Amigos do blog, invoco o título acima de novo, para desta vez falar das leituras dos jornais locais do final de semana. Porque neles também está o viesamento do momento que a cidade atravessa, cada qual focando a situação com sentimentos difusos, diferenciados, mais profundamente ou mais levemente, mais diretamente ou mais “diletantemente”, e até, simplesmente, mais omissamente.

No quesito mais diretamente se encaixa o Planeta, que em suas páginas deu guarida ao que se discutiu fortemente na Câmara Municipal na sessão de quarta-feira passada, sobre o insano reajuste praticado na taxa de coleta de lixo e as demais taxações proporcionadas pelo prefeito Zuliani nos seus primeiros dias de Governo.

Dá vazão o jornal, ainda, ao sentimento de indignação que tomou conta da população olimpiense, chegando próximo à comoção.

No quesito omissão total, fica o Tablóide da Nova Paulista que, como novo agregado das hostes zulianistas preferiu fazer ouvidos moucos ao gritame dos expropriados. Passou ao largo, apenas retratando o que é do agrado do novo “chefe”.

No quesito “levemente” fica o Gazeta Regional, eis que trata-se do jornal oficial do Governo. A edição desta semana reproduziu apenas entrevista concedida pelo prefeito Zuliani à Rádio Difusora, onde fala sobre a decisão de aumentar a taxa de coleta de lixo, e faz bravatas, muitas bravatas sobre o tema.

Entre elas a de que não será um prefeito omisso em não resolver o problema do aterro sanitário na cidade, que já rendeu, segundo ele, “puxões de orelha” do Ministério Público a seu antecessor. E por aí afora. Que se tem que resover, vai resolver de uma vez, e coisa e tal. Nota: Sabemos o quão é fácil governar e resolver problemas sem piedade e espirito cristão! Porque assim, todos os meios justificariam os fins.

E, por fim, no quesito “diletante” fica a Folha da Região, que reproduz a mesma entrevista da Rádio Difusora, a transforma em sua manchete de capa, mas sob a ótica do faturamento com o novo valor da taxa – R$ 3 milhões, como a avalizar então, a decisão.

Calcado no montante, o jornal pratica também uma meia omissão diante da informação, ao praticamente jogar ao léu o texto, tática de quem não é a favor nem contra, muito pelo contrário. Aliás, quanto a este tema, o jornal já se movimentou no mesmo sentido em edições passadas.

Além do que, o jornal, em sua coluna política, praticamente endossa a decisão do prefeito, talvez convencido pelas bravatas radiofônicas, ao invocar o uso pleno da lei ao reajustar a taxa. A Folha também passa ao largo da indignação popular. Pena.