Amigos do blog, hoje surgiu en passant a informação de que a interventoria da Santa Casa de Misericórdia de Olímpia iria realizar eleições para a escolha da nova diretoria no dia 4 de abril, domingo da próxima semana. Mas, buscando com mais calma os detalhes, vimos que a informação não procede. Porque, inicialmente, as datas não batem. E, depois, por não haver sido feitas as publicações dos editais necessários, o que tem que ser feito com prazo de dez dias corridos antes do pleito. Também porque não se pode fazer eleições e devolver o hospital à sociedade sem que pelo menos os 90 dias de iintervenção sejam cumpridos. E eles vencem em 4 de junho (a ‘tomada’ do hospital foi em 4 de março). Portanto, caso não queira prorrogar este prazo – e parece que é este o caso – o interventor Luiz Gustavo Pimenta, vice-prefeito nas horas vagas (ou quando não há ‘pepinos’ para segurar), pode marcar o pleito para 4 de junho próximo. Não antes. E a novidade, conforme matéria inserida na edição de hoje do jornal “Gazeta Regional”, é a mudança a ser feita no Estatuto da Santa Casa, visando impedir que, quem faz parte da diretoria atual, não integre chapa concorrente – ou, pela tradução livre do blog – “a atual provedora que não se meta a engraçadinha”. Justificativa: “Se estão sob intervenção, como podem disputar a eleição?” Mas, esquece-se o interventor que o pleito sendo realizado no dia 4 de junho, a situação já será outra, ou seja, já terá acabado o ‘estado de exceção’ daquele nosocômio. Então, o Estatuto tornar-se-á um ‘entulho autoritário’ e inconstitucional. E se for pedida a prorrogação por mais 90 dias para fazer valer o estatuto, a dita cuja não poderá acontecer…porque o hospital estará sob intervenção. Entenderam? Vai aí, com certeza, alguma “chicana” jurídica para validar as intenções do prefeito Geninho (DEM), de colocar lá a fração da sociedade que ele deseja que esteja lá: aquela atrelada ao seu grupo político. Aliás, consta que a intenção primeira do alcaide era manter Pimenta no hospital até o “osso”, ou seja, até 4 de setembro, quando fechariam 180 dias de intervenção. Pimenta é que não estaria querendo. E não deverá, mesmo, ficar. Sai em junho, com as eleições, é quase certo.

MISSÃO CUMPRIDA?
O interventor Pimenta tem um argumento simplista para “passar a bola” adiante. Ele entende que uma das três tarefas a serem cumpridas à frente do hospital ele já cumpriu. A paralisação dos médicos acabou desde sexta-feira passada. A segunda tarefa, a reformulação da UTI, aumentando os leitos e acabando com o déficit mensal da ordem de R$ 90 mil. Ele diz que está em pleno andamento o projeto elaborado neste sentido pela gestão anterior e que passa por uma pequena readequação para ser apresentado às autoridades. E a terceira tarefa, a implantação de um gerenciamento diferenciado no hospital, disse que vai alcançar em breve, com o trabalho que está sendo feito por uma equipe técnica – Oscip? – que deve ser concluído e também levado às autoridades. Pimenta acredita que, de posse destes três relatórios, o promotor de Justiça Gilberto Ramos de Oliveira Júnior irá se convencer de que a situação está sob controle e liberar a eleição. Assim, “bye-bye problemas”. Não parece fácil demais? Aguardemos….

FALANDO EM
No último post feito neste blog falei sobre a TV de Barueri, e lembrei aos amigos que o prefeito daquela cidade, Rubens Furlan, é pai daquela gracinha pequerrucha chamada Bruna Furlan, que quer ser deputada estadual. Falei que apesar da proximidade com o prefeito Geninho (DEM) no início de seu governo, e da ambulância seminova que seu pai mandou para Olímpia na base da camaradagem, no ano passado, eles – os Furlan – e o prefeito olimpiense já não tomavam café na mesma mesa. De fato, a coisa continua sendo assim. Mas, esqueci de dizer que a Bruninha não está só na cidade. Que ela não foi abandonada e, muito pelo contrário, sua campanha não ‘micou’ por aqui. Há informações que seu “cavaleiro da boa esperança” por estas plagas seria ninguém menos que….o vice-prefeito Gustavo Pimenta. Claro que a imenso contragosto do prefeito. Que não quer saber de nenhum “forasteiro” por aqui fora das hostes do seu “padrinho” Rodrigo Garcia. Mas, Pimenta, consta, não está nem um pouco disposto a arredar pé de sua decisão: vai pedir votos para Bruna Furlan. Até equipe de trabalho já estaria formando. Para prolongar as noites insones de uns e outros.

MAIS UM?
Comenta-se à boca pequena por aí que Olímpia está prestes a ganhar mais um “noticioso” em papel. E que seria um diário. Diário de Olímpia. A figura que estaria por trás teria fortes ligações com o Governo Municipal. Seria mais uma aventura do supergênio e sua lâmpada maravilhosa? Não lhe estaria bastando toda a mídia disponível, embora mantida a duras penas? Ou há recursos públicos sobrando para tal “investimento”? Ou virá gente “graúda” de outras partes? Pode ser também apenas um “balão de ensaio”, um blefe. Or just my imagination…