Amigos do blog, venho por meio deste post informar-lhes que….o “velho” vereador Salata está de volta. Não no sentido do regresso ao posto que já ocupou por três vezes, porque isso todos vocês já sabem. Me refiro ao “velho” estilo Salata de verear.

Só que desta vez numa posição inusitada e, acredito, difícil para ele: o situacionismo. Não restam dúvidas de que, inteligente politicamente como é, vai se sair bem na nova empreitada, pelo menos “até que a morte os separe” – Salata é sobejamente conhecido, também, pelo seu histórico de rompimentos.

Hoje está “de braços dados” com Geninho Zuliani, o prefeito, mas amanhã não se sabe o que fará. Neste aspecto ele é muito dinâmico. Basta um “não” e a casa cai. Salata não é suscetível a “nãos” (existe este plural?). Nas últimas sessões ele tem sido o porta-voz dos interesses do Executivo, sem meias palavras.

E ontem foi ao extremo, na defesa da proposta de transformar o Thermas dos Laranjais em entidade de utilidade pública – um clube que faturou, no ano passado, alguma coisa em torno de R$ 44 milhões, com previsões de chegar a até R$ 60 milhões este ano (valores não oficiais).

E, depois, foi também quem mais se esperneou pelo projeto da OSCIP-Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que, no fim das contas, e bem colocadas as palavras, trata-se de um “atalho” encontrado pelo Executivo para driblar a “lei dos diplomas” e poder contratar a bel-revel (acho que inventei isso!).

E, de quebra, facilitar as coisas também para o Thermas dos Laranjais. Ou seja, o prefeito tentou ontem à noite “matar dois coelhos com uma só cacetada”. Aliás, três. Porque há ilações no sentido de que outro projeto, que autoriza o prefeito celebrar convênio de cooperação técnica com a União, por meio da Receita Federal, também embutiria interesses “thermais”.

Mas, o assunto é Salata. Que se postou de bravo guerreiro, arrancando definitivamente do colega Primo Gerolim, a função de lider do prefeito na Câmara. Gerolim, então, tornou-se um lider “ad-hoc”, uma voz que se cala – dizem até que pessoa ligada ao vereador nas galerias, ontem, se incomodava muito quando ele começava a falar.

E salata, assim, oficializou-se na função que antes era de Primo Gerolim. Apesar das comesuras salatianas – ele é mestre nelas – ao chamá-lo de “meu lider” numa de suas falas. Ele sabe para quê está ali. Ela sabe por quê o Beto saiu. E qual sua importância naquela Casa, nas atuais circunstâncias.

Sendo assim, e por tudo que estamos vivenciando (ressaltando a até agora insípida atuação de Beto Puttini à frente da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer) fica respondida pergunta postada aqui tempos atrás – “Beto saiu da Câmara para Salata entrar, ou Salata entrou porque o Beto saiu?”, lembram?

A resposta, indiscutivelmente: Beto saiu da Câmara para Salata entrar.