Amigos do blog, aqui abrimos um parêntesis para homenagear um grande nome do jornalismo brasileiro, aliás, que deu o “start” nos cursos de jornalismo do Brasil, fundando a primeira e a ainda hoje melhor escola de jornalismo em atividade no país: Cáspero Líbero. Foi o pioneiro no ensino do jornalismo acadêmico. No mês de março ele completou 120 anos de nascimento, e mais de 50 anos de sua morte. O texto abaixo foi extraído da Revista Imprensa, edição de março.

Escola além da escola

Por Karina Padial

Os 120 anos de nascimento de Cásper Líbero celebram o legado cultural do criador do Palácio da Imprensa e da primeira faculdade de comunicação do Brasil

Cásper Líbero

Cásper Líbero

 

Abandonado, o Palácio da Imprensa repousa anonimamente na região central de São Paulo, bairro da Luz. De transeuntes a moradores da região, ninguém sabe do nobre passado do edifício. Olhando através das janelas quebradas, não é possível imaginar que aquelas salas abrigaram o primeiro prédio construído especialmente para receber a estrutura de um jornal – A Gazeta. Era 1939 e os sete andares estavam prontos para receber jornalistas, diplomatas e políticos. Realizava-se materialmente o triunfo de um diário que, fundado em 1906 pelo jornalista Adolfo Araújo, passou por altos e baixos até beirar a falência, com circulação de 2 mil exemplares, em 1918. Naquele ano, o diário foi vendido ao repórter Cásper Líbero, que praticamente assumiu o projeto como seu e iniciou uma vitoriosa carreira como diretor de jornal. Neste mês são comemorados os 120 anos de nascimento desse pioneiro repórter e empresário, que acreditou no jornalismo como instrumento difusor de cultura e construiu um grande legado. 

Para a jornalista e professora Gisely Hime, seis princípios constituem o ideário de Cásper: progresso, nacionalismo, regionalismo, jornalismo como função social, coletividade e juventude. Traços intrínsecos às suas realizações, do pioneiro prédio à concretização da primeira faculdade de jornalismo do país, e que se revelam ainda mais consistentes quando, mais de 50 anos após sua morte, seus projetos e ideias ainda continuam admiráveis.