SEM COMENTÁRIOS

SEM COMENTÁRIOS

Amigos do blog, foi um final de semana quentíssimo nos bastidores do Governo Geninho. O prefeito em exercício, Gustavo Pimenta, passou o seu primeiro dia na cadeira principal da Nove de Julho, apagando ‘incêndio’ – e até fazendo ‘apagar’ texto de um certo ‘blog maluco’ que quando quer ajudar, só atrapalha. O ‘imbróglio’ envolveu o secretário de Esporte, Turismo, Cultura e Lazer, Beto Puttini, que vem de ser impiedosamente atacado por um jornal da cidade, de propriedade do mesmo empresário que até outro dia “era assim” com os homens do poder. Acontece que, tendo seus interesses contrariados, este empresário resolveu atacar, como se diz no jargão do jornalismo canalha, ‘bater’ no secretário. Inventou uma tal enquete junto à população sobre os secretários municipais e, sintomaticamente, iniciou a ‘série’ por Beto Puttini. E, claro, as opiniões – embora de apenas três pessoas, uma delas com fote suspeita de ser o próprio empresário – foram negativas a respeito do trabalho de Puttini. O editorial, foi contra o secretário, a charge, foi contra o secretário, e o espaço da voz do povo, também atacou o secretário (aqui, uma foto tem uma figura idêntica ao empresário). E tudo isso, numa semana em que o prefeito está em Paris. Dada a gravidade dos fatos, até lá, do outro lado do oceano, ele recebeu e-mails vários narrando os fatos daqui. “Calma, que quando chegar aí eu resolvo tudo”, teria dito o alcaide, via net.

MAS NÃO CESSOU
Nem o pedido do prefeito foi atendido. O corre-corre foi total, os telefones não pararam, celulares chamando, conversas, avisos, ameaças veladas e quetais, foram assim cheias as horas últimas. Teve até quem quisesse ajudar, mas acabou atrapalhando mais ainda, e texto teve que ser ‘podado’ para não inflamar as chamas. O vice, então já no cargo temporário de prefeito (até sábado que vem, dia 5), teve que apagar o ‘incêndio’, pelo menos temporariamente, porque na segunda-feira o secretário foi à Rádio Menina e abordou o assunto, deixando claro sua contrariedade quanto ao que foi publicado.

MUDANÇAS
Houve até discussões sobre o que poderia acontecer em nível de Câmara Municipal, já que Puttini não escondeu de ninguém que, caso insistam neste caminho, poderia deixar a Secretaria e voltar para a Casa de Leis. E não simplesmente voltar, mas voltar na oposição, e não na bancada situacionista. “O que vocês se esquecem é que eu tenho uma coisa que vocês não têm. Eu tenho mandato”, teria dito Puttini a um interlocutor que lhe pedia calma e paciência. O vereador Salata, substituto de Puttini na Câmara, dizem, já estava até matutando para onde iria, que Secretaria ocuparia. Porque ficar sem cargo é que não ia. E quando se pensou que tudo estava apaziguado, eis que hoje, aquele mesmo empresário soltou a ‘perdigueirice’ para cima do secretário, que mais irritado ainda ficou. “O Geninho vai ter que escolher. Ou eu ou ele”, teria dito Puttini a pessoa de sua estima. “E com uma veemência que eu nunca tinha visto antes”, relatou quem ouviu a conversa.

O CASO
Tudo começou alguns meses atrás, quando o secretário Puttini cortou a ligação que seus setores tinha com o empresário, que além do jornal, além da rádio, também é proprietário de uma locadora de equipamentos de luz e som. Disse o secretário que o corte se deu em função de que os preços cobrados por este empresário eram exorbitantes, e acabava por encarecer os eventos principamente na área de Cultura. Então, depois houve o corte do Circuito Cultural Paulista, que mais locava o som do dito cujo, e ele não teve como pressionar o prefeito, já que não tinha eventos. E a partir daí a relação de ambos foi por terra de vez. Relação esta que era bem estreita quando da formatação da campanha eleitoral, toda feita nas dependências da emissora do dito empresário.

FATIA MAIOR
Como maior divulgador da campanha de Zuliani, o empresário se sentia no direito de arrebatar sempre um naco maior dos gastos com locação de som, dizem que sem dó nem piedade na hora de fazer o orçamento. Tudo ia até muito bem, o pessoal cumprindo direitinho a escrita, até que Puttini se rebelou, indignado com os valores cobrados. E cortou tudo. Isso enfureceu o empresário que, deliberadamente, o atacou no final de semana passada, via jornal, e hoje, dizem, via emissora de rádio. Resta saber como é que o prefeito Geninho vai resolver esta pendenga. Já que Puttini teria deixado as coisas nos seguintes termos: “Ou ele ou eu”.

BATE-BATE
Da parte lá de cima já se sabe, basta uma boa ‘conversa’ que tudo se resolve. Mas, e da parte de cá do rio? Amigos dizem que Geninho é habilidoso, que tudo ficará em brancas nuvens. Ele não pode perder Puttini, senão perde a Câmara de vez. E não pode prescindir do empresário, porque leva pau. E se o prefeito já se enfurece contra quem lhe faz críticas pontuais e embasadas, imagina o quanto não iria esbravejar quando começar a levar pancada de gente que deixa o caráter em casa quando vai trabalhar.

MELHORAL
Por conta deste ‘aperitivo’, muita gente já está renovando seus estoques de melhoral. Para o caso de muitas dores de cabeça. Como diz Tom Zé: “A cobra quando tem fome e não acha comida, morde o próprio rabo. Assim, ela é a fome e a comida ao mesmo tempo”.