Amigos do blog, para o bem da discussão democrática, torno público o debate travado entre este blogueiro e o colega do site de notícias Leonardo Concon, que se irritou profundamente com os posts feito aqui na sexta-feira passada, e respondeu via comentários, sob o pretexto de não me “promover” com suas ilustres escrivinhações. Mas, como o debate é salutar e é próprio da democracia jornalística que seja dado amplo conhecimento a todo tipo de discussão que possa jogar luz sobre trevas, tomo a liberdade (mesmo sabendo que isso poderá irritá-lo ainda mais profundamente), de abrir para um número muito maior de pessoas, a leitura desta discussão (também sabendo que muitos já a leram mesmo no espaço reservado a comentários). Quem não se inteirou do assunto deve acessar o post anterior, “A auto-negação como forma de escapismo”, para se inteirar do contexto e entrar no assunto.

  1. Sou obrigado a responder neste espaço porque, no meu blog, ou site, ou portal de notícias, como queiram, não vou mexer neste assunto. Os leitores não merecem e não vou, mais uma vez, promover o nobre amigo e suas opiniões igualmente controversas e cheias de viés e senões.
  2. Orlando, me perdoe, mas vc de novo peca ao buscar, excessivamente, o lado que acha crítico dos fatos. Há um demérito, sim, em ser site especializado em noticiar fatos oficiais porque, como sabe, o meu blog, ou site, ou portal de notícias, em qualquer ordem, mas é um espaço virtual onde se lê fatos e informações, eu procuro variar e colocar de tudo um pouco, ou um pouco de tudo, como queira. E, depois, há o compromisso com colaboradores comerciais de haver essa diversidade.
  3. É claro que tenho trânsito livre na prefeitura, com o prefeito, com secretários e assessores. Como profissional, se assim não agir como obter as informações e sempre, mas sempre mesmo, fato que vc nem sempre cumpre, ouvir o outro lado? Aliás, somos diferentes: primeiro, eu pergunto. Depois, atiro. É por isso que prefiro não noticiar coisas que já me foram explicadas, ou então fazer a matéria já com os dois lados.
  4. Como no caso do lixo de uma empresa que vc e seu parceiro da rádio Menina noticiaram de um ouvinte sem ao menos irem lá, checar, comprovar. Querem ser moderninhos, democráticos, ouvindo a tudo e a todos sem ver a cara e a credibilidade, assim quebram suas próprias caras.
  5. O meu blog é um blog. Sabia que o site da FORD internacional é um BLOG? que o site de grandes empresas são BLOGS? O formato blogue hoje é universal, rápido, permite comentar, permite que todas as matérias estejam no topo, ou espalhadas em miniaturas, e assim democratiza-se a informação. São BLOGUES:
    Ebay, Techcrunch, Yahoo, Digg Blog, Perez Hilton, Ford, Wall Street Journal (PARA VOCÊ NÃO DEVERIA, NÉ? MAS É BLOG), Rackspace, Sony, People Magazine, Samsung, Copyblogger, Playstation, Blogs del NYTimes, Wired, Mozilla Firefox, Giga OM, CNN, Network Solutions, Flickr, Download.com, cPanel, General Electronic (GE), ProBlogger, Thinkprogress, Slashfilm, Globalvoicesonline, Yankodesign, e a toda poderosa Globo.com.
  6. Ah… mas blog é diário. Blog é para opinar? Blog é para inventar notícias? Não, amigo Orlando. Não é. Sei que vc começou primeiro e rendo as homenagens ao saudoso Olimpianews, mas de longe, me perdoe, o Blog do Concon se parece com ele, mesmo porque hoje eu noticio praticamente 24 horas, sou pago para isso, não pelo Geninho, mas por empresas como Thermas, Guarani, Faer, Stop Lanches, Micheletto, e outras tantas que estão no ar e outras que virão nos próximos dias. Tiro a minha sobrevivência do meu escritório e, graças a Deus, estamos evoluindo, Orlando. Aguarde novidades. E, desta vez, não será BLOG, viu? Hoje, não tenho patrão. Vivaaaaaaaaaaaaaaaaa… nunca precisei e não vou precisar receber de patrões ocultos, que se escondem em contratos de gavetas ou em consultórios.
  7. Você não foi censurado na Carta à Redação. Houve bom senso da direção. Você precisa tomar cuidado com o que escreve, é rápido para digitar e acaba tropeçando nas cedilhas. Esqueça o meu blog, já que ele o incomoda e o fez até inovar, mesmo que timidamente, um site que estava parado há mais de ano. Sei que correu atrás de algumas mudanças. A cidade é pequena. Mas, inovar é bom, Orlando. Se precisar de dicas, te mando. Tem plugins e templates ótimos para vc dinamizar.
  8. Deveria consultar o site http://www.alexa.com. Digite o seu endereço e depois o meu. Compare. É um site internacional de medida de tráfego, reconhecido por agências de publicidade e pelo Google. Veja a quantos milhões estamos distantes do tráfego. Não sou maluco e, ao contrário do que escreveu, vou, sim, em uma direção certa: ao leitor que quer ler, saber. Veja meus comentários. O nível. Não tem fantasmas, como aqui tem. Não tem pseudônimos. E se tiver, eu sei quem são. São 1700 acessos diários com 4 mil visualizações diárias de páginas. Duvida? Acesse o Google Analytics, da Google, e verifique. Veja na busca de Olímpia, no Google, quantas vezes aparece Blog do Concon. Digite Leonardo Con… e o Google completará para você. Faça o teste.
  9. Daí, amigo. Esqueça o Blog do Concon. Eu já o esqueci como blogueiro, radialista, jornalista. Vc já tirou o seu MTB para trabalhar? Eu já. Tenho o meu aqui. Faça o seu trabalho, e bem. Não caia em contradições. Eu evito cair e faço bem, acho, o meu trabalho.
  10. Parabéns para o Planeta. Corrigiu uma informação que vc maldosamente escreveu. Ache o que achar. Eu trabalho, ganho para isso e todos sabem quem me paga: basta olhar os dois sidebars, desculpe, laterais. Estão lá meus patrões.
  11. Abraços e bom final de semana.
    Leonardo Concon
    http://www.leonardoconcon.com.br
  12. Comentário por Leonardo Concon — 12 de março de 2010 @ 21:22
  13. COMENTO: Muito bonito tudo isso que escreve, Leonardo, mas não foi ao ponto. Tergiversou, deu a volta, tagarelou. Mas, onde estão os fundamentos que provam que seu sei lá o que não é oficial? O senhor ouove então os dois lados? Em que circunstâncias. Prove-me que faz isso quando não é do interesse do poder ou de seus mantenedores, que desconfio bem quem são. Para pensar: Um cidadão que faz uso de ferramenta de propriedade pública, não se torna, queira ou não, um escravo dos interesses dos poderosos de plantão? Foi o que um amigo me perguntou hoje cedo. Não entendi muito bem, mas passo-te o enigma. Decifre-o se quiser.Comentário por Orlando Costa — 13 de março de 2010 @ 13:39
  14. Poxa… Fico impressionado como está havendo uma inversão de valores. Se esse Blog que se diz ser o “must”, o “expert”, o “justiceiro”, o melhor “informador”, etc…etc…, não entendo porque demonstra tanta preocupação com seu trabalho e com suas críticas ou opiniões ???? Devería nem se preocupar em ler o seu trabalho, concorda???? “coisas de capital do folclore ou agora, capital do pão e circo”. Abraços e bom trabalho a ambos os Blogs.Comentário por César Sousa Mendes — 14 de março de 2010 @ 12:05
  15. Orlando, o enigma é seu. Vc trabalha em um órgão público, de concessão pública: Rádio Menina AM. E hoje esta emissora pertence a um grupo político.
    Você trabalha em um semanário que, queira ou não, pertence à uma amiga minha, que é vereadora, e que pertence ao grupo da Rádio Menina AM, antes e depois de ser vereadora.
    Em qual lado vc está? Não está atendendo ao que os patrões lhe ditam?Meus mantenedores são empresas idôneas. O prefeito vai passar. O Blog não. Vc verá. E há outros projetos vindo aí, se Deus quiser. Eu sou o meu patrão. Escrevo o que quero, dentro da lei e do jornalismo ético. Sempre ouço os dois lados quando a matéria assim o exige. Quando há uma sentença, quando os fatos são claros, o espaço fica aberto, tanto para acrescentar no tópico quanto para comentar, desde que passe pela moderação, sem palavrões (eu não permito, como vcs deixam na Menina AM, chamar o senhor Valter Trindade de vários nomes, e de classificar o Daemo como ‘putaria’ – a emissora poderá ser questionada e colocada fora do ar, conforme o regime de concessão a ela fornecido).

    Quanto ao senhor César Sousa Mendes, o meu blog jamais disse ser o melhor, o justiceiro, o informador. O senhor deve estar se referindo ao Orlando Costa, com certeza, que diz que aqui tem o melhor texto informativo e que tem A VERDADE. O meu, informa, e está aberto ao senhor também. Eu só demonstro preocupação quando diz respeito ao meu nome, ao meu blog, e ao meu modo de agir publicamente.

    Por fim, Orlando, uma pergunta: então foi você que escreveu no Planeta News que o meu blog é especializado em notícias oficiais? Pela sua nota da Redação, foi sim. Outra coisa: vc fala em nome do Planeta aqui no Blog? Não foi censurado de o fazer? Já comuniquei o fato à diretora Priscila, a vereadora e diretora do jornal.

    Abraços a todos.

    Comentário por Leonardo Concon — 15 de março de 2010 @ 14:08

  16. COMENTO II: Primeiro, o caro escrivinhador vem de misturar alhos com bugalhos quando publica aquela estatística das páginas de NOTÍCIAS”, repetindo, NOTÍCIAS!, comparando com o meu blog, que é um espaço para OPINIÕES!, repito, OPINIÕES!, quando nada tem a ver uma coisa com a outra. Não há termos de comparação, por favor, atente para isso. Que insistência em querer provar que seu trabalho é melhor que o meu!Você quer provar o quê a quem, meu caro? Eu, de minha parte, não preciso provar nada a ninguém.
    E veja você: desde quando emissora de rádio é órgão público? Por favor, Leonardo, vai se informar melhor! Órgão público é todo aquele segmento sustentado com dinheiro público, e só com dinheiro público. Portanto, trata-se de uma empresa privada, de concessão pública. Por isso, quem deve ter muito cuidado é você, quando expõe com estardalhaço aquilo que seus mandantes – e não adianta negar, Leonardo, basta uma rápida passada de olhos no seu sei-lá-o-quê para ver isso, você quer enganar a quem? – lhe ordenam fazer, tipo te usando como estilingue para atirar a pedra, e as mãos deles se escondem. Não seja tolo. A Rádio Menina é uma empresa privada de concessão pública, não é órgão público e, portanto, não pode e não deve ser exposta à execração pública. As assessorias jurídicas dos seus mandantes não te explicam isso, né?
    Quanto a de que lado estou, basta ler o que escrevo, minhas opiniões e estarão dispensadas as explicações. Meus patrões, nada me ditam, exigem de mim apenass que seja profissional. E isso sou, com certeza. Já quanto a você….
    Há, e pode me explicar, quando, “dentro do jornalismo ético”, a matéria não exige que se ouça os dois lados, por favor?
    O que me espanta é sua preocupação, seu ‘xodó’ com as figuras do Governo Geninho, e com o próprio. Não se pode falar nada a respeito deles que o senhor se dói todo, delata, critica, sugere que processem, grita aos quatro cantos que seus ‘protegidos’ foram alvo disso e daquilo…Portanto, quanto à sua ‘independência’, como disse, basta uma rápida corrida de olhos sobre o seu sei-lá-o-quê…
    E quanto colocar a rádio fora do ar é o seu ’sonho de consumo’, não é, assim, faz coro com a turma do poder, que o que mais deseja é isso mesmo, não ter vozes discordantes na imprensa local, jogando luz no que é penumbra…Isso, já percebi, te incomoda, também….
    Sim, eu sou o redator deste jornal, fui eu quem escreveu aquela qualificação, porque acredito e tenho fundamentos que me dão esta certeza. E, depois, não falo em nome do Planeta no blog, o que disse lá, não é falar em nome de ninguém além de mim mesmo. Tenho opinião, e meu blog é exatamente para externá-la, goste quem gostar, quem não gostar, poste um texto, que meu blog também é aberto. Mas sem temor algum. E ninguém vai me censurar de falar sobre o que eu quiser neste espaço. Engano seu achar que me intimida me ‘delatando’. Além do que você age movido por um cinismo inqualificável, porque até, pouco tempo atrás vivia tecendo críticas à vereadora? O que foi, teus mandantes pediram para amenizar?
    Por fim, Leonardo, se situa, pô! Faça o seu trabalho, que eu faço o meu! Comecei antes, na minha. Áh, e não mudei meu blog váriass vezes como você disse, só mudei a ‘fachada’ dele uma vez, até por sugestão de amigos, para facilitar a leitura. Mas isso foi no ano passado, quando o senhor nem existia – se existia, eu o desconhecia por completo. Para de me policiar, me patrulhar…Se sua estrela não brilha como devia – ledo engano pensar que estás ‘abafando’ – não tenta apagar a minha. Até porque não irá, nunca, conseguir….É que eu tenho luz própria….Comentário por Orlando Costa — 15 de março de 2010 @ 14:45
  17. Tá bão… fazer o quê….Comentário por Leonardo Concon — 16 de março de 2010 @ 3:35