Pois é, amigos, o caso “Lixo a 128%” continua rendendo e já começa até a romper fronteiras. Vem lá de Camboriú, estado de Santa Catarina, o “manifesto” de um leitor tratando do assunto, mas fazendo, de certa forma, o “elogio do conformismo”, já que compara Olímpia com os demais “centenas de municípios brasileiros” que majoram seus IPTUs e taxas de coleta de lixo – citando como exemplo a própria Camboriú.

Certo, mas não acredito que o nobre missivista tenha encontrado majorações em índices tão absurdos quanto os 128.57% na nossa taxa, além dos 6.34% do IPCA sobre o próprio imposto. Se ele diz que estas majorações têm que obedecer os parâmetros legais, o que dizer do caso de Olímpia?

O problema, caro Luiz Sérgio, é o impacto sobre o IPTU, resultado do acachapante “ajuste” – como prefere o secretário de Finanças – sobre a Taxa de Coleta de Lixo.

Sim, o Brasil é um lixo, tantas e tamanhas suas mazelas! Nossos administradores, por consequência, são produto deste meio quando visam o caminho mais curto para alcançarem alguns objetivos, pequenos que sejam, e só vêem como alternativa “meter a mão no bolso” do incauto cidadão. Expropria-o, com toda segurança que lhe faculta a lei. Aí, é preciso gritar, não acha?

Mas, vamos ao texto:

Autor: Luiz Sérgio de Oliveira
Email: ls.olv.bal@superig.com.br

Comentário:Amigo, pesquisando sobre reajustes de IPTU e taxa de coleta de lixo, já que onde moro, Balneário Camboriú-SC, também subiu muito este índice, pude constatar que esse fato lamentável ocorre em dezenas, até centenas de municípios brasileiros. O reajuste deve obedecer os índices legais e a coleta de lixo, assim como em várias cidades, deve mesmo ser reajustada. Infelizmente. O brasileiro sofre, pois ve acresimos praticamente em tudo, comida, combustivel, impostos, etc. Chega! Isso não é exclusividade da sua cidade nem da minha. É o Brasil que vem assim a tempos.