Amigos do blog, cada dia mais – e eu esperei esse tempo todo por causa disso – me chegam evidências de que Salata será o próximo presidente da Câmara Municipal de Olímpia. E não são gestos à toa que me fazem seguir por este caminho do pensamento.

O vereador e líder do prefeito na Câmara tem um ‘modus operandi’ que atravessa décadas, incrustado que está na sua vida política. Ela sempre foi pautada pelo querer mais, pelo buscar sempre estar um degrau acima.

Não é qualquer ‘paixão’ partidária que arrebata o coração do nobre edil substituto. Aliás, ‘paixão’ partidária nenhuma o arrebata, frio e calculista que é em seu coração de político.

E não esperem dele, também, obediência cega a qualquer esquema de grupo, eis que, entre demais adjetivos possíveis de usar, ele é também independente, na forma e no conteúdo.

Dá a impressão aos incautos de que está sob as rédeas do mandatário de plantão, quando na verdade as têm bem seguras nas mãos. Parece seguir um roteiro pré-escrito, mas ele o transforma, para ganhar o seu estilo.

Salata é um vereador que ao longo de sua carreira política sempre manteve-se, por uma razão ou outra, na oposição ao poder. Tem um histórico de rompimentos considerável. E, quase sempre, por conta de suas próprias vicissitudes.

Idiossincrático que é, caminha seus próprios passos, sempre tendo em mente o adiante, o futuro a ser concretizado com base naquilo que for acordado neste tempo.

É por essas e outras que afirmo, com toda convicção: a menos que uma hecatombe política tome conta da relação Salata-Geninho, o vereador será o próximo presidente da Câmara, na eleição de dezembro de 2010.

Que se preparem, e muito bem, aqueles outros interessados, porque o jogo será jogado. E será um jogo pesado – para o bem e para o mal! Por quê? Simples: ficando até o fim (dezembro de 2010) Salata cobrará a fatura ‘assinada’ agora por Geninho.

Não ficando até o fim – e aí a hecatombe – será presidente da Câmara aquele que resultar de um acordo de maioria, neste caso, prevaleceria o nome já antecipado de Magalhães.

Mas….E sempre tem um mas….

Salata não deixaria, nunca, de jogar com cartas que eventualmente possa ter nas mangas – ou simplesmente blefar. Mas, considerada sua capacidade de persuação, não se espantem se, diante destas circunstâncias, de repente surgir um ‘bloquinho’ naquela Casa de Leis. E aí a ‘briga’ ganharia um terceiro ‘round’.

Mas, notem bem os amigos: Vingando qualquer uma destas duas possibilidades, o grande perdedor seria o prefeito Geninho. E para Salata não haveria derrota. Porque, uma ‘sacudidela’ aqui, outra ‘sacudidela’ ali, ele se ajeita, provoca sua auto-decantação pela osmose.

Por isso, caros amigos do blog: Salata será o próximo presidente da Câmara! O prefeito Geninho sabe com quem está lidando. E como já disse antes, em política os iguais se atraem. E quando isso não acontece, se respeitam. Porque se conhecem.