Amigos do blog, hoje abro este espaço com uma iniciativa que a princípio julgo louvável do vereador Salata (PP), líder do prefeito na Câmara, com a esperança de que seja uma iniciativa que venha para vingar, para realmente se tornar um instrumento de defesa do cidadão que sofre as aflições cada vez maiores de ter que depender de um sistema de saúde cada vez mais estapafúrdio, e não que seja apenas mais um PL para “marcar presença”.

Conforme o blog (que prefiro chamar de site de notícias – enviezadas, mas notícias!) do escudeiro-mor Leonardo Concon, “Líder do governo quer placas nos Postos, UBS e até na futura UPA, sobre horário médico”. E mais: “Com as placas informativas, ficará fácil para o usuário saber quais os médicos que ali trabalham, qual o horário de entrada e saída, e até telefones para reclamações.”

A intenção é boa mas, como de boas intenções o inferno está cheio, gostaria de saber se haverá respaldo, por parte do Executivo Municipal, à iniciativa do vereador, ou se será apenas mais uma lei inócua, daquelas que existem pró-forma, ninguém cumpre, ninguém obedece, ninguém faz uso dela e fica o dito pelo não dito. E, se não houver cumprimento da tal lei por parte do Executivo ou de quem de direito, qual será a atitude do edil. A Câmara volta às atividades normais na segunda-feira, 2 de agosto, quando o projeto de Lei de Salata será deliberado.

O projeto pede placas informativas nos postos e nas Unidades Básicas de Saúde-UBS informando o nome completo dos médicos e suas especialidades, o horário de atendimento (quando começa, e quando termina), e telefones para eventuais reclamações. O que valerá também para a futura Unidade de Pronto Atendimento-UPA, aquela obra que insiste em não sair do alicerce, no antigo pátio da prefeitura municipal. Mas este é outro assunto.

O projeto de Lei quer a colocação dessas placas informativas “nas entradas e no interior dos estabelecimentos a que se refere o artigo anterior, sempre em local visível”. Adendum: o projeto não especifica que tipos de placas, se permanentes ou temporárias – afinal médicos e dentistas vão e vêm – e para quem ligar para fazer a denúncia. E, uma vez feita a denúncia, qual a penalidade a ser aplicada ao profissional faltoso.

E mais: seria bom que constasse do projeto algum parágrafo que tornasse obrigatório o atendimento em todas as especialidades, e o dia todo nas UBS, para que o paciente não fique na dependência de “dar a sorte” de encontrar vaga e, mais que isso, o médico lá para atendê-lo. Enfim, espera-se que, de fato, o vereador líder do prefeito na Casa de Leis esteja retomando a posse de seus arroubos fiscalizatórios porque, neste aspecto, sejamos sinceros, quando ele quer, é imbatível.
********************

MÁS NOTÍCIAS PARA
OS DEMO-TUCANOS

A candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, abriu cinco pontos de vantagem sobre o presidenciável tucano, José Serra, aponta a pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada ontem, sexta-feira, 30, no Jornal Nacional. Dilma aparece com 39% das intenções de voto, contra 34% de Serra. No dia 23 de julho, a pesquisa Vox Populi/Band/iG já colocava a candidata à frente de Serra, com uma vantagem de 8 pontos percentuais e fora da margem de erro. A pesquisa Datafolha, divulgada no dia seguinte, apontava empate técnico entre os dois candidatos, com vantagem de 1 ponto percentual para o tucano. E agora, José?

Não bastasse isso, na simulação de segundo turno, Dilma venceria com diferença de seis pontos percentuais. A petista aparece com 46% das intenções de voto, contra 40% de Serra, de acordo com a pesquisa. Os votos brancos e nulos somam 6%, e 8% se disseram indecisos. Só 8%, ou seja, um contingente, em relação ao eleitorado do país – cerca de 135 milhões-, de 10,8 milhões de eleitores. A diferença de cinco pontos de Dilma para Serra representam 6,35 milhões de votos a mais.

Quando estes indecisos se decidirem, o que pode acontecer a partir dos debates, em qual percentual vão escolher Serra? E Dilma? Observem que se apenas 30% deles optarem por Dilma, a fatura estará liquidada pelo menos no primeiro turno. Interessante notar que o Ibope ouviu 2.506 pessoas entre os dias 26 e 29 de julho. A última pesquisa, do Datafolha, havia sido feita na semana passada, portanto, esta do Ibope teria pegado as oscilações havidas após o desastre do comportamento demo-tucano, o que o Datafolha, seguramente, não captou.

E mais: a vantagem da ex-ministra da Casa Civil chega a oito pontos (27% a 19%) na pesquisa espontânea – modalidade em que os eleitores manifestam suas preferências antes de ler a lista de candidatos. O que demonstra a segurança da decisão do eleitor. E, alvíssaras!, finalmente o mulherio começa a se conscientizar que, independentemente de quem seja, elas devem votar em uma mulher. Por uma questão de coerência. Quem melhor conhece e compartilha de seus anseios?

Neste quesito, aponta o Ibope, agora Dilma empata com Serra (35% a 35%). E no meio dos homens, a ex-ministra tem 11 pontos a mais que Serra (44% a 33%). Detalhe: no levantamento anterior, o tucano tinha uma vantagem de sete pontos no eleitorado feminino.

E, pior para os tucanos, o Sul foi a única área em que Serra cresceu. Com 46% na região, sua vantagem sobre a adversária passou de 7 para 15 pontos. E no segundo turno, o Sul é a única região em que Serra ficaria à frente (50% a 38%) se a votação fosse realizada hoje. Mais notícia ruim: o tucano está à frente no quesito rejeição – 24% dos eleitores afirmam que não votariam nele de jeito nenhum. No caso de Dilma, 19% dão essa resposta. E uma terceira notícia ruim: o Ibope também mediu a expectativa de vitória.

Quase metade do eleitorado (47%) acha que a petista será a sucessora do presidente Lula. Para 32%, o vencedor será Serra. Esse quesito é um indicador de para onde poderá pender aquele eleitor que vai às urnas “catando santinho”, como se diz. Este costuma votar, na indecisão, “em quem vai ganhar”.

Lembremos que pesquisa é momento. É a amostragem do que pensa o eleitor naquele instante em que é perguntado. Ele pode mudar de opinião? Pode. Pode pender para Serra dependendo das circunstâncias e do que ocorrer daqui por diante? Pode. Pode vir aí mais um Dataserra – ops! – Datafolha e “corrigir” os rumos das “intenções de voto”? Pode. Mas, na visão nua e crua, parece ser uma tendência que dificilmente se inverterá. Seria uma “onda vermelha”, uma “onda Dilma”? Isso seria catastrófico para o tucano. Mas, é esperar para ver. O blog não aposta em nenhum dos dois candidatos. Apenas torce por um deles.
********************

TELESP
Nota inserida na “Coluna do Arantes”, edição de hoje do semanário “Folha da Região”: …E O GOVERNO…do grande El Gênio vai ficando marcado pela falta de credibilidade com que lida com as informações, já que tem mostrado, não só neste caso (o Fefol é o tema), mas em outros passados, que a distância entre a verdade e o que oficialmente se divulga é tamanha, que se chega a conclusão de que a verdade não é um compromisso deste governo. e o que é pior, ainda não apredendeu também a planejar. Tudo é feito de afogadilho, sem estruturação, às vezes até inconsequentemente”. Pois é, feito os orelhões da antiga Telesp, a ficha às vezes demorava uma eternidade para cair, mas sempre acabava caindo. Se a ligação se completava ou não é outra estória.
*******************

SÓ PARA FECHAR
Una pregunta: por que o Leonardo Concon tem tanta raiva asssim do Uebe Rezeck? É próprio de suas entranhas ou ele reverbera sensações emocionais de outrem? Se for próprio de suas entranhas, pode ser patológico. Só porque não “negritei” o nome do deputado no post de ontem falando sobre os impugnados com ligação com Olímpia, o blogueiro provinciano nos encaminhou o seguinte comentário: “O amigo esqueceu de colocar em negrito e bem grande o nome do amigo de vocês, da emissora, da ex-provedora e da emissora (sic), do ficha sujíssima com mais de 70 Ações Civis Públicas registradas na capivara do dito cujo…UEBE REZECK . Agora, sim… todos estão sujos…rs.. Abs Leonardo Concon, blogueiro esforçado da Província.” É mole?

Até.