Pois é, não costumo fazer “balanços” sobre acessos ao blog ao longo dos meses ou do ano. Mas, desta vez é preciso, por que há um fenômeno a registrar: o espetacular crescimento nos acessos ao blog neste mês de dezembro. Crescimento este, aliás, que vinha sendo observado ao longo dos meses, mas o récorde absoluto foi no mês passado, com 8.364 acessos únicos, um marco para um espaço onde o forte é a opinião, não a notícia. E, ainda por cima, opinião de um só, eu, seu mantenedor, e dos leitores que mandam seus comentários, democraticamente.

Na comparação com fevereiro passado, quando recebemos 3.661 visitas, o que já representava um crescimento considerável em relação ao último mês de 2009, o crescimento ficou perto de 128,5%, num salto diário de 130 para 269 visitas, na comparação do período.  Na média, são 175 visitas por dia. Por páginas acessadas, a média pulou de 274 para 882. Nos 11 meses contados de fevereiro, foram 58.691 visitas.

No mês de dezembro foram 27.352 page-views, média de 3.2 por acesso único. O dia que teve o maior número de acessos, individualmente, foi 15 de dezembro, com 378. Naquele dia havia postado uma avaliação sobre o futuro político-eleitoral da cidade, em destaque a ainda não revelada relação conflituosa entre o prefeito Geninho (DEM) e o vice-prefeito Gustavo Pimenta (PSDB), e a possibilidade deste romper com o Governo e se lançar candidato contra seu hoje parceiro, numa “frente ampla”.

Os acessos vêm de várias partes do mundo, com maioria, claro, do Brasi – 51.21%, seguido de localidades não identificadas – 26.82% e Russia: 6.74% (vai saber por que, né?). Mas, o sistema aferidor registra outros países, como Samoa, Portugal, Japão, Alemanha, Espanha, até Ucrania, Luxemburgo e vários outros.

De fevereiro até o mês passado, foram 492 posts, que receberam 542 comentários aprovados, fora os que foram deletados por conterem ofensas ou temas inapropriados. Foram, neste período, 153.875 page-views.

Portanto, só me resta agradecer a todos que confiam neste espaço, que buscam aqui, talvez, um pouco de “luz” sobre os fatos, àqueles que me criticam, àqueles que me elogiam sempre, àqueles que tem este espaço como formador de opinião, àqueles que tem neste espaço um alento para suas inquietações, e até àqueles que me acham um porre, mas não deixam de acessar só para ter do que falar nos bares da vida. A todos, muito obrigado.

A propósito, neste mês de janeiro já fui acessado por 742 abnegados, até hoje, média de 185 visitas por dia. Volto a frisar, o fato é relevante por não se tratar de um espaço dedicado a noticiar fatos mas, sim, a comentar os fatos do dia e/ou da cidade. Porque muito mais fácil ter milhares de acessos quem dá notícias simplesmente. Mas um espaço de debates ter esta recepção junto às pessoas, é que me deixa muito feliz. Obrigado mais uma vez!

Até.