Amigos do blog, a revista “Brasileiros” deste mês informa em uma de suas páginas que o Fenômeno não é só Fenômeno por cá. Ele também desperta interesses lá fora, principalmente por causa de seu atual estado físico e nível de jogo.

A revista apenas registra que o Fenômeno, ao contrário do que se esperava – afinal, “babação” em cima dele por aqui é mato! – foi alvo de uma reportagem um tanto quanto, digamos, jocosa, irônica, do jornalista norte-americano, correspondente no Brasil do “Wall Street Journal”, Antonio Regalado. Leiam abaixo o texto extraído do site da “Brasileiros”:

Em 2009, o diário que é especializado em economia estreou uma seção de esportes. Nesta sexta-feira, um fenômeno foi tema de reportagem de Regalado, mas um com F maiúsculo: Ronaldo.

Com o título “Wait, is that Ronaldo?” (Peraí, esse é o Ronaldo?), a reportagem explora o lado curioso da volta do craque ao Brasil, após 14 anos na Europa. Acostumado com o bom e o melhor da Europa, quando atuava no Real Madrid, por exemplo, agora o Fenômeno desfila o seu ainda bom futebol em palcos como “President Prudent”, diz o texto do WSJ, referindo-se à cidade do interior de São Paulo, onde Ronaldo anotou o primeiro gol com a camisa corintiana, justamente contra o rival Palmeiras.

A Fiel torcida corintiana vira “The Faithful” na reportagem e o Pai Nilson, pai de santo corintiano que sempre realiza “trabalhos” para o clube, é denominado como “the Corinthians’ self-appointed mystical adviser” ou algo como o auto proclamado conselheiro espiritual do Corinthians. Muito bom.

Tirando o lado engraçado das definições em inglês, a matéria traça a trajetória de Ronaldo no futebol até o momento polêmico em 2008, em que envolveu-se com travestis, no Rio de Janeiro. Fala, ainda, das lesões de joelho do jogador e da incrível superação na conquista da Copa do Mundo de 2002. O médico do Corinthians, Joaquim Grava, o ex-camisa 10 do clube e hoje comentarista, Neto, além de Fabiano Farah, empresário de Ronaldo, e o diretor de marketing corintiano, Luis Paulo Rosenberg, também são ouvidos. Um interessante texto sobre o Fenômeno.

PS: não se trata de pegação no pé, é que o “Fenômeno”, agora corintiano, é a bola da vez! Ainda mais agora que nós, santistas, vamos ter a oportunidade de provar que ele não é de nada, na final do paulistão (Não se iludam, o Palmeiras é nosso freguês e Coringão passará pelo SP. Então….”É nóis”).