Amigos do blog, pafraseando o saudoso e folclórico Delapita (Orides de Freitas, funcionário público municipal, ou melhor, “arquivista”, como gostava de ser chamado), um parêntesis: hoje vou falar de uma coisa bem auspiciosa para a cidade. O Instituto Fausto Giannecchinni, Ong dirigida por aquele que foi um dos maiores jogadores de basquete do país, anos atrás, voltada para o atendimento de crianças e jovens em situação social carente de atenção, chegou a Olímpia.

O Instituto foi fundado em 2009, e  a partir do meio de 2010 começou a fazer projetos, beneficiados pela lei paulista de incentivo ao esporte, que são créditos outorgados do ICMS, pelas empresas.  Por aqui, foi assinado um contrato na segunda-feira, 31, com a Açúcar Guarani. No momento está sendo executada a parte burocrática, o que levará todo este mês de fevereiro, e em março, já será iniciada a parceria com as prefeituras de Olímpia, Barretos, Colina, Guaraci, Tanabi, Severínia, Guaira e Guapiaçu, onde existem pólos da Guarani. Olímpia será a sede.

O projeto vai funcioonar com atividades de basquete duas vezes por semana, para crianças e jovens de 11 a 17 anos, do sexo masculino e do feminino, que deverão estar matriculados nas escolas e frequentando as aulas. Também têm que ter nota, presença e disciplina dentro da sala de aula. Os participantes não vão pagar nada, vão ter reforço alimentar, e contar com profissionais trabalhando, e uniformes. “Temos uma estrutura montada fantástica”, garante Giannecchinni.

A cada dois meses, será feita uma atividade na cidade, beneficiando toda a comunidade. Será um dia todo de atividade esportiva, com palestras motivacionais, falando de saúde, do mal provocado pelo cigarro, pela bebida e o uso de drogas, com psicólogo responsável. “Será um dia de atividade para toda a comunidade,  uma interação entre escola e família”, explica.

“Trata-se de um projeto sem fins lucrativos, que virá atender crianças necessitadas”, diz Fausto. O projeto abrangerá mil crianças em todas estas cidades. Na comarca serão atendidas Olímpia, Severínia e Guaraci. “Já falamos com todos os prefeitos, levamos declaração das prefeituras ao Governo, e o projeto foi aprovado e já foi publicado no Diário Oficial”. O projeto de Giannecchinni se chama “Assistência Para a Vida”. “Vamos agora visitar as prefeituras durante este mês de fevereiro, capacitar os professores e estagiários, e depois entrar com as atividades esportivas.”

O nome dado ao projeto, segundo seu organizador, tem duplo significado. “Dentro do esporte, a ‘assistência’ é um passe bem dado. Na vida pessoal, é uma ajuda. Então, Assistência Para a Vida, núcleo Olímpia e região, resume bem isso”.

Para que um projeto como esse possa ser levado adiante, Giannecchinni diz serem neecessárias as junções de três polos: políticas públicas, para viabilizar o trabalho fisicamente; iniciativa privada, que entra com os créditos do ICMS, cobrindo as despesas, e Terceiro Setor que, no caso, é o Instituto Fausto Gianecchinni. “Estamos com estimativas de fazer quatro turmas de 30 alunos. Vamos juntar 120 participantes em cada cidade”. Ainda haverá chances dos integrantes do projeto deslancharem no esporte, no caso o basquete. “Vamos detectar aqueles que tiverem mais aptidões e vamos levá-los para centros mais desenvolvidos”, promete.

O IFG terá um site, em breve, por onde se poderá fazer as inscrições, ou mesmo nas próprias prefeituras das cidades a serem atendidas elas poderão ser feitas. O contrato com a Guarani tem validade para todo este ano e começo de 2012. Aqui em Olímpia as atividades poderão ser desenvolvidas no Ginásio de Esportes ou em outro lugar indicado pela prefeitura, já que é uma parceria.

Até.