O prefeito e o cavalo abandonado

O prefeito e o cavalo abandonado

Amigos, esta semana começa com algumas novidades e muita movimentação no setor político-administrativo da cidade. Começa, por exemplo, com Prefeitura, Câmara Municipal, Daemo e Prodem com seus “staffs” formados, nomeações consumadas, independentemente se tais decisões contrariaram alguns, muitos, ou ninguém.

E começa a semana principalmente evidenciando aquilo no qual o prefeito Geninho Zuliani (DEM) é mestre: as pirotecnias políticas, os factóides para ocupar espaço na mídia – e não só a local, mas a regional também.

Muitos vão dizer “Ora, foi feito o que deveria ter sido feito, nada além!”, com o que concordamos plenamente. Mas, para bom observador não ficam dúvidas sobre quais são as reais intenções do alcaide, além, claro, de dar o andamento necessário à busca de soluções para os problemas da cidade.

E não há que se fazer aqui, também, a crítica de sua capacidade específica, pois que se ele a tem, burrice seria não usá-la de forma deliberada, já que midia bem explorada responde por uma grande e importante parcela da imagem de um detentor de cargo majoritário, no caso em tela, o prefeito.

De uma tacada só o prefeito faz publicar na Imprensa Oficial do Município-IOM (que circulou sábado, com 36 páginas), decretos vários, entre eles alguns implantando na cidade serviços que até então não existiam, e ações típicas de um início de Governo que precisa urgentemente dissipar certas névoas que pairam sobre si.

O calendário de pagamento do funcionalismo, deste mês até dezembro, pagamento de 40% do 13º na data do aniversário do municipal, e os outros 60% no dia 17 de dezembro, quando receberão, também, o salário do mês.

Decreto regulamentando o procedimento de licitação mudando para a modalidade de pregão presencial – exceto obras de engenharia – decreto tornando facultativo o período integral, antecipação do duodécimo à Câmara, como forma de acenar com a bandeira branca aos titulares do Palácio da Avenida.

Há ainda a reunião marcada para a noite desta segunda-feira (todos os 10 edis foram convidados) com o prefeito, vice e todo secretariado, visando estreitar relações e facilitar o atendimento das revindicações (viram como Bertoco não precisava se bandear tão cedo?).

Publicação de edital convocando alguns aprovados em concurso da Saúde, uma de suas prioridades, anúncio da boa intenção em pagar precatórios, ainda que com terrenos do Jardim Centenário, e outras ações, não excluindo do rol até algumas críticas à situação em que encontrou a prefeitura.

Desnecessário dizer que visitas a obras para uma “photo-op” é coisa que já vem sendo percebida a cada edição de seu jornal. Este final de semana, por exemplo, teve como co-protagonista numa foto estampada em jornal regional, um magro e tristonho cavalo abandonado em via pública.

Pois é, para aparecer na midia tudo é noticia. Repetimos, não estamos aqui exercendo a crítica do bem-fazer (neste quesito específico, por enquanto) mas, sim, apenas fazendo um exercício de observação, para que futuramente possamos avaliar e estimar qual peso estará se dando a uma coisa e à outra.

Se o fio da balança vai pender mais abaixo quando nela forem colocadas as realizações concretas e de real interesse da coletividade, ou se pesarão mais os factóides e as pirotecnias políticas, vazias de sentido e de resultados. Nada além disso.