Amigos do blog, escrevo estas maltraçadas linhas ainda sob o impacto fulminante da mais rumorosa e democrática forma de vírus que esta cidade já teve notícia: o norovírus. Olímpia  já tem, seguramente, cerca de 500 casos, ele ainda continua fazendo vítimas e a situação não está “sob controle” como quer fazer crer a Saúde local. Claro, que evitar o pânico ou a crença generalizada de que todo mundo vai sucumbir a este inferno é também parte do trabalho de setores do poder público. O que não pode é estes setores acreditarem piamente no que dizem e cruzarem os braços. Qualquer cidadão melhor informado da cidade sabe que o “sob controle” é discurso oficial e entende da sua necessidade. Mas, espera, como este blog, que o discurso seja apenas para o público externo, e que internamente a crença é a de que não se pode esmorecer, um segundo sequer, na esperança de que tudo se resolva por sí. E para quem ainda não teve o azar de contrair o tal norovirus, devo informar que é terrível. Suponho estar com a versão mais ‘light’ do tal vírus, porque ainda consigo me por de pé e, como veem, trabalhar um pouco. Isso agora à tarde, que melhorei. Mas, a tarde, noite e madrugada de domingo/segunda-feira, passamos correndo ao banheiro a cada dez/vinte minutos pelo menos. Vômito, felizmente, tivemos uma única vez, no domingo à noitinha, mas foi forte. Enfim, minhas solidariedades a todos os “norovirados” desta cidade, porque ainda sinto na pele a sua gravidade, o seu peso e a sua dor.

IDIOTICES
Este blog imaginava que os bate-paus de terceiro nível do prefeito Geninho já se tivessem recolhido à própria insignificância mas, não, eis que um e outro sempre acaba ‘ascapulindo’ e escrevendo bobagens do calibre desta que reproduzo abaixo, comentário postado por alguém que se assina “Carneirista” (carneiro@globo.com.br), postado em ‘Nunca antes…Uma prefeitura VIP’: “Orlando, infelizmente temos que admitir que o homem é forte mesmo, em pouco tempo ele trouxe o Alckmin, ex-govenador e o Aloisio, nome forte do PSDB e que pode ser o futuro governador, só faltava agora ele trazer o Serra, temos que tentar difamar ele o máximo possivel com histórias como essa de festa do peão, etc, porque na próxima eleição ele ganha com 90% dos votos, o homem é forte mesmo, estou preocupado, logo teremos que jogar a toalha”.

IDIOTICES II
Primeiro, “carneirista”, eu não tenho que jogar toalha nenhuma, já que não me considero estar num ringue e em franca disputa física com o prefeito, trocando socos e safanões. Me considero numa posição de independência tal, que me autoriza, sim, lembrar que a festa do peão ainda não foi bem explicada à população, nem mesmo ao Ministério Público. Até o portal ‘Transparência Brasil’ já cobrou prestação de contas ao prefeito quanto à festa. Se isso o difama ou lhe dá fama, não sou eu quem deve dizer, é a opinião pública. Segundo, “prova de força” todo prefeito é capaz de demonstrar quando se está próximo a períodos eleitorais majoritários, como é o caso presente. A revoada de deputados, de ex-isso, ex-aquilo, candidatos a candidatos é grande, em todos os municípios. Não que se queira aqui tirar o mérito do prefeito, mas você se esquece, principamente como “carneirista” que é, da vinda a Olímpia do José Serra, que você ainda continua esperando, para lançar a candidatura a presidente? Foi no governo do qual você se diz correligionário. E se você está preocupado, problema seu. Se o prefeito vai se eleger com 90% dos votos, sorte dele. Você, por sua vez, vai continuar conjeturando mesquinharias. Sua visão pequena, como de resto dos demais bate-paus hoje no Governo, é que está cada vez mais, isolando-os do centro do poder, que há algum tempo tem respirado bem fundo os “bons ares, as brisas suaves” que sopram pelos lados do Palácio 9 de Julho.

A ESCANTEIO
Como todos sabem, o prefeito Geninho (DEM) foi eleito contando com a ajuda de um grupo neopolítico de primeira hora que, claro, com um olho nas benesses do poder e sem espaço em outras tendências políticas locais, decidiu apostar no então vereador e ex-presidente da Câmara. Eleito Geninho, empossou quase todos aqueles que fizeram parte desta aventura – alguns de forma melhor, outros nem tanto, e outros ainda, nadica de nada – e começou a tocar seu bonde administrativo. Mas, este grupo foi mesclado com a trupe de “estrangeiros” que o prefeito trouxe para agregar a seu Governo. No início, era o alcaide mantido como se fosse em uma redoma, por este grupo local, com seus aconselhamentos, suas picuinhas, seus revanchismos e as vingancinhas de praxe. Uns tropeços aqui, outros acolá e se via cada vez mais o prefeito, em maus lençóis. Assim, começou a abrir o flanco para que os recém-chegados tivessem uma participação maior na rodas de discussões. Desnecessário dizer que a ciumeira foi grande, né? Mas, pelo que o blog apurou, não adiantou fazer biquinhos, bater pezinhos. A turma das “brisas suaves” chegou pra valer. Foi uma espécie de aparelhamento do Governo. E a turma de visão míope ficou para segundo plano (ou terceiro?).

ALTA CÚPULA
Por isso, hoje, quando se fala em reunião de conselhos dentro do Governo, é daquela turma que se fala, e não da outra, que se não arruinou de vez a administração Geninho, com certeza lhe trouxe muitos dissabores no dia-a-dia. Tanto, que recentemente, dizem, o prefeito chamou às falas alguns de seus assessores de primeira hora, porque, pesquisa feita na cidade, os apontava como “tristes figuras” em redor do chefe do Executivo. Alguns fanfarrões, outros mal-educados, outros ainda indiscretos, outros excessivamente soberbos, ou “estrelas”, como queiram, foi o que teria apontado o levantamento qualitativo da Administração. Assim, foi preciso enquadrá-los. E no seio do Governo, também foi preciso, dizem, apagar muitos incêndios, aplacar muitos ânimos exacerbados. Ao que parece, dizem algumas fontes, a turma tinha perdido a noção. O grupo das “brisas suaves” chegou e está conseguindo por um ponto final em tudo isso. Mas, de vez em quando sempre escapa um bate-pauzinho para escrever ou falar bobagens. Fazer o que, né?

PREFEITURA VIP
Outro leitor deste blog, que se assina “tonin mentirinha” (adsa@das.asds), contesta nota postada aqui, falando da prefeitura VIP que o prefeito Geninho vai implantar no prédio do Daemo, quando digo que lá só entrará os “engravatados”, porque o povo continuará sendo atendido no prédio atual. Na verdade, precisamos mesmo nos corrigir. Em Olímpia não é costume usar gravatas…