PERDEU O BONDE?
Amigos do blog, chega até este escriba, entreouvido aqui e ali, que os impedimentos do ex-prefeito Zé Rizzatti para aceitar de vez o comando da Secretaria Municipal de Agricultura não seriam apenas de ordem pessoal ou de relacionamento com o alcaide. Seriam de ordem política. Parece que não foi só a questão do prefeito Geninho (DEM) ter feito aprovar na Câmara, projeto mudando os requisitos para a nomeação de secretário, sem avisá-lo de que o cargo era para ele. Consta que, na verdade, Geninho teria chegado atrasado.

CORRERIA
Haveria duas versões para este atraso do prefeito. Uma dá conta de que ele ficou sabendo depois do que estava rolando, e tentou, com o cargo e os vencimentos de R$ 5,3 mil mensais mudar o curso da estória, fazer o ex-prefeito repensar sua decisão. A outra, diz que o prefeito achava-se adiantado quanto à questão e que, fazendo aprovar o projeto, conseguiria impedir o que estava prestes a acontecer. Mas, em ambas as versões, o prefeito saira perdendo.

ACORDO
A questão seria a seguinte: o ex-prefeito Zé Rizzatti teria fechado um acordo político com o ex-amigo-do-peito do prefeito, Darley Pistori – aquele dos outdoors, aquele mesmo que veio para Olímpia com toda pompa e circunstância, trazido pela ‘Caravana’ Zulianista, “para resolver problemas burocráticos junto às esferas políticas superiores no tocante a verbas”. Este acordo prevê, segundo estas informações colhidas, o trabalho local e em nível regional visando elegê-lo (Pistori) deputado estadual. E mais: parece que do montante acertado, Rizzatti já teria até recebido uma parte, para dar o ‘start’ na campanha.

DESAFETOS
Não estranhem, não. O prefeito Geninho e Pistori já não estariam tomando café na mesma mesa há tempos. Ainda não se sabe o motivo do desacordo que haveria entre o ‘emissário’ e o alcaide, mas ambos estariam vivendo às turras. Pistori foi deixado falando sozinho nos altos da 9 de Julho, e até alvo das agressões estúpidas de uma coluna de jornal já foi, recentemente. Coluna esta que é, sobejamente sabido, escrita por assessores diretos do prefeito (falam até que seria gente do Gabinete). A partir daí, Pistori teria começado a correr em ‘raia’ própria. E já teria tratado logo de dar uma tremenda ‘rasteira’ no prefeito-desafeto, levando para sua esfera, o ex a quem Geninho tanto deve, e tão pouco havia dado até então.

E TEM MAIS
Dizem ainda estas conversas entreouvidas aqui e ali que não seria só isso. Rizzatti também teria assumido compromisso com o deputado federal Geraldo Tenuta Filho, do Democratas, partido do prefeito. Quem não sabe de quem se trata, é o Bispo Gê, da Igreja Universal. Rizzatti teria fechado acordo para coordenar sua campanha em nível regional, e já estaria se preparando para o trabalho, quando chegou o convite para a Secretaria. Dizem que o ‘homi’ torceu o bigode e nem atenção deu ao alcaide, quando este tentou tirá-lo do momento de lazer, recentemente. Depois, teria lhe dado um ‘puxão de orelhas’, por fazer as coisas direcionadas a ele, porém, sem avisá-lo, sem consultá-lo, antes.

COSTURA
Então, dizem estas vozes dissonantes, assim teria sido. O prefeito estaria, na verdade, tentando ‘remendar’ um tecido político que havia esgarçado, mas teria chegado tarde com a linha e a tesoura. “Ele estava fazendo pouco da situação”, opinou uma destas fontes. “E quando pecebeu que amigos a gente preserva, mas aliado político a gente perde por muito pouca coisa, já não dava para fazer mais nada”, analisou um segundo.

AMANHÃ
Resta saber agora se a coisa é por aí mesmo. Afinal, ninguém faz ‘doce’ com cargo remunerado à base de R$ 5,3 mil por mês por tanto tempo, à toa. Faz quase dez dias que Rizzatti foi convidado para o cargo. Por mais que tivesse magoado com Geninho, é certo que iria repensar sua mágoa. Se não o fez até agora, a ponto de, por exemplo, amanhã não vir publicada sua nomeação na Imprensa Oficial (IOM), então é porque minhas fontes estavam mesmo por dentro da coisa. Com os compromisso fechados – e parte dos recursos liberados – o ex não teria como voltar atrás. Mas, se publicado o decreto amanhã na IOM com sua nomeação, das duas uma: ou eu terei que repensar minhas fontes, ou acertos outros terão sido feitos para acomodar a situação. Aguardemos.