Sabe uma coisa que causa espanto sempre que o prefeito Geninho (DEM) está num evento de grande ou médio porte? É a dependência que ele sempre acusa da imprensa não-alinhada ou “embolsada” estar nestes locais para registrar seu “momento de glória”. Já não é um nem dois, são vários os momentos em que o alcaide não se dá por satisfeito apenas com a presença dos acólitos da mídia local e aqueles a quem ele paga para estarem ali, enquanto funcionários. Sua fixação, no entanto, ninguém haverá de negar, é a Rádio Menina-AM e o Planeta News.

O prefeito não disfarça a impressão de que, fazer grandes ou médios eventos sem que estes dois veículos estejam presentes, não tem graça nenhuma. Haja vista sua manifestação de felicidade e contentamento quando, na trágica cerimônia de lançamento do cartaz do 46º Fefol, viu ali representantes dos dois veículos. “Até a Rádio Menina veio”, comemorou ao discursar. Ou seja, o prefeito sabe que para qualquer evento ganhar a credibilidade popular é preciso que seja retratado por um órgão de imprensa que seja independente – na linguagem do poder, “contra” – porque daqueles que se alimentam do maná oficial, sabe o poderoso de turno, só poderão vir análises cor-de-rosa, porque aí, a independência tem que ser zero.

Todo esse intróito é só para fazer um reparo no que disse o prefeito na cerimônia de assinaturas dos contratos do programa “Minha Casa, Minha Vida”, ontem, 17, na Casa de Cultura. Durante discurso, onde até diminuiu o número de casas prometidas durante a campanha eleitoral, para dar por cumprida uma de suas 25 promessas, ele se ressentiu da ausência da Manina-AM e Planeta News, segundo texto publicado no site “chapa-branca” de Leonardo Concon, sob o entretítulo “CADÊ A PIO?” (uma contrafação ao PIG-Partido da Imprensa Golpista, cunhado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim no seu blog ConversAfiada, no IG).

Leiam o que escreveu o “chapa-branca: “O prefeito de Olímpia aproveitou para criticar o que o Blog já classificou como PIO, ou seja, Porca Imprensa Olimpiense, aquela que é vendida por interesses de grupelhos políticos ou pessoais, a que só destaca defeitos e inventa factóides”. Aí reproduz a fala do seu patrão: “Em um evento onde o governo federal está representado em peso, através da Caixa, em Olímpia, parte da imprensa, principalmente as emissoras que detém concessão federal, não estão presentes”.

Depois, o vassalo complementa: “Estavam presentes repórteres da Folha da Região, Gazeta Regional, Tablóide e do Blog do Concon, além da imprensa municipal e da fotógrafa Cris Gracindo (Luppi Photos), daí o prefeito, dirigindo-se aos superintendentes da Caixa disse: ‘Notem que a parte ruim da imprensa de Olímpia não está presente. Aquelas rádios que tem concessões do governo federal, que deveriam estar cobrindo um evento dos governos federal e municipal tão importante como este, não aparecem aqui, só criticam. Quero agradecer a imprensa que ajuda a produzir em Olímpia, anunciando os fatos reais e verdadeiros. Aqui está presente o time do bem da imprensa da cidade, porque o time do mal já acabamos há muito tempo'”.

Pois é, prefeito, se o senhor já acabou conosco, como podemos ir no evento? E, depois, porque tanta fissura em ter um evento coberto jornalisticamente por quem é do mal? Contente-se com a turma para a qual paga para ter seu mundo cor-de-rosa levado aos quatro cantos. De nossa parte, vamos continuar, sim, vigilantes, sendo ruim ou boa a parte à qual pertencemos. Porque, no final de tudo, quem vai julgar é o povo. E como já disse por várias vezes, e repito agora: acredite, prefeito, pelo menos na parte que nos toca, temos a certeza de que prestamos um melhor serviço ao município que os borra-botas que acham tudo bonitinho, tudo muito coloridozinho, e no final do mês vão buscar o deles.

Até.