Classificando como “boato” (já está se tornando cansativa esta classificação) texto postado aqui hoje de manhã, dando conta da “queda para o alto” da secretária municipal de Saúde, Silvia Forti Storti, o prefeito, como sempre faz, procurou o blog oficialesco para garantir a permanência da técnica à frente da Pasta. A própria secretária também falou por aquele “canal quase-oficial (não o é por certas contingências), negando que estaria de saída. O noticiarista da corte diz mais: que o “boato” foi lançado “sem checar”. 

Se o escrivinhador a serviço das “fontes oficiais” tivesse lido o que postei hoje de manhã, veria que consultei sim, o “outro lado” (que para ele é um só – o oficial). Consultei quem hoje considero de maior confiança dentro da administração pública quando se trata de buscar informações, o secretário de Administração, Walter José Trindade. E está lá, bem escrito, tudo o que ele disse a este ordinário e independente blogueiro.

“Só se ela teve um infarto ontem depois das oito da noite”, brincou Trindade. Isto porque, segundo ele, Silvia esteve em reunião no Gabinete do prefeito Geninho (DEM) até àquela hora. Depois, reafirmou sua negativa, dizendo que acabara de receber um despacho assinado por ela, relatando a falta de determinado medicamento na rede. Isso é ouvir o outro lado, ou o quê? Portanto, se é isso que estão cobrando, aí está, o “outro lado”. O demais publicado é extraído de fontes externas, um direito que nos assiste. Compete ao leitor formar seu juízo (dãããã, princípio básico do jornalismo até de província).

Peca muito mais na lida com a informação, quem se alimenta na fonte do poder, e traz tudo o que lá é externado, como se a absoluta verdade fosse. Quando, aos olhos do bom jornalismo, não deveria passar de “versão oficial”. Talvez por que grande parte do público leitor de jornais olimpiense esteja habituada a ler material de segunda categoria – aquele que só enaltece e não admite que se aponte falha nos poderosos de turno, eis que sempre sobreviveram à soldo – pode estar a exigir que este blog trabalhe com a mesma filosofia, que é a de tornar verdade absoluta, o que, repito, não passa de “versão oficial”. 

A secretária disse ao notiacirista da casa: “Não tenho nenhum plano de deixar a Secretaria da Saúde de Olímpia”. E aí, eu também não tenho planos de morrer amanhã. E antes de afirmar que minhas ‘fontes’ são ‘furadas’, é melhor esperar um pouco. Devemos nos mirar no caso da secretária de Assistência Social, que também era “boato”, que também provocou a mesma fúria no alcaide, que também veio à público dizer que “não tinha planos de deixar a secretaria”.

E, ademais, qual é o absurdo de ver o médico Luiz Fernando Rímoli secretário – será que Concon sabe de fatos desabonadores a respeito do médico que nós, mortais, não sabemos? Se ele hoje dirige o “postão” é porque o prefeito, seu meio-patrão, viu nele méritos para tanto. Ou não? O prefeito Geninho (DEM), se é que ele disse isso mesmo (sei porque faço o reparo), incorre em falso, porque, naturalmente, sabia que este blog havia consultado Trindade. Porque foi em seu Gabinete.

“Mais um boato que esse jornalista, a serviço de políticos que não querem o bem da cidade, vive publicando sem ouvir o outro lado”, teria dito o prefeito ao serviçal escrivinhador. “É mais um boato que é lançado. Vou continuar até o final do mandato, se depender de mim”, reforçou a secretária ao bate-pau. Aí, o prefeito garante: “Não há, nunca houve, e nem haverá, a intenção deste governo de abrir mão da competentíssima secretária da Saúde Silvia Forti. Só é contra ela quem sente saudades dos velhos tempos. O desenvolvimento da cidade é reconhecido até por ferrenhos críticos do passado e de momentos presentes, também”.

Como sempre – e já nos acostumamos a isso – exagerado o prefeito.

Portanto, a ira, o contraditório é natural. Mas taxar o post de boato é tentar desqualificar a informação. O objetivo do blog é também o de trazer à tona as pulsações da rua, porque nelas, via de regra, está a verdade. Que, mais cedo ou mais tarde, por bem ou por mal, acaba aparecendo, vindo à tona. É quando todos se calam. Ou criam uma “versão oficial” para dourar o fato e dizer que “não, não era o que estava previsto, o que houve foi mudança de plano” quando, na verdade, a ‘vox populi vox dei’ fez ali mais um pouso rasante, estava fundamentada. Mais ou menos demorado, não importa.

E, ademais, não há porque tanta ira, uma vez que o publicado aqui, ao contrário de denegrir enaltece a figura da secretária, ao aludir que ela “cairia para cima”, já que os rumores davam conta de que ela estaria prestes a assumir um cargo na Diretoria Regional de Saúde, em Barretos, onde, se a secretária não sabe (mas é claro que ela sabe), esta informação também estava circulando forte no dia de hoje.

Quanto a nós, fecho com o dito popular mais apropriado em casos como estes: “Gato escaldado tem medo de água fria”. O resto é servilhismo.

Até.