Amigos do blog, é um susto atrás do outro. Mais uma vez, o TCE se vê obrigado a intervir na ação licitatória do Governo Municipal. Desta feita, mandou suspender a concorrência para a terceirização do lixo da cidade.

É claro que isso pode significar tudo, como pode significar nada. Mas, é sempre desconfortável ver acontecer. E pela segunda vez nesta semana. Já sabem os amigos, o TCE mandou suspender a concorrência do transporte público. Agora, manda suspender a do lixo.

Pode ser apenas uma medida protelatória daquele órgão, visando garantir o melhor e mais limpo resultado, a lisura do certame. Mas, observem que quem participa destas concorrências são empresas com experiência neste tipo de disputa.

E com certeza já viram de tudo. Sendo assim, quando apontam indícios disso ou daquilo, não há porque duvidar. Elas sabem o que fazem. Mas, como se trata de ‘briga de cachorro grande’, como se diz no popular, nos resta aguardar os desfechos.

Lembrando apenas que para um governo que se proclama auto-suficiente, bem servido por assessores jurídicos e coisa e tal, não vem sendo dos melhores o seu desempenho quando o assunto é licitação, pregão, concorrência, o que seja.

Exatamente aquelas decisões onde a transparência, a lisura e o respeito aos preceitos legais são detalhes fundamentais.

Isso vem demonstrar uma coisa, no mínimo: ninguém sabe tanto que não precise aprender um pouco, nem sabe tão pouco que precise brigar com a Justiça de forma tão rotineira.

A terceirização da coleta, transporte, transbordo e destinação final de resíduos sólidos domiciliares e comerciais que o prefeito Geninho Zuliani (DEM) quer fazer por meio do chamado pregão presencial (nº 27/2009), tinha abertura de envelopes prevista para às 9h30 desta manhã de sexta-feira, 9.

O custo do serviço está estimado em até R$ 1,5 milhão, segundo informou na semana passada o secretário municipal de Obras e Viação, Gilberto Toneli Cunha. Ele disse que foram apurados todos os custos, e chegou-se à conclusão de que, no momento, a melhor solução é a terceirização.

Tudo bem que seja assim. Mas, se a coisa não for feita conforme os preceitos legais, o TCE vai estar sempre de prontidão, à menor suspeita. Ainda não se sabe exatamente a razão da suspensão da concorrência.

Hoje pela manhã, na Licitação da prefeitura, ninguém tinha detalhes. Só informaram que o TCE pediu para suspender. E que se deve aguardar uma nova data para sua realização.

Mais nada. Então, vamos aguardar….