenção do cidadão. Mas pode ser que até consigam junto aos médios. O cidadão consciente consegue enxergar estes engendramentos políticos. E os condena. Pela primariedade e insuspeita tentativa de menosprezar a inteligência de cada um de nós.

Até.