PRESIDENTE DA UEUO-2010-2011

PRESIDENTE DA UEUO-2010-2011

Amigos do blog, como disse aqui, ontem à noite aconteceu a eleição para a escolha da nova diretoria da União dos Estudantes Universitários de Olímpia, A UEUO. No final das contas, somente uma chapa concorreu, a ‘Renovação com Transparência e Luta’, do José Ricardo de Lima. A chapa do Marcos Santos, o ‘Marquinhos do Psol’, foi  impugnada, porque ele tinha como tesoureira uma estudante cuja carteirinha havia  sido confeccionada no dia 30 de novembro. E não era bolsista. O prazo para que ela  tirasse a carteirinha e pudesse participar da chapa e até votar, era 27 de novembro. Ou, se fosse bolsista, independeria de qualquer data. E para que ninguém depois alegue qualquer laivo de ilegalidade, a diretoria eleita informou na noite de ontem que esta mesma estudante havia sido convidada para integrar a chapa vencedora, mas ao saberem de sua situação frente à entidade, a teriam informado desta impossibilidade, e por quais razões. E mesmo assim ela foi se encaixar na chapa ‘União e Transparência’. E por isso a chapa foi impugnada. O resto é lenda, má-fé, ‘artesanato’ da notícia.

ATO HOSTIL
A vitória da chapa ‘Renovação com Transparência e Luta’, após três exaustivas horas de votação na sede da UEUO, acabou por apaziguar os ânimos do início dos trabalhos, quando até parte da imprensa mostrava seu furor por causa da impugnação da chapa zulianista. Contam que houve ameaça de agressão física, contida por alguns presentes, ofensas verbais, e o chão da Galeria da 9 ficou abarrotado de um panfleto pretensamente denuncista contra ‘mazelas’ que teriam sido praticadas pela diretoria atual e anterior, e cuja imprensa atrelada tentava ‘colá-las’ ao presidente da Câmara, Hilário Ruiz. Há que se ressaltar ainda a atitude deselegante e de má-fé praticada pelo ex-candidato oposicionista, que lá ficava pedindo votos para quem chegava ao local, mesmo não tendo seu nome na cédula. Àqueles estudantes menos avisados era dito que seu nome não estava na cédula porque a chapa, digamos, situacionista, estava boicotando-o. Assim, o nome da chapa era escrito nela, na frente ou no verso, à mão.

QUE PAPO É ESSE?
Não houve ‘voto de protesto’, como a imprensa atrelada já cuidou de espalhar no dia de hoje. Houve, sim, o voto na chapa ‘União e Transparência’ de quem quis votar nela. Talvez votassem em branco se o ex-candidato não induzisse estudantes mais desatentos a erro, pedindo votos para si, quando não podia fazê-lo. Mas, no final, 52 a 35, eleito José Riocardo de Lima para assumir os destinos da entidade em janeiro de 2010.

LEGITIMIDADE
Outra ‘peça’ da imprensa atrelada, dá conta de que, pelo baixo comparecimento de estudantes, a eleição não teria ligitimidade. É de fazer rir. As eleições anteriores nem votos de terceiros tinham. Estas eleições eram, na verdade, uma espécie de ‘ação entre amigos’, com os mesmos revezando-se nos cargos. E isto vem de longe, é bom que se diga. Este blog vê como um sinal de amadurecimento estes 87 estudantes irem votar (menos de 20% dos cerca de 480 inscritos), numa noite de terça-feira chuvosa. E poderia ter sido muito mais democrático ainda o pleito, se as duas chapas estivessem concorrendo. Mas, na opinião do blog trata-se de um processo nascente, e a esperança é a de que, nas próximas eleições, este número cresça cada vez mais, levando os estudantes a terem uma postura de maior ação política, de conscientização de seus direitos e deveres.

PROTOCOLO
Por outro lado, Marquinhos só não esteve no pleito por uma sucessão de erros cometidos por ele mesmo. Começando pela inscrição da moça nas condições já citadas acima, passando pela não aceitação de trocar o nome para o cargo de tesoureiro (desconfiado, rasgou o compromisso firmado por escrito de que podia trocar, mesmo após o prazo da inscrição de chapas ter vencido), e por insistir até o fim, em ser presidente da chapa ‘Renovação’, e só depois montar a sua. Aí não houve tempo hábil para a mudança, razão pela qual a atual diretoria abriu exceção e lhe deu a oportunidade, que ele não aceitou. E quanto à notificação sobre a impugnação de sua chapa ela lhe foi, sim, entregue a tempo. Ele é que não quis assinar, mas pediu que tirasem cópia, que ficou com ele. Portanto, estava notificado. No mais, venceu a democracia, a seriedade, a transperência nos atos. Marquinhos Santos sabe disso. Tanto que ao final mostrou seu ‘fair-play’, parabenizando e abraçando o vencedor.

MUDANÇA
A prefeitura vai mesmo se transferir para o prédio do Daemo. Ou, melhor, o núcleo administrativo da prefeitura vai se mudar para a Praça Rui Barbosa. Prefeito, secretários internos, funcionários de segundo escalão. O Daemo, por sua vez, deverá ocupar as dependências do prédio onde até pouco tempo atrás funcionou a Coletoria Estadual, na Rua São João, em frente à Delegacia de Polícia, que já está em reformas.
O prefeito diz que as dependências da ‘velha’ prefeitura está pequena demais. Não se sabe se por causa de tanta gente que foi colocada ali, ou se por causa do próprio ego do alcaide.

SECRETÁRIOS
As apostas no troca-troca mantiveram-se estáveis nos últimos dias. As especulações vão sendo todas derrubadas, a cada dia. Mas, os frequentadores dos cafés não desistem de acreditar que ‘um ou dois’ alto escalão vai cair. E que o ‘bololô’ de fim-de-ano vai mesmo acontecer. Embora o secretário de Obras, Gilberto Toneli Cunha, tenha dito de público, hoje, que ele não vai “para lugar nenhum”. Ou seja, ficará na Pasta em que está. E que não ouviu falar nada a esse respeito, nem sobre iminentes quedas de colegas seus. Só o tempo dirá.

MUNDO ME QUER, MUNDO NÃO ME QUER, MUNDO ME QUER...

MUNDO ME QUER, MUNDO NÃO ME QUER, MUNDO ME QUER...

CANABIS
Amigos do blog, Fernando Henrique Cardoso aparece em 11º lugar na lista dos 100 maiores pensadores de 2009 feita pela revista norte-americana Foreign Policy, uma  posição acima à de Bill Gates. O político, que presidiu o Brasil de 1º de janeiro de 1995 a 1º de janeiro de 2003, foi reconhecido pela postura tomada na batalha contra as drogas. FHC é a favor da descriminalização de substâncias como a maconha, como esclareceu em entrevista à Rolling Stone Brasil, publicada na edição de maio, ao afirmar que “o usuário é uma vítima do negócio”. Os editores da Foreign Policy escolheram uma frase para justificar a alta colocação do ex-presidente brasileiro: “Por chamar a guerra contra as drogas pelo que é: um desastre”. Puxa, é tão fácil assim, ser um dos melhores pensadores do mundo?

E VAI PASSAR?
Esta é para quem acredita – mesmo! – em Papai Noel: Em meio às comemorações pelo Dia Internacional contra a Corrupção (comemorado(?) hoje), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou mensagem que encaminha ao Congresso Nacional projeto de lei que transforma em crime hediondo atos de corrupção praticados por altas autoridades públicas. O projeto de lei assinado pelo presidente Lula propõe alterações no Código Penal. Essas mudanças aumentariam as penas mínimas de dois para quatro anos de prisão para pessoas envolvidas em corrupção. O período inicial de reclusão no caso de corruptores e corruptos com cargos públicos seria fixado em oito anos. A proposta de lei, que precisará de aval de deputados e senadores (e aí mora o perigo!), poderia, se estivesse em vigor, agir diretamente contra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), e contra deputados da Câmara Legislativa do DF, suspeitos de participar de um esquema de mensalão na capital federal. Ao transformar a prática de corrupção ativa e passiva e suas correlatas (concussão e peculato) em crime hediondo, o projeto prevê que o ilícito passe a ser inafiançável e passível de prisão temporária.

SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO...

SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO...

VEJAM SÓ!
Indicadores de corrupção utilizados pelos principais institutos internacionais mostram que, nos últimos dez anos, o Brasil não conseguiu melhorar seu desempenho nesse quesito. Em algumas pesquisas, inclusive, a realidade brasileira piorou no período. De acordo com levantamento feito pela BBC Brasil, o país chegou a melhorar sua posição em alguns rankings – em geral porque os institutos ampliaram o número de países avaliados, incluindo governos menos democráticos e transparentes. Em termos absolutos, porém, não houve melhora das notas obtidas pelo Brasil nos últimos anos. No Índice de Percepção da Corrupção divulgado anualmente pela ONG Transparência Internacional e considerado um dos principais indicadores, a nota do Brasil caiu de 4,1 em 1999 para 3,7 este ano.

+ OU – LIVRE
O levantamento é feito com base na percepção de especialistas e empresários locais sobre o grau de corrupção na esfera pública de seu país. Pontuações abaixo de 5 indicam problemas sérios de corrupção. Outro indicador que mostra a piora do desempenho brasileiro é o Índice de Liberdade Econômica, elaborado pela Heritage Foundation. Segundo a edição de 2009, o Brasil está 35% “livre da corrupção”, praticamente estável em relação a 1999, quando o índice era de 36%. Já o indicador do Banco Mundial – que considera não apenas a percepção, mas dados coletados em mais de 200 países que indicam o nível de combate à corrupção – o Brasil manteve-se praticamente estável de 1998 a 2008 (isso é bom ou ruim?).