NOSSA HOMENAGEM A GLAUCO*
NOSSA HOMENAGEM A GLAUCO*

Amigos do blog, inicialmente quero me desculpar com vocês pela demora em atualizar este blog ao longo desta semana, o que ocorreu por motivos imperativos. Mas, estamos de volta hoje, começando com um ‘assuntinho’, porque detesto toda vez que tenho que bater nesta tecla. E é claro que estamos falando da figura ímpar, Leonardo Concon, e de seu ‘blog maluco’ (plunct, plact, zum) que não vai a lugar nenhum (querem apostar que ele vai entender isso como indicativo de imobilidade?). Muito bem, e o que ele aprontou desta vez? Bronqueado com um pequeno trecho de matéria inserida na edição do Planeta que circulou sábado passado, tratando do problema da Santa Casa, ele encaminhou para a redação o seguinte e-mail reproduzido abaixo, com o pedido de que fosse publicado como “direito de resposta”, o que alliás não cabia, já que não era ele o objeto da notícia, por isso foi publicado como “Carta à redação”:

CARTA À REDAÇÃO – Na última edição, este jornal, ao se referir ao blog em matéria sobre a intervenção na Santa Casa, publicou a seguinte informação: “Em entrevista divulgada como “exclusiva” a um site de notícias especializado em informações oficiais do Governo, Ramos Júnior disse, entre outras coisas, que ‘a intervenção vai além da questão dos médicos’”. O redator deve estar equivocado. O meu blog, o Blog do Concon, não é mantido com dinheiro público e nem é especializado em informações oficiais que, por sinal, a população merece recebê-las integralmente, sem comentários e distorções de pseudos analistas, estes sim, especializados na contra-informação. Tanto publicamos o que o governo nos envia, como mantenho informações variadas, da região, e até do País se houver interesse local. O blog é aberto a comentários, inclusive não publicando anônimos e nem e-mails falsos, muito menos agressões verbais ou falsos comunicados. Não recebo de nenhum grupo político, o blog se mantém com parcerias de comerciantes e empresários reconhecidos pelos seus perfis de credibilidade. A informação trazida pelo PlanetaNews não procede, inclusive macula a imagem do blog, dando a impressão que estou a serviço de um lado da notícia, quando a realidade das auditorias realizadas diariamente inclusive pela Google Analytics comprovam que a audiência vem, exatamente, pela linha adotada pelo Blog. É preciso respeitar, e não zombar, quando não se pode fazer melhor. Aliás, o blog preenche a lacuna de um jornalismo online que Olímpia ameaçou ter, mas não do nível que o Blog do Concon hoje orgulhosamente ostenta”.

ENE DA ERRE
Amigos, segue abaixo a Nota da Redação que redigi para inserir no pé dos comentários do blogueiro (sic), porque os reparos eram endereçados a mim, redator, mas que, infelizmente, sejam lá por que razões forem, a editoria do Planeta censurou: “NR: O Planeta mantém sua opinião (se preferissem, ao invés de cortar, eu poderia colocar ‘o redator mantém sua opinião’). Não houve equívoco nenhum, o Blog do Concon é sim, especializado em notícias oficiais do Governo Municipal, e não há demérito nenhum nisso. A menos que ele encare como demérito ter a primazia das informações que emanam dos corredores do poder, primeiro para seu blog (que na verdade é um site de notícias). Se for assim, que não as publique. Mas, se ele próprio reconhece que ‘a população merece recebê-las integralmente’, não deveria se irritar tanto se esse viés do seu veiculo é revelado à opinião pública.”

COMENTO
O nobre blogueiro (sic) vive se ufanando de fazer o melhor isso, o melhor aquilo e coisas tantas que o valham. E sempre tem duas pedras nas mãos para atirar contra este humilde escriba. Tenta sempre, ele sim, desqualificar o trabalho que fazemos. Confesso que não dou a mínima para o que ele faz ou escreve. Me incomoda, isso sim, a forma como ele escreve. E a visão de informação distorcida que ele tem. Suas notícias são sempre ferinas, cheias de senões e viés provocatórios, parece que emanado de um poder superior a ele. Reparem os amigos nos detalhes de suas informações. Aliás, ele precisa definir se o que faz é blogar ou noticiar, porque uma coisa está bem distante da outra. se bloga, então pode emitir opinião, mas deveria formatar diferente seu espaço. Se noticia, não poderia fazê-lo da forma como faz. Ou será que ele acabou de inventar um formato novo de dar informações? Já repararam que quando se trata de infomações emanadas dos corredores do Palácio 9 de Julho, ou de algum dos edis que têm, digamos, estreitas relações com a pessoa em questão, os textos são sempre afirmativos, superlativos, festejados, mas que se houver desafetos como parte interessada, eles se tornam especulativos, agressivos, até ofensivos e difamatórios?

LEIA ACIMA
Não precisamos ir longe, basta o amigo ler seu e-mail acima para entender o que digo. Ele não se explica, prefere o tom da agressão, e de se escudar na audiência que todo site de notícia hoje tem. Se quiser, posso agora mesmo criar aqui um site de informações e garanto que não ficarei atrás em termos de acesso. É noticia fresca, da hora, independentemente de seu viés. E quem não as quer? Então, usar deste argumento é a mais pura bobagem. Incusive já me antecipei a ele, há quase nove anos atrás (ou sobre o que ele está falando quando diz: “Aliás, o blog preenche a lacuna de um jornalismo online que Olímpia ameaçou ter…)” neste formato de divulgação de notícias. Fez história, abriu caminhos, desfraudou bandeiras, exatamente porque não ficou apenas na ameaça. Aquele sim, o ‘Olímpianews’, lembram?, publicava informações sem amarras. E todo tipo de informação. Todas locais. Porque notícia de fora se vê em outros portais.

NO MAIS
Poderia aqui elencar uma série de evidências para corroborar aquilo que o irrita tanto, que é a pecha de fazedor de jornalismo oficialesco. Mas, acho que seria ‘chover no molhado’ e, pior que isso, prejulgar meus leitores-amigos e os que o leem também, porque ninguém melhor do que estes, para separar o joio do trigo. E lá tem muito joio e muito trigo para serem separados. Portanto, reitero: o Blog (sic) do Concon é, sim, especializado em informações oficiais do Governo. E pergunto: Qual o demérito disso?

LAMBANÇA
A notícia-bomba desta semana (que aliás ainda não vi publicada no blog [sic] do Concon. O que foi, não obteve autorização expressa ou o texto ainda não está ‘formatado’?) foi, claro, a derrapada perpetrada pela Multi Ambiental, empresa que coleta o lixo terceirizado da cidade. Como foi expulsa – mas somente após quatro meses de uso e abuso da área do ‘lixão’ desativada – pela prefeitura, a empresa tinha que encontrar outra área para fazer o transbordo das cerca de 35 mil toneladas para o transporte para o aterro sanitário de Catanduva – que aliás, corre um boato que não estaria mais recebendo o tal lixo, por querelas políticas – recorreu a um olimpiense que tem estreitas relações com o prefeito Geninho. Dele, alugou uma área de 70×70 na entrada de Guaraci, e há dois dias fazia o transbordo, de forma ilegal porque não tinha autorização da Cetesb, quando a polícia chegou. Máquina apreendida, a delegada chamou um perito criminal e um fiscal da Cetesb, para investigar se houve dano ao meio ambiente. A partir daí, a empresa ficou sem ter onde fazer este transbordo (que é a troca de caminhão – o do lixo joga o que coletou no chão, a pá-carregadeira recolhe do chão e joga no outro veículo que o leva até o aterro, em Catanduva).

À LULA
O mais inacreditável neste episódio, é o secretário de Obras vir a público e dizer que “não sabia” que a emprea havia alugado esta área lá fora, em Guaraci. E, pior ainda, é dizer que “não sabe” onde a empresa está ‘transbordando’ 35 toneladas de lixo todos os dias, desde o episódio, na quarta-feira à tarde. Como assim, ou, como diria o Arnold, “que papo é esse, Gilberto Cunha?” No contrato de concessão consta que a empresa teria que providenciar, em 30 dias, um terreno para fazer a troca de veículos com seu lixo. Não cumpriu. A prefeitura fez vistas grossas até então, com a área antiga, apesar de tantas denúncias. Expulsa a empresa do local. Ela vai para fora da jurisdição territorial da cidade onde coleta o lixo, e o secretário vem e diz que “não sabia” de nada? Aluga uma área em caráter de emergência de pessoa ligada ao Governo e diz que “não sabe de nada?” E mais: que não considera isso um fato grave? Um dos episódios mais trê-lê-lê do presidente Lula, vê-se agora que fez escola.

A PROVA
Na palavras do diretor-superintendente do Daemo, hoje pela manhã na Rádio Menina-AM, a prova cabal daquilo que classifiquei como protofascismo. Quem ouviu sabe do que estou falando. E para quem não ouviu, trata-se da maneira absolutista com que aquele Departamento vem lidando com os consumidores de sua água, sem distinção. Até lei própria tem. E ela é sempre invocada quando se trata de justificar atitudes – até de força.

PERGUNTA
O prefeito é contra a greve dos professores do Estado? Porque o Blog (sic) do Concon é, então eu pensei que….

LIXO ATÔMICO
Não levem a sério se não quiserem (já que o tal Blog (sic) detesta pseudos-analistas), mas dizem que a questão do lixo terceirizado de Olímpia extrapola a divisa Olímpia/Catanduva. E extrapolaria, também, as raias da relação técnica e de prestação de serviços. Parece haver um ‘imbróglio’ ainda em nível de bastidores atrapalhando a boa relação do grupo no poder com o grupo da empresa, que teria fortes ligações com um deputado federal que não estaria mais tomando café na mesma mesa do pessoal do aterro sanitário em Catanduva. Sendo assim, estaria havendo choque de interesses. Primeiro, porque ao grupo no poder interessa o aterro de Catanduva, que consta ser de propriedade de um primo do poderoso de turno. Segundo, porque ao tal deputado não estaria mais interessando movimentar aquele aterro. E terceiro….bem, aí só o tempo dirá. Mas, no frigir dos ovos, não será exagero afirmar que muito provavelmente, o contrato da Multi Ambiental não será renovado, daqui a dois meses. Repito: os amigos considerem estas notas se quiserem, tá? Não vamos contrariar o porta-voz. Combinado?

 

*O cartunista Glauco Villas Boas, 53, foi morto nesta madrugada (de sexta-feira, 12) em sua casa, em Osasco, após uma tentativa de sequestro. Raoni, 25, um dos filhos do cartunista, também morreu durante uma discussão com dois homens armados que invadiram a casa.